gordinhaPara uma pessoa adulta, o peso ideal será determinado segundo fórmulas já convencionais. Entretanto, comparemos duas pessoas, uma mulher de quarenta anos com um metro e sessenta, que possua ossos grossos e que pratique exercícios; uma segunda mulher também de quarenta anos com um metro e sessenta de altura, mas com ossos finos e sem exercícios. O peso ideal será igual para as duas? Ou a primeira deverá pesar mais e a segunda menos?

.
    Cada pessoa, se parar para pensar, descobrirá o seu peso ideal, pois já esteve com determinado peso no qual já se sentiu bem em alguma fase da sua vida. Portanto, cada um sabe instintivamente e secretamente qual o seu peso ideal. Este é o peso também da estabilidade. Não devemos esquecer que a nossa massa óssea varia conforme a idade.

.
    Uma jovem de vinte anos tem estrutura mais leve do que quando atingir os quarenta anos de idade, pois a densidade óssea aumenta com a idade segundo uma curva de Gauss, isto é, tem uma ascendente, atinge o limite máximo em determinada idade a depois decresce. Após a terceira idade, os nossos ossos ficam mais leves, menos densos pela osteoporose, que caracteriza a perda de cálcio devido às alterações metabólicas ou pela deficiência na absorção desse mineral pelo nosso aparelho digestivo. Outro fator que contribui com a osteoporose é a diminuição de certos hormônios que participam desse metabolismo, e mesmo pela diminuição das atividades físicas.

.
    Então, uma mesma pessoa poderá no transcurso de sua vida variar seu peso para o mesmo manequim. Assim, vejamos: aos 18 anos pesa 50 quilos para um manequim 40, aos 40 anos pesa 55 quilos para o mesmo número de manequim, o 40. E aos 60 anos pesará 50 quilos também para o manequim número 40.

 

Texto do livro:  Emagreça Comendo Batata


Dr. Ademir Carvalho Leit
é médico clínico geral,
endocrinologista e ortomolecular, 
doutor pela City University – Los Angeles – EUA
Membro Imagick Número 1296
filipeta
.
pm23