Quarta Aula
 

por: Vera Irene Schuck Paim 

 

Algumas considerações da Ioga Taoista para a compreensão dos exercícios de Tai-Chi.
Os antigos mestres taoistas descobriram que há dois canais primários de energia que carregam uma corrente especialmente forte. Um dos canais eles denominaram “funcional”. Ele começa na base do tronco, isto é, no períneo. Flui ascendentemente pelo corpo, passando pelos genitais, órgãos do estômago, coração e garganta. O segundo canal chamaram de “regencial” e começa no mesmo lugar que o “funcional”. Flui do períneo para a base da espinha, depois sobe da espinha até o cérebro e desce para o céu da boca.

A língua é como um interruptor que liga essas duas correntes, pois quando ela toca o céu da boca, atrás dos dentes frontais, a energia flui num círculo para o alto da espinha e desce de volta pela frente do corpo. Os dois canais formam um único circuito que a energia percorre em círculos. Quando essa energia flui em círculo por todo o corpo por esses dois canais, os mestres chineses dizem que o “Pequeno Círculo Sagrado” ou a “órbita Microcósmica” foi completada.

O Canal Funcional tem uma natureza yin ou fria O Canal Regencial tem uma natureza yang ou quente. Os pés são a base ou o “fio-terra” e absorvem a energia carregada negativamente da terra. O topo da cabeça ou a coroa é o “fio divino” ou fio positivo e absorve a força yang do alto, especialmente do Sol.

Quando essas duas rotas estão unidas e limpas de obstruções, a força flui num circuito entre esses dois pólos, positivo e negativo, unindo os órgãos vitais do corpo ao circuito principal da órbita Microcósmica ao redor do tronco e da cabeça das pessoa. Portanto, pela simples abertura das duas rotas principais, A Funcional e a Regencíal, um grande suprimento de corrente morna Chi flui em todos os órgãos. O processo de mesclar yin e yang, quente e frio Céu e Terra, acontece automaticamente, equilibrando seu físico, o caráter mental e emocional.

Para realizar os exercícios de Tai-Chi, inspirar a partir do Tan-Tien, língua no palato imaginar o ar percorrendo a “órbita Macrocósmica”, expirar a partir do palato, segurar no umbigo, relaxar a região pélvica, engolir duas vezes e abrir a perna esquerda mantendo os pés paralelos.

Novamente fazer a mesma sequência mas ao mesmo tempo, levantar lentamente os braços à frente do corpo. Descer os braços, ao mesmo tempo que flexiona os joelhos, expirando, retendo o ar no umbigo engolir duas vezes e iniciar os exercícios.

Quando no meio de um exercício tiver que parar, expirar todo o ar e repetir a respiração pela “órbita Mícrocósmica” e fechar com a mão direita por baixo e a esquerda por cima.
 

 Click no botão para ver ilustrações da Quarta Lição 

Exercícios:
“Saudação ao Sol” ( yang }
 “Movimento do Elefante”
 “Saudação à Lua” ( yin )
 “Movimento do Elefante
 “O Arco e a Flecha” ( yang )
 “Movimento do Elefante”
 “O Caracol” ( yin )
 “A Roda D”Agua” ( yin e yang )
 “Movimento do Elefante”

 

 Vai para Quinta Lição
 Volta para Terceira Lição
 Volta para Introdução