Emile Coué
(Troyes, França, 26 de fevereiro de 1857 – Nancy, França, 2 de julho de 1926)

imageU6TÉmile Coué foi psicólogo e farmacêutico  e introduziu um método de psicoterapia,  cura e auto-aperfeiçoamento,  com base na sugestão ou auto-hipnose.  Ele é sempre lembrado por sua fórmula de cura  através de sugestão positiva. 

A família de Coué, apesar de ter suas origens na nobreza francesa,  vivia de maneira bastante modesta na região da Bretanha,  localizada no extremo oeste da França.

 

Como aluno Émile foi brilhante. Começou seus estudos pensando em tornar-se químico.  Porém, devido a situação precária de seu pai, teve de abandonar os estudos. Mais tarde, já em melhores condições, Coué decidiu tornar-se farmacêutico, e assim licenciou-se em farmacologia no ano de 1876.
 
Foi trabalhando como bo-ticário, em Troyes (1882-1910) que, através dos resultados observados a partir de seu costume de tranquilizar seus clientes elogiando a eficiência de cada remédio e de deixar um pequeno aviso positivo em cada medicação  entregue, descobriu o que mais tarde veio a ser conhecido como o efeito placebo, isto é, quem recebia o remédio com incentivo extra tinha um melhor resultado dos que não recebiam. Ao entregar  uma receita, dizia: “Ótima fórmula, o doutor acertou nesse seu medicamento” – ou então:
 
Ah! Este remédio é uma maravilha, vai fazer milagres com você!
 

Aprendeu hipnose com Lié-bault, o fundador da Escola de Nancy e com Hippolyte Bernheim.
 
Em 1913, ele e sua esposa Lorena,  fundaram a Sociedade Lorride de Psicologia Aplicada (La Société Lorraine de Psychologie Appliquée).
 
Coué trabalhava com pacientes para desenvolver neles o que nós chamaríamos hoje de “a sua auto-imagem” e “a sua auto-estima”.  Fazia isso, utilizando a sua “Lei de atenção concentrada”.  Esta lei diz que sempre que a atenção se concentra em uma ideia repetidas vezes, esta ideia  tende a realizar-se de forma espontânea.
 
Seu mais famoso livro: “Auto-maestria por Auto-sugestão Consciente” foi publicado na Inglaterra (1920) e nos Estados Unidos (1922).
 

Embora, durante sua vida,  os seus ensinamentos fossem mais populares na Europa do que nos Estados  Unidos,  muitos  americanos adotaram suas idéias e métodos, assim como Norman Vincent Peale, Robert H. Schuller, e W.  Clement Stone, ficaram famosos divulgando suas palavras.
 
Coué introduziu um método novo a partir da auto-sugestão consciente.
 
Ele modificou a teoria do Abade Faria, propondo que, para que a sugestão fluísse para a mente, seria preciso primeiro alimentá-la.
 
Ao repetir palavras ou imagens como a autossugestão para a mente subconsciente, se condiciona a mente e então quando necessário, a mente condicionada produzirá um comando autógeno.
 
Seu mantra familiar, “Todos os dias, sob todos os pontos de vista, estou ficando melhor e melhor” (Tous les jours à tous points de vue je vais de mieux en mieux), é às vezes conhecido como Coueismo, ou o método Coué.  O método depende da rotina de repetição da fórmula.

filipeta

 

Um dia na clínica de Émile Coué

( Originalmente publicado no início de 1900)

 

image8S5A clínica de Émile Coué, onde auto-sugestão induzida é aplicada para o tratamento da doença, está situado em um agradável jardim anexo à sua casa no final tranquila da rue Jeanne d’Arc, em Nancy. Foi aqui que fui visitá-lo no início do verão de 1921, e teve o prazer pela primeira vez de testemunhar uma de suas consultas.

