A astrologia é uma das ciências místicas mais antigas da humanidade.

Na China, ela assumiu diferentes formas e métodos, utilizados pelos antigos sábios.

00a1O método que veremos aqui é um dos mais antigos de que se tem notícia.

Na China existe um conjunto de conhecimentos astrológicos que segue em várias direções, indo desde o mapeamento dos pla­netas e constelações no céu noturno e das suas influências até a criação de uma astrologia completamente mística e desvinculada das estrelas, enxergando o céu apenas como um portal para as energias celestiais.

full_zodiacOs chineses desenvolveram um estudo profundo em relação a tudo que se referia à compreensão dos eventos celestiais. Eles acreditavam que, ao compreendê-los melhor, poderiam mu­dar e transformar os acontecimentos da esfera terrestre. Essa seria a visão oriental da proposição hermética, na qual o microcosmo (Homem) pode ser entendido a partir do estudo do macrocosmo (Astrologia – céu).

Esse estudo gerou importantes consequências que chegaram até os estudiosos ocidentais contemporâ­neos, visto que o interesse dos chi­neses pelo céu resultou num extenso catálogo de estrelas e eventos side­rais: ao longo de sua história foram registrados inúmeros eventos estelares, desde explosões de supernovas e novas (estrelas que, no fim de sua vida estelar, explodem, gerando grande luminosidade), até inúmeros cometas e meteoros, todos catalogados por eles em suas obser­vações.

A obsessão pela esfera celeste gerou uma tal busca e estudo, que os chineses obtiveram um considerável grau de precisão em suas observações dos eventos siderais. Devido a essa precisão, por volta do século VI a.C. – portanto, séculos antes dos astrônomos ocidentais – os estudio­sos da corte imperial chinesa já dis­punham para estudos em dias nubla­dos de um planetário movido a en­grenagens e usando força mecânica (humana ou animal). Embora ainda apresentasse alguns erros, permitia uma precisão que só foi alcançada no Ocidente em meados do séc. XIX.

Ao observarem os movimentos estelares, buscando correlações en­tre estes e a Terra, encontraram uma peculiaridade na constelação de Ursa Maior (constelação famosa por apon­tar sempre para o norte e por ter sido usada como base para a construção da grande pirâmide de Gizé). Os chi­neses concluíram que existia um mo­vimento aparente entre as estrelas da constelação e a Terra, fazendo com que a cada ano uma delas, aparentemente, aponte em direção ao nosso planeta.

images (1)A partir dessa observação, eles desenvolveram uma metodologia matemática para definir qual estrela apontaria para a Terra a cada ano, e iniciaram um estudo para determinar se existiria alguma relação entre es­sas estrelas e o Homem. Após anos de trabalho concluíram que, de acor­do com as estrelas anuais, existiam nove tipos humanos.

A análise das características das pessoas referentes a cada uma das estrelas demonstrou que elas esta­vam ligadas diretamente aos cinco elementos chineses, e também aos ciclos do yin e yóng, o que permitia analisar os ciclos energéticos de for­ma precisa. Assim, nascia o sistema conhecido como “astrologia das nove constelações” ou “astrologia das nove estrelas”.

Esse sistema ganhou uma gran­de importância ao se unir ao estudo das energias ambientais, conhecido como “Feng-Shui”, pois a partir de então permitiu determinar quais eram os ciclos favoráveis e desfavoráveis para cada uma das “estrelas anuais” e, assim, ser usado para fazer previ­sões mais exatas. Dessa união nas­ceu a Escola da Bússola, a qual de­termina, por meio dessa astrologia, as quatro direções favoráveis e des­favoráveis usadas nessa linha de Feng-Shui, permitindo uma harmonização personalizada das energias.

As Nove Estrelas

kalaga7O sistema das nove estrelas, também co­nhecido como “dos nove palácios”, tem liga­ção direta com os trigramas do I Ching, na dis­posição do Céu Posterior, segundo foi levan­tado pelo astrônomo Zhang Heng (dinastia Han. de 206 a.C. a 221 d.C.). Como já havia sido observado pelos astrólogos chineses, havia uma relação entre as estrelas, os cinco elemen­tos e os fluxos de yin e yang, e os trigramas do Céu Posterior estão dispostos de forma a espelhar essa sistematização.

