mente

O cérebro humano médio pesa cerca de 1,4kg, mede 14 centímetros de largura, 13 de altura e representa apenas 2% do peso corporal, e mesmo sendo tão pequeno contém todas as informações de nossas vidas, escondendo os maiores mistérios da humanidade

Embora a ciência e a tecnologia venham iluminando nosso caminho, em relação a muitos aspectos da medicina e do corpo humano, o cérebro e seus segredos deixam até os mais talentosos neurocientistas no escuro. Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas.

Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos essa listinha que levanta algumas questões sobre os mistérios do cérebro humano. Confira:

1 – A consciência

Esse é o tipo de mistério que quanto mais você pensar, mais a sua mente vai longe… Bem, a pergunta é, o que é a mente? Cientistas, filósofos, psicólogos e, até mesmo, os psicólogos de esquina, se perguntam o que há na mente de cada um, de fato, ela existe? Caso sim, onde e qual é o papel que o cérebro tem realmente? Como é possível estudar algo tão subjetivo como a consciência e que, sem dúvida, é algo tão determinante para nossa realidade?

2 – Nossa personalidade vem do cérebro?

Essa é uma questão muito antiga e que, provavelmente, você já ouviu falar: a gente nasce ou desenvolve a personalidade? Isso se refere à personalidade e, em geral, a forma de ser de cada um. São nossos genes, por exemplo, o que determina se seremos atléticos ou inteligentes ou o que gostamos de comer no jantar? Ou isso é algo que se desenvolve a partir de nossos costumes e experiências.

3 – Por que podemos mudar?

Mais especificamente, como podemos controlar os nosso movimentos com tanta precisão? Considerando que o cérebro humano leva cerca de um décimo de segundo para processar o que ele vê, mais o tempo que leva para decidir o que fazer e sincronizá-lo com o ambiente em que nos encontramos. Se pensamos em tocar um instrumento ou praticar um esporte, todos os estímulos que o cérebro recebe durante o processamento e executa a ação, soa como algo impossível. No entanto, isso acontece.

4 – Como percebemos o tempo?

Se você ficar na frente do espelho e olhar para seu olho direito e, em seguida, rapidamente para o esquerdo, você não conseguirá ver o movimento, é como se o cérebro editasse essa transição. Então, quanto tempo passou e como o cérebro percebe isso?

5 – Como é possível imaginar o futuro?

É nosso próprio simulador pessoal, onde passamos os possíveis problemas, cenários e soluções que poderíamos aplicar, como podemos imaginar isso? É possível determinar comportamentos explícitos, porque normalmente funcionam por causa e efeito, mas a emulação mental de algo que ainda nem vivemos é um grande mistério para os estudiosos do cérebro humano.

6 – Será que temos livre arbítrio?

Existe destino ou somo nós que controlamos o curso de nossas vidas? Em ambos casos: como podemos garantir que nós sejamos quem escolhe? Existem muitas coisas que acontecem involuntariamente, embora seja possível evitar que outras coisas aconteçam, a maioria de nossas ações são realizadas sem nem pensarmos sobre isso.

7 – O que é inteligência?

Sabemos que existem muitos tipos de inteligência e níveis da mesma, mas não sabemos o que é, biologicamente, a inteligência. Por exemplo, como é possível que milhões de neurônios se unam e trabalhem só para que consiga encontrar o caminho mais fácil para resolver um problema? Ou até mesmo para descobrir quem é o assassino antes que o filme revele.

8 – Percepção

Mais especificamente, como é que o cérebro organiza a percepção? Pois já sabemos que nossos sentidos nos dão a percepção em si, mas como é possível ver a cor vermelha ou provar um pedaço de chocolate nos fazem sentir de certa maneira? Além disso, modifica nossa experiência, memória e reação.

9 – Déjà vu

É uma sensação de “já experimentamos isso antes”, mas, de acordo com nossas memórias não aconteceu, não está em nosso passado nem em nosso futuro, pois estamos passando por ele naquele instante. Esse é um dos enigmas para a neurociência, é muito difícil estudar pelo grau de subjetividade e natureza efêmera.

10 – Como podemos separar a realidade da imaginação?

Intimamente relacionada com a percepção e consciência, não se sabe ainda como é possível viver algo no espaço que chamamos “mente” e que nunca nos aconteceu, mas gera reações físicas e emocionais, que só seriam possíveis se estivessem acontecendo de verdade.

11 – Sonhos

Existem muitas teorias que tentam explicar os sonhos, mas ainda não foi possível reunir provas objetivas sobre o motivo, o que ou como sonhamos.

12 – Memória

O cérebro sofre uma mudança física sempre que você aprende algo novo. No entanto, não há nenhuma explicação sobre como podemos lembrar informações e eventos passados.

13 – Música e seu efeito sobre nossas emoções

Há aspectos muito curiosos sobre a música em relação ao cérebro, em primeiro lugar, porque o cérebro humano reage a música, além de sentir a necessidade de mover o corpo? Por que isso não acontece com a maioria dos outros sentidos? Outra questão seria: por que ouvir certas músicas nos fazem sentir certas emoções? Às vezes, alguns que nunca tínhamos experimentado antes. As memórias também podem vir depois de ouvir sons que ouvimos no passado, e que nos transportam automaticamente para aquele momento.