 

Entramos no jardim de sua casa um pouco antes das nove horas. Em um canto era um prédio de tijolos de dois andares, com suas janelas jogado gama para deixar entrar o ar ea luz do sol, esta foi a clínica; alguns metros de distância foi menor construção de um andares que servia de sala de espera. Sob as árvores de ameixa e cereja, agora carregados de frutos, pequenos grupos de pacientes estavam sentados nos bancos de jardim, conversando amigavelmente junto e aproveitando o sol da manhã, enquanto outros vagavam em pares e trios entre as flores e canteiros de morango. A sala reservada para os tratamentos já estava lotado, mas, apesar de que os recém-chegados ansiosos constantemente tentou ganhar a entrada. O peitoris de janelas no andar térreo foram assolada, e um nó denso formou na porta. No interior, os pacientes haviam ocupado pela primeira vez os lugares que rodearam as muralhas, e depois cobriu a disposição espaço físico, sentado no acampamento de fezes e dobrar-presidentes. Coué com alguma dificuldade me encontrou um assento, e imediatamente começou o tratamento.

O primeiro paciente dirigiu-se era um frágil, homem de meia-idade que, acompanhado por sua filha, tinha acabado de chegar de Paris para consultá-lo. O homem era um caso de má problema nervoso. Ele caminhava com dificuldade, e sua cabeça, braços e pernas estavam aflitos com um tremor contínuo. Ele explicou que, se ele encontrou um estranho ao andar na rua a idéia de que este último seria observar sua enfermidade completamente paralisado, e ele teve de se agarrar a qualquer coisa que o apoio estava à mão para se salvar da queda. A convite de Coué, ele se levantou de seu assento e deu alguns passos pelo chão. Ele caminhava devagar, apoiado em uma bengala, seus joelhos estavam meio torto, e seus pés arrastados pesadamente pelo chão.

Coué encorajou-o com a promessa de melhoria. “Você tem sido semente ruim em seu inconsciente, agora você vai semear a boa semente O poder pelo qual você produziu esses efeitos negativos, no futuro, produzir igualmente bons.”.

O próximo paciente era uma mulher, excitável excesso de trabalho da classe artesanal. Quando Coué perguntou a natureza do seu problema, ela quebrou em uma enxurrada de reclamação, descrevendo cada sintoma com uma minuciosidade volúvel. “Madame”, ele interrompeu “, você pensa muito sobre suas doenças, e no pensamento deles você criar outras novas.”

Em seguida, veio uma menina com dores de cabeça, um jovem com os olhos inflamados, e uma fazenda-obreiro incapacitado por varizes. Em cada caso Coué afirmou que auto-sugestão deve trazer alívio completo. Em seguida foi a vez de um homem de negócios que se queixava de nervosismo, falta de auto-confiança e medos assombrosos.

“Quando você conhece o método”, disse Coué, “você não vai permitir-se ao porto tais idéias.”

Eu trabalho muito difícil de se livrar deles, “o paciente respondeu.

Coue Scene“Você cansaço mesmo. Quanto maior o esforço que você faz, mais o retorno idéias. Você vai mudar tudo isso facilmente, simplesmente, e acima de tudo, sem esforço.”

Eu quero “, exclamou o homem.

“Isso é exatamente onde você está errado”, Coué disse ele. “Se você disser ‘eu quero fazer alguma coisa”, responde a sua imaginação `Ah, mas você não pode.” Tem de dizer ‘eu vou fazer isso “, e se for na região do possível, você terá sucesso.”

Um pouco mais sobre um outro neurastênico-uma menina. Esta foi sua terceira visita à clínica, e para dez dias, ela vinha praticando o método em casa. Com um sorriso feliz, e um perdoável pouco de auto-importância, ela declarou que já senti uma melhora considerável. Ela tinha mais energia, estava começando a curtir a vida, comeu e dormiu mais profundamente. Sua sinceridade e alegria ingênua ajudou a fortalecer a fé de seus companheiros de pacientes. Eles consideravam-na como uma prova viva de que a cura deve vir para si.