O curioso desse mapa, desenvolvido pelo rei Wen (aproximadamente 1000 a.C.), é que, embora fosse uma parte importante do estudo do Feng-Shui e do / Ching, até então não pos­suía qualquer ligação com a astrologia. Os as­trônomos determinaram a forma pela qual as estrelas se movem no mapa com a passagem dos anos, e descobriram que, em alguns casos, as suas posições relativas podiam provocar sorte ou problemas, e deduziram os ciclos em que essas situações ocorriam.

Esses ciclos podem ser aplicados não só a pessoas, mas também a nações inteiras, dessa forma ajudando a desenvolver estratégias para empresas e outros setores da economia de acor­do com as conjunturas locais e globais. Isso é comprovado pelo crescente uso da astrologia das nove estrelas em conjunto com o Feng-Shui em várias empresas e em determinadas corretoras de ações em Hong-Kong para suas aplicações na bolsa de valores.

O cálculo das estrelas pessoais é simples e exige pouco conhecimento matemático. Mas pre­cisamos ter em mente um aspecto importante para os chineses. No estudo da astrologia das nove constelações para o mesmo ano, homens e mu­lheres têm estrelas diferentes. Segundo a antiga filosofia chinesa, as energias das estrelas mudam conforme o sexo de cada pessoa. Sendo assim, o cálculo para cada um dos sexos deverá ser dife­rente, como está descrito a seguir.

Cálculos

c3385205e44f2ae1988d99a478468144Inicialmente, devemos ter em mãos o ano de nascimento da pessoa a ser consultada. Depois, somam-se todos os algarismos do ano até redu­zi-los a um único algarismo. Isso significa que, caso o resultado da primeira soma seja maior do que nove, você deverá somar novamente os números, até obter somente um algarismo.

Por exemplo, para alguém nascido em 1973:

1973 = 1+9+7+3 = 20

Vinte é maior do que nove, portanto, some novamente os algarismos:

20 = 2+0 = 2 (*)

Guarde esse número. Ele não é uma estrela, mas sim um número que será usado para descobri-la.

Homens: com pessoas do sexo masculino, deveremos pegar o número obtido acima e subtrair de onze, dessa forma:

11-2 (*) = 9

Nove é o número da estrela de um homem nascido no ano de 1973.

Mulheres: uma mulher teria de pegar o número obtido acima e somá- lo com quatro. Caso o resultado da soma seja um número superior a nove, soma-se novamente até obter um número menor ou igual a nove.

2 (*) + 4 = 6

Seis é o número de uma mulher nascida em 1973.

Para os chineses, o ano exerce uma força maior do que as estrelas referentes ao mês e ao dia. Os cálcu­los para determinar as correlações entre essas estrelas e o calendário ocidental são bem mais complexos, uma vez que o sistema de contagem de tempo chinês é complicado, ten­do como base o número sessenta (60 dias, 60 meses, e assim por diante).

O Significado de Cada Estrela

00aaCada estrela tem um significado único e com diversas interligações com os vários aspectos da antiga sabedoria chinesa. Esse estudo é ex­tenso e dinâmico, mas aqui vamos nos ater a uma breve descrição da personalidade de cada estrela pes­soal, ao elemento ao qual é ligado, e às cores mais usadas no Feng-Shui.

