Alphonse-Louis Constant
(1810 – 1875)
eliphas_levi_3Nascido em Paris, filho de um pobre sapateiro, foi educado no Seminário de Saint Sulpice.
  Notável estudante, chegou a receber as ordens eclesiásticas menores. 
Porém, foi obrigado a abandonar os estudos religiosos por suas posturas políticas revolucionárias.  Logo após abandonar o seminário começou a expor suas idéias liberais ao público. 
Terminou publicando o livro “La Bible da Ia Liberté” que lhe valeu seis meses de prisão e o repúdio da  igreja Católica. Isto aconteceu no ano de 1841.
A partir de então, sua vida volta-se definitivamente para a filosofia mágica.
levi_e03Produziu um grande número de obras que tornaram-se fundamentais para os ocultistas modernos. Entre elas estão “Dogma e Ritual de Alta Magia”; “História da Magia”; “Curso de Filosofia Oculta”; etc.    
Sua obra difunde o conceito de que o homem é um microcosmo, síntese de todo o universo e que todas as coisas no cosmo estão ligadas por uma rede invisível de correspondências interiores.
   
ELIPHAS LEVIA principal contribuição de Levi ao ocultismo foi demonstrar a correspondência entre o Tarot e a Arvore se Vida da Cabala judaica.
     Aliester Crowley, considerado o maior mago do século XX, considerava-se reencarnação de Levi, conclusão que chegou, principalmente, por achar que as suas conclusões e tabulações cabalistas eram multo semelhantes ás do mago francês.
     Levi deu nova vida ao ocultismo de sua era, incentivando a nova geração a reviver a velha chama ocultista, agora tendo como princípios a magia e a cabala. 

 Invocação do espírito de Apolonio de Tiana por Levi.
filipeta
eli7
filipeta