Coué continuou suas perguntas. Aqueles que não conseguiram, seja por meio de reumatismo ou alguma afeição paralítico, para fazer uso de um membro foram chamados, como critério de progresso futuro, para colocar para fora os seus esforços máximos.

Além de o visitante de Paris havia um homem presente e uma mulher que não conseguia andar sem apoio, e um camponês robusto, ex-ferreiro, que há quase dez anos não tinha conseguido levantar o braço direito acima do nível do seu ombro. Em cada caso Coué previu uma cura completa.

Durante esta fase preliminar do tratamento, as palavras que ele falou não tinham a natureza de sugestões. Eles eram expressões sóbrias de opinião, com base em anos de experiência. Nem uma vez que ele rejeita a possibilidade de cura, embora com vários pacientes que sofrem de doença orgânica em um estágio avançado, ele admitiu sua improbabilidade. Para estes prometeu, no entanto, uma cessação da dor, uma melhoria do moral, e pelo menos um retardamento da progressão da doença. “A média-tempo”, ele acrescentou, “os limites do poder de auto-sugestão ainda não são conhecidos, a recuperação final é possível.” Em todos os casos de desordens funcionais e nervoso, bem como os menos graves de natureza orgânica, indicou que sugestão, conscientemente aplicado, era capaz de remover o problema completamente.

Demorou quase 40 minutos Coué para completar seu interrogatório. Outros pacientes testemunhou os benefícios que o tratamento já que lhes são conferidos.Uma mulher com um inchaço doloroso na mama, que um médico havia diagnosticado (na opinião Coué do mal), como de natureza cancerosa, havia encontrado alívio completo após tratamento há menos de três semanas. Outra mulher tinha enriquecido o seu sangue empobrecido, e aumentou o seu peso por mais de nove quilos. Um homem havia sido curado de uma úlcera varicosa, outro em uma única sessão havia se livrar de um hábito ao longo da vida da gagueira. Apenas um dos ex-pacientes não relataram melhora. “Monsieur”, disse Coué, “você tem feito esforços. Você deve colocar a sua confiança na imaginação, e não na vontade. Pense que você é melhor e você vai se tornar assim.”

Coué já começou a delinear a teoria dada nas páginas que se seguem. É suficiente aqui para exporem as suas principais conclusões, que foram estes: (I) Toda idéia que exclusivamente ocupa a mente é trans-formado em um verdadeiro estado físico ou mental. (2) Os esforços que fazemos para conquistar uma idéia, exercendo a só servirá para tornar essa idéia mais poderosa. Para demonstrar essas verdades que ele solicitou um de seus pacientes, uma mulher de aparência jovem anêmico, para realizar uma pequena experiência. Ela estendeu os braços na frente dela, e apertou as mãos firmemente com os dedos entrelaçados, aumentando a força de seu aperto até um ligeiro tremor definir pol “Olhe para suas mãos”, disse Coué, “e acho que você gostaria de abri-los, mas você não pode. Agora tente separá-los. Puxe duro. Você acha que o mais que você tente o mais firmemente se tornam entrelaçadas. “

A menina fez pequenos movimentos convulsivos de seus pulsos, realmente fazendo o seu melhor pela força física para separar as mãos, mas o mais difícil ela tentou mais o seu aperto aumentou em força, até que os dedos ficaram brancos com a pressão. Suas mãos pareciam presos juntos por uma força fora do seu próprio controle.

“Agora pense”, disse Coué, “` Eu posso abrir minhas mãos. ” “

Lentamente seu aperto relaxado e, em resposta a um impulso pouco, os dedos apertados veio de intervalo. Ela sorriu timidamente para a atenção que ela havia atraído, e sentou-se.

Coué destacou que os dois pontos principais de sua teoria foram, assim, demonstrado em simultâneo: quando a mente do paciente foi preenchido com o pensamento “não posso”, ela não podia, de fato desabrochar suas mãos. Além disso, os esforços que ela fez para distorcê-las à parte, exercendo a sua vontade só corrigi-los mais firmeza.