  1. – Elemento: água. Cor: escura. Quem está ligado a essa estrela pos­sui uma calma aparente, mas sua mente vive num mundo emocional intenso e que segue por caminhos às vezes inesperados. Possui uma natureza fértil, ainda que por vezes lhe falte o ímpeto da ação, que trans­forme a sua intensa ativi­dade mental em algo práti­co. Pode haver também uma tendência ao distanciamento em várias áreas de sua vida; nesse caso, pode desenvolver uma dedicação excessiva ao trabalho, o que pode acarretar em problemas emocionais e psicosso- máticos.
  2. – Elemento: terra. Cor: tons de rosa. É uma pessoa de natureza receptiva e que usa suas energias para servir de apoio às pessoas. Usa sua percep­ção clara da realidade para trazer a união ao mundo em que vive e, quan­do não consegue isso, sente-se frus­trado, podendo desenvolver uma cer­ta amargura pela vida em uma idade mais avançada. Deve começar a de­senvolver um maior senso de ousa­dia, buscando gerar sua própria luz e não apenas refletir a luz dos outros
  3.  – Elemento: madeira. Cor: ver­de. É dono de uma mente ágil e imprevisível, e vive gerando surpre­sas, principalmente quando resolve desenvolver seus próprios projetos. Contudo, é necessário aprender que a vida exige flexibilidade e paciência. Não arrisque suas finanças em inves­timentos duvidosos, pois pode ter grandes perdas. Use sua energia para desenvolver a solidez. Seu raciocínio rápido permite compreender outras pessoas e uni-las em torno de suas ideias. Sendo assim, procure seguir profissões em que possa colocar essa qualidade a serviço de uma equipe
  4. – Elemento: madeira. Cor: vinho. Seus pensamentos fluem como o vento e podem ir bem longe. Isso faz com que tenha uma natureza que o leva aos mais diferentes caminhos: ficar parado em um mesmo lugar por muito tempo não faz parte de suas ideias mais frequentes. Logo que co­meça a colocar seus pensamentos em ação, fica inquieto, querendo partir em outras direções. Por isso precisa aprender a terminar aquilo que come­ça. Tem a necessidade de estar em uma grande variedade de projetos, e pode até se dar bem trabalhando como autônomo ou prestando servi­ços em várias áreas. Sua saúde po­derá ser afetada se não der vazão às suas energias e procurar seguir uma vida cheia de regras e controles.
  5. 00b2b– Aqui não existem significados para qualquer dos sexos. Caso seja mulher, deverá ler o significado refe­rente ao número oito; caso seja ho­mem, deverá ler o referente ao núme­ro dois.
  6. – Elemento: metal. Cor: pas­téis e tons de cinza. Possui a capa­cidade de ser a pessoa certa na hora certa, ajudando as pessoas a reali­zarem as suas tarefas de forma mais exata e objetiva, graças à sua capa­cidade de perceber os reais poten­ciais de cada um. E franco e às ve­zes isso pode lhe causar alguns pro­blemas. Assim, é bom aprender que o silêncio poderá ser útil algumas vezes. Deve desenvolver a capaci­dade de ouvir as pessoas, pois nem sempre elas querem a sua ajuda: deve permitir que elas errem e acer­tem por si mesmas e lembrar de en­sinar, porém deixando que elas si­gam seus próprios rumos. Embora se mostre forte, tem uma carência afetiva que pode levar a desenvol­ver dores de cabeça constantes.
  7. – Elemento: metal. Cor: branca. É alegre e habilidoso no trato com as pessoas, possuindo grande ca­pacidade em observar as situações e enxergar as melhores saídas para os problemas. Deve buscar ligar suas atividades a ramos de ativida­de que usem de sua criatividade e nas quais possa colocar o seu apu­rado senso artístico em ação. Para desenvolver a sua vida pessoal e es­piritual, deve criar à sua volta um am­biente amistoso e saudável. Tem talento para atuar em áreas que exijam criatividade e trabalho em equipe: a mesmice não é com eles. Na saúde, deve to­mar cuidado com ambientes fechados e pouco ventila­dos, e não guardar os senti­mentos para si, pois poderá desenvolver problemas liga­dos à boca e língua.
  8. 00baElemento: terra. Cor: azul (principalmente o índigo). Possui uma grande força e vitalidade. E introspectivo e precisa da soli­dão e do silêncio para ultrapassar os problemas e dificuldades que pos­sa ter no dia-a-dia. Prefere os traba­lhos em que possa se empenhar e mostrar o quanto é capaz de fazer sozinho: às vezes, age como um sol­dado solitário. Preocupa-se demais e esquece de deixar as coisas aconte­cerem naturalmente. Tem uma gran­de capacidade de suportar a pressão, além de ter um pensamento organiza­do e intuitivo, que deve usar a seu favor. Deve cuidar de compartilhar com os outros o seu mundo interior, o que o livrará das pressões que sen­te e, assim, poderá viver de forma ple­na os seus desejos e paixões.
  9. – Elemento: fogo. Cor: verme­lha e dourada. Tem um gosto refi­nado e possui um senso de lideran­ça natural, mas que às vezes pode ser ofuscado por olhar apenas para as aparências. Tem um dom artísti­co e sabe comunicar claramente suas ideias, e sabe ouvir o que os outros têm a dizer. Possui uma forte intuição, mas também é movido por uma atitude impulsiva que pode causar algumas situações embara­çosas. Curioso, é atraído pelo que as pessoas consideram impossível e difícil. Vive testando seus limites e isso lhe garante pontos profis­sionais, mas também uma boa quan­tidade de problemas, pois tende a negligenciar a si próprio, colocan­do em risco sua saúde. Lida melhor com profissões que exijam arrojo e o deixem livre para criar.

filipeta

produfarao