gfb_banner

Por Elzie Dubugras

Segundo a antropologia, sendo o homem primitivo um ser selvagem, era natural que ele divinizasse o Sol, a fonte da luz e da vida. Aos poucos concluiu que esse ser superior teria fecundado a Terra virgem com seu calor e com ajuda das chuvas (sêmen?), e que desta união surgiria do Deus da Vegetação, gradualmente transformado em Deus-homem.

52134180_2206384659680731_243141487355756544_nCom o passar dos séculos, essa crença se solidificou e ganhou várias versões na mitologia. Um estudo comparado de mitologias e religiões mostra-nos que 16 Salvadores vieram resgatar os pecados do mundo. Todos nasceram de virgens, filhos de deuses, e foram de alguma forma sacrificados por seus contemporâneos. Foram eles as luzes, dos homens.

Os nomes foram retirados do livro “Sixteen Crucified Saviours” de Robert Graves e de Rock of Truth de J.A, Finlay: Thulis, Crite, Attis, Thammuz, Hesus, Indra, Bali, Lao, Alcestos, Sakia, Quetzalcoatl, Wittoba, Krishna, Prometeu, Quiriniu e Mitra.

A enciclopédia britânica fornece dados sobre alguns desses salvadores.: *Quirinus* – por vezes confundido com Rômulo, era um deus quase tão importante quanto Júpiter e com qualidades semelhantes ao deus Marte. Era cultuado no Quirinal, a sede das Sabinas.

Krishna

krishna

Deus Hindu conhecido como o Grande Salvador.

Imagick

Mitra

mitra-deus

Deus da Luz, Protetor dos Retos, Guardião dos Juramentos, o Inimigo do Mal e da Escuridão, foi considerado o mediador entre os homens e o Ser Superior. Mitra também era considerado o Criador, o Protetor da Vida.

Imagick

Attis

attis

Um belo moço nascido da filha do Rio Sangarius, ressuscitou depois de sua morte.

Imagick

Indra

Indra_dikpala

Uma das entidades mais importantes do panteão védico, é o Deus das Chuvas.

Imagick

Quetzalcoatl

Quetzalcoatl.svg

A Serpente Emplumada do México.

Imagick

Prometeu

prometeu

Deus que trouxe o fogo à Terra.

Imagick

Para simbolizar o espírito das trevas, os católicos adotaram um deus pagão do culto da fertilidade:

Pã, um ser em forma de bode, com chifres e rabo.

diabo

Só, que no culto da fertilidade, Pã era uma entidade benigna.

Imagick

A cruz é um símbolo muito antigo que tem sua origem na adoração do fogo produzido, esfregando-se dois paus.

cruz

No templo de Luxor (Egito) um quadro esculpido da Anunciação mostra o Espírito Santo egípcio apresentando uma cruz à Virgem. No quadro seguinte, vê-se a Virgem dando a luz a uma criança. Ela é cercada de figuras em posição de oração.

semansanta1-620x420

Na cruz foram sacrificados os 16 salvadores que morreram pelos pecados dos homens. Segundo a crença dos povos daquelas épocas, a salvação e a imortalidade eram conseguidas pelo sofrimento e a morte de animais ou de um deus-homem.

No entanto, o crucifixo, como símbolo do cristianismo, só foi idealizado no ano de 680 d.C.

hqdefault

Antes desta data os cristãos usavam um símbolo tipicamente pagão : o cordeiro dos adoradores de Mitra.

Imagick

Quanto aos rituais, a água benta era empregada pelos hindus, egípcios, gregos e romanos.

nord01purification

O próprio batismo é uma cerimônia antiga, sendo que o infantil é de origem romana.

Imagick

A eucaristia era