Cada paciente foi agora chamado em, por sua vez para realizar a mesma experiência. O mais criativo entre eles, nomeadamente as mulheres, eram ao mesmo tempo bem-sucedido. Uma velha senhora foi tão absorto no pensamento “Eu não posso”, como não prestar atenção à solicitação de pensar “eu posso. Com o rosto pesaroso enrugou ela sentou-se olhando fixamente para os dedos entrelaçados, como se contemplar um ato do destino.” Voilà “, disse Coué, sorrindo,” se Madame persiste em sua idéia de presente, ela nunca vai abrir as suas mãos de novo, enquanto ela vive. “

95624206_Professor_209507cVários dos homens, no entanto, não foram bem sucedida de uma só vez. O ferreiro outrora com o braço deficientes, quando disse para pensar “Eu gostaria de abrir minhas mãos, mas não posso”, prosseguiu sem dificuldade para abri-los.

“Você vê”, disse Coué, com um sorriso “, ele não depende do que eu digo, mas sobre o que você pensa. Que você estava pensando, então?”

Ele hesitou. “Eu pensei que talvez eu pudesse abri-los depois de tudo.”

“Exatamente. E por isso você poderia. Agora fecho as mãos novamente. Pressione-los juntos.”

Quando o nível certo de pressão tinha sido alcançado, Coué disse-lhe para repetir as palavras “Eu não posso, não posso ….”

Como ele repetiu essa frase a contratura aumentado, e todos os seus esforços não conseguiu liberar suas garras.

“Voilà”, disse Coué. “Agora ouça. Durante dez anos, você esteve pensando que você não conseguia levantar o braço acima do ombro, consequentemente, você não têm sido capazes de fazê-lo, por tudo o que penso torna-se verdade para nós. Agora acho que` eu posso levantá-lo. ” “

O paciente olhou para ele desconfiado.

“Rápido!” Coué disse em um tom de autoridade. “Pense` Eu posso, eu posso! “

“Eu posso”, disse o homem. Ele fez uma tentativa half-hearted e se queixou de uma dor no ombro.

“Bon”, disse Coué. “Não abaixe o braço. Feche os olhos e repita comigo o mais rápido possível,” Ca passe, ça passe. ” “

Por meio minuto que repetiu esta frase juntos, falando tão rápido como para produzir um som como o zumbido de uma máquina giratório rápido. Enquanto isso Coué rapidamente acariciou o ombro do homem. No final desse tempo, o paciente admitiu que sua dor o havia deixado.

“Agora, pense bem que você pode levantar o braço”, disse Coué.

A partida da dor tinha dado a fé do paciente. Seu rosto, que antes tinha sido perplexo e incrédulo, iluminado como o pensamento de poder tomou posse dele.”Eu posso”, disse ele em tom de finalidade, e sem esforço ele calmamente levantou o braço para a sua altura máxima acima de sua cabeça. Ele segurou lá triunfalmente por um momento, enquanto a empresa inteira aplaudiu e incentivou-o.

Coué pegou sua mão e apertou-a.

“Meu amigo, você está curado.”

“C’est merveilleux”, respondeu o homem. “Eu acredito que eu sou.”

“Prove”, disse Coué. “Bata-me no ombro.”

A paciente riu, e tratou-lhe um rap suave.

Harder, “Coué encorajou-o.” Hit me mais difícil, tão duro como você pode. “

Seu braço começou a subir e cair em golpes regulares, aumentando em vigor até Coué foi obrigado a chamá-lo, para parar.

“Voilà, mon ami, você pode voltar para a sua bigorna.”

O homem retomou o seu lugar, ainda pouco capaz de compreender o que havia ocorrido. Agora e depois ele levantou o braço como se a tranquilizar-se, murmurando para si mesmo com uma voz temerosa: “Eu posso, eu posso.”

Um pouco mais adiante estava sentado sobre uma mulher que se queixou de neuralgia violenta. Sob a influência da frase repetida “ça passe” (que vai) a dor foi desfeito em menos de trinta segundos. Em seguida foi a vez de o visitante de Paris. O que ele tinha visto lhe inspiraram confiança, que estava sentado mais ereto, havia um pedacinho de cor em suas bochechas e seu tremor pareceu menos violento.

Ele realizou o experimento com sucesso imediato.

“Agora”, disse Coué, “você é cultivada chão. Eu posso jogar fora a semente em punhados.”

Ele causou a primeira vítima em ficar ereto com as costas e os joelhos se endireitou. Em seguida, perguntou-lhe, constantemente pensando que eu puder “, para colocar o seu peso todo em cada pé, por sua vez, lentamente, fazendo o exercício conhecido como” marcando o tempo. “Um espaço foi então inocentado de cadeiras, e de ter descartado a sua vara, o homem era feito para andar para lá e para cá. Quando sua marcha se tornou desleixada Coué deteve, apontou a sua culpa, e, renovando o pensamento “Eu posso”, levou-o a corrigi-lo. melhoria progressiva acendeu a imaginação do homem. Ele levou-se em seu próprio mãos. Seu comportamento tornou-se mais e mais confiante, ele andou mais facilmente, mais rapidamente. Sua filhinha, todos os sorrisos felizes e auto-esquecimento, estava ao lado dele proferindo expressões de admiração prazer e encorajamento. A empresa toda riu e bateu palmas .

“Depois da sessão”, disse Coué “, você entra para uma corrida no meu jardim.”

emile-coue-caracatureAssim Coué continuou sua ronda da clínica. Cada paciente sofrendo de dor foi dado alívio completo ou parcial; aqueles com membros inúteis tinha uma medida variando de utilização restaurado para eles. Forma Coué foi sempre em silêncio inspirador. Não houve formalidade, nenhuma atitude da pessoa superior; tratava a todos, seja rico ou pobre, com a mesma solicitude amigável. Mas dentro desses limites, ele variou o tom de acordo com o temperamento do paciente. Às vezes, ele foi firme, às vezes levemente brincalhão. Ele aproveitou todas as oportunidades para um bem-humorado, pouco a-play. Uma pessoa pode al-mais dizer que ele brincou com tato alguns de seus pacientes, dando-lhes uma idéia de que sua doença era um absurdo, e um pouco indigno; que estar doente era uma fraqueza singular, mas repreensível, que deve rapidamente se livrar. Com efeito, esta negação da dignidade da doença é uma das características do lugar. Nenhuma homenagem é pago a ele como um monarca Dread. É suavemente ridicularizado, seus terrores são feitos para aparecer de segunda categoria, e sua extremidade vítimas, rindo para ela.

Coué agora passou para a formulação de sugestões específicas. Os pacientes fechavam os olhos, e ele continuou em voz baixa e monótona, antes de evocar as suas mentes os estados de saúde, física e mental, eles estavam procurando. À medida que ouvia a sua prontidão desapareceu, eles foram levados a um estado sonolento, povoada apenas pelas imagens vívidas ele chamou-se diante dos olhos da mente. O suave farfalhar das árvores, as canções dos pássaros, as vozes baixas de aqueles que esperam no jardim, fundiram-se em um fundo agradável, em que suas palavras destacou-se poderosamente.

