Henrich Arnold Krumm-Heller
(Alemanha, 15 de Abril de 1876 — Marburg, em 1949)

.

image9CKHenrich Arnold Krumm-Heller foi um médico, ocultista e rosa-cruz,  de origem alemã, que viveu muitos anos no México. 

Fundou a Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA), uma tradicional Ordem hermética  que atua nos países de fala hispânica e no Brasil.

 O Dr. Krumm Heller, nasceu em Salchendorf,  Alemanha, como Arnold Krumm-Heller. 

Ele deixou a Alemanha em 16 anos de idade para se juntar ao irmão numa fazenda no interior da Argentina, mas seu irmão não conseguiu encontrá-lo na estação. 

Então ele foi para o Chile, onde ele obteve emprego em algumas farmácias. 

Depois disto, viajou extensivamente onde se supõe, aprendeu métodos curativos e técnicas medicinais com os índios nativos da Argentina, Chile, etc.

Aos vinte e poucos anos, em 1896, regressou à Alemanha, depois de passar pela França onde conheceu Gérard Encausse (Papus). Durante esse período estudou também com Franz Hartmann e, posteriormente, considerada Hartmann seu professor primário e influência. Na Alemanha, entrou para a fraternidade iniciática Rosa Cruz. Mais tarde voltou à América Latina e criou várias instituições denominadas: “Fraternatis Rosacruciana Antiqua”.

image2EOFiliou-se a Ordo Templi Orientis (O.T.O.), onde conheceu Aleister Crowley, personagem que teve uma grande influência em suas concepções místicas. Foi contemporâneo também de Theodor Reuss (fundador da O.T.O.) e Harvey Spencer Lewis (Imperator da AMORC). 

 Pouco depois, estabeleceu-se na Cidade do México, na qual criou o centro da sua fraternidade iniciática. Foi nomeado deão de linguísticas na Universidade do México, chegou a militar com patente no exército mexicano e foi, igualmente, doutorado em medicina pela Universidade de Berlim. Era aí conhecido pelo nome que adotou: Huirocacha, que é um dos Mestres do Raio da Medicina e Ciência. Samael Aun Weor, para muitos o primeiro avatar da era de Aquário, foi estudante na instituição inicática criada por Huirococha, enquanto jovem, como se pode depreender do que está escrito no livro “As três Montanhas” 

 Arnold Krumm-Heller (Heller, era o nome de solteira da sua mãe) escreveu muitos livros sobre esoterismo e a Irmandade Rosacruziana. Um dos seus dos seus trabalhos mais conhecidos foi “A Igreja Gnóstica”. 

 Krumm-Heller, expressou sempre o seu desprezo pelos “ensinamentos mortos” das instituições que floresciam durante a primeira parte do século XX. Defendeu que o ensinamento vivo que tem sido preservado por certos pequenos grupos de índios no Peru, Colômbia e outros lugares na América Latina. 

imageN85Mais do que apenas ler sobre misticismo em escritos remotos, ele declarou que o verdadeiro conhecimento é o que está acessível a quem o procura. Disse sempre que nunca fugiria para a Índia “para comer raízes e usar trapos”, numa clara alusão ao que faziam os teosofistas seus contemporâneos. Pelo contrário, afirmou que os verdadeiros ensinamentos podem estar ao alcance de todo aquele que ponha em prática certos exercícios esotéricos e busque em si próprio a Verdade Interior. 

 Krumm-Heller permaneceu na Alemanha durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial, em sua casa em Marburg. Marburg era uma cidade universitária relativamente tolerante e ele vivia em segurança ainda que, passivamente, resistia aos nazistas por atos como astear a bandeira mexicana acima da bandeira ‘nazi’ na frente de sua casa como era exigido pelas autoridades.  Krumm-Heller manteve-se ligado com os corpos de suas FRA na América do Sul através de contactos mútuos na Suécia. 

 Quando os americanos invadiram Marburg, Heller foi saudado com entusiasmo, e indicado para ser o diretor local da Cruz Vermelha, organização à qual ele era associado a muito tempo. 

imageEFMO Dr. Krumm Heller aconselhava a seus discípulos, uma hora diária de vocalização. Dizia o Dr. Krumm Heller que se deve vocalizar na seguinte ordem: IIIII…EEEEE…OOOOO…UUUUUU…AAAAA.  Ele aconselhava conduzir o som de cada vogal desde a cabeça até os pés. O Dr. Krummm Heller queria que identificassem com o som, conduzindo-o imaginativamente desde a cabeça até os pés, pois assim despertam todos os poderes do homem 

 Krumm-Heller morreu em Marburg, em 1949, cercado por sua família e amigos. Ele foi cremado em seu uniforme da Cruz Vermelha.

filipeta
.
imageJM1