Isto é o que ele disse:

“Diga a si mesmo que todas as palavras que estou prestes a proferir será corrigido, impresso e gravado em suas mentes; que permanecerá fixo, impresso e gravado lá, de modo que sem a sua vontade e conhecimento, sem o seu ser de qualquer forma consciente do que está ocorrendo, você mesmo e seu organismo como um todo irá obedecê-las eu dizer primeiramente que a cada dia, três vezes ao dia, manhã, tarde e noite, na hora das refeições, você vai estar com fome,. que é dizer que você vai se sentir que agradável sensação que nos faz pensar e dizer:. `Como eu gostaria de comer” Você vai então comer com apetite excelente, desfrutar da sua comida, mas você nunca vai comer demais Você vai comer a quantidade certa, nem muito mais nem muito pouco, e você vai saber intuitivamente quando você teve suficiente. Você vai mastigar bem os alimentos, transformando-o em uma pasta lisa antes de engolir. Nessas condições você vai digeri-la bem, e assim sentir nenhum desconforto de qualquer espécie, . no estômago ou dos intestinos Assimilação será perfeitamente realizadas, e seu organismo vai fazer o melhor uso possível dos alimentos para criar sangue, músculos, força, energia, em uma palavra – a Vida.

“Desde que você tenha digerido o alimento corretamente, as funções excretoras será realizado normalmente. Este terá lugar todas as manhãs, logo ao levantar, e sem o recurso a qualquer medicamento laxante ou meios artificiais de qualquer tipo.

“Toda noite você vai dormir na hora que desejar, e vai continuar a dormir até a hora em que você deseja para acordar na manhã seguinte. Seu sono será calma, serena e profunda, sem se incomodar por maus sonhos ou estados indesejáveis ​​do corpo. Você pode sonhar, mas seus sonhos serão aquelas agradáveis. Ao acordar você vai se sentir bem, brilhante, alerta, ansioso para as tarefas do dia.

“Se no passado você ter sido sujeito a maus presságios melancolia, depressão e melancolia, vai daí para a frente está livre de tais problemas. Em vez de ser mal-humorado, ansioso e deprimido, você vai ser alegre e feliz. Você será feliz, mesmo se você não tem nenhum motivo especial por ser assim, tal como no passado você era, sem uma boa razão, infeliz. Digo-vos ainda que, se você tem causa séria de estar preocupado ou deprimido, você não vai ser assim.

Se você foi impaciente ou mal-humorado, você não será mais nada do tipo, pelo contrário, você será sempre paciente e auto-controlado. Os acontecimentos que costumavam irritar você vai deixá-lo completamente calmo e impassível.

Se você às vezes tem sido assombrada por idéias malignas e prejudiciais, por medos ou fobias, essas idéias gradualmente deixará de ocupar a sua mente. Eles vão derreter como uma nuvem. Como um sonho se desfaz quando acordamos, então vai essas imagens vão desaparecer.

“Devo acrescentar que todos os seus órgãos fazem o seu trabalho perfeitamente.

self-mastery-through-conscious-autosuggestion-emile-coue-paperback-cover-artSeu coração bate normalmente e a circulação do sangue ocorre como deveria. Os pulmões fazer bem o seu trabalho. O estômago, os intestinos, o fígado, o duto biliar, os rins e da bexiga, todos exercem as suas funções corretamente. Se no momento de qualquer dos órgãos nomeados está fora de ordem, a perturbação vai crescer menos dia a dia, para que num curto espaço de tempo que terá desaparecido completamente, eo órgão vai ter retomado a sua função normal.

“Além disso, se em qualquer órgão há uma lesão estrutural, que vai desde este dia ser gradualmente reparados, e em um curto período será completamente restaurado. Este será assim mesmo se você não tem conhecimento de que o problema existe.

“Eu também deve adicionar-e é extremamente importante, que se no passado que você não tinha confiança em si mesmo, este auto-desconfiança desaparecerá gradualmente Você vai ter confiança em si mesmo;. Repito, você terá a sua confiança. confiança vai ser baseado no conhecimento do imenso poder que está dentro de você, por que você pode realizar qualquer tarefa de que a sua razão aprova. Com esta confiança que você vai ser capaz de fazer qualquer coisa que você deseja fazer, desde que seja razoável, e nada é seu dever fazer.

“Quando você tem alguma tarefa a ser executada você vai sempre pensar que é fácil Tais palavras como` difícil, ‘impossível’, ‘não posso’ desaparecerá de seu vocabulário Seu lugar será tomado por esta frase:.. `É fácil e eu posso. ” Assim, considerando o seu trabalho fácil, mesmo se é difícil para os outros, ele se tornará mais fácil para você. Você vai fazê-lo facilmente, sem esforço e sem cansaço. “

Estas sugestões gerais foram sucedidas por sugestões particulares referentes às doenças especiais a partir do qual os pacientes de Coué estavam sofrendo.Tomando cada caso, por sua vez, permitiu que sua mão para descansar levemente sobre as cabeças das vítimas, enquanto imaginando em suas mentes a saúde e vigor com que em breve seria dotado. Assim, para uma mulher com uma perna ulcerada ele disse o seguinte: A partir de agora o seu organismo vai fazer tudo o que é necessário para restaurar a sua perna com a saúde perfeita. Ele vai curar rapidamente, os tecidos vão recuperar o seu tom, a pele estará macia e saudável. Em um curto espaço de tempo sua perna será vigorosa e forte e, no futuro permanecer assim para sempre. “Cada queixa especial foi tratado com algumas frases apropriadas. Quando ele terminou, e os pacientes foram chamados para abrir os olhos, um ligeiro suspiro percorreu toda a sala, como se estivessem acordando de um sonho relutantemente delicioso.

Coué já explicou aos seus pacientes que ele não possuía poderes de cura, e nunca tinha aquecido uma pessoa em sua vida. Eles carregavam em si o instrumento de seu próprio bem-estar. Os resultados tinham visto eram devido à realização do próprio pensamento de cada paciente. Ele tinha sido apenas um agente chamando as idéias de saúde em suas mentes. A partir de agora eles poderiam, e devem, ser os pilotos de seu próprio destino. Ele então pediu-lhes para repetir, em condições que serão definidas posteriormente, a frase com que seu nome está associado: “. Dia após dia, em todos os sentidos, estou ficando melhor e melhor”

emile-couéA sessão estava no fim. Os pacientes se levantou e cercaram Coué, fazendo perguntas, agradecendo-lhe, apertando-lhe a mão. Alguns declararam que já foram curados, alguns que eram muito melhor, outros que eles estavam confiantes de cura no futuro. Era como se uma carga de depressão havia caído de suas mentes. Aqueles que haviam entrado com mentes esmagados e oprimidos saiu com esperança e otimismo brilhando em seus rostos.

Mas Coué acenou de lado esses admiradores muito insistentes, e, acenando para os três pacientes que não conseguiam andar, levou-os a um canto do jardim, onde havia um trecho da trilha de cascalho que funciona abaixo dos galhos de árvores frutíferas. Uma vez mais impressionante em suas mentes a idéia de força e poder, ele induziu cada um a caminhar sem apoio por este caminho. Ele agora convidou-os a executar. Eles hesitaram, mas ele insistiu, dizendo-lhes que eles poderiam executar, que deveriam correr, mas que eles tinham de acreditar em seu próprio poder, e seu pensamento seria manifestada em ação.

Eles começaram um pouco incerta, mas Coué seguiu-os com estímulos persistentes. Eles começaram a levantar suas cabeças, para levantar os pés do chão e correr com maior liberdade e confiança. Voltando ao final do caminho eles voltaram em um ritmo justo. Seus movimentos não eram elegantes, mas as pessoas do lado mais de 50 corredores são raramente elegantes. Era um espetáculo surpreendente ver estes três doentes que tinham mancando até a clínica em varas que agora cobrem a terra em um total de cinco quilômetros por hora, e gargalhadas de si mesmos enquanto corriam. A multidão de doentes que tinham sido recolhidas invadiu uma alegria espontânea, e Coué, escorregando modestamente embora, voltou para a empresa fresca de doentes que aguardavam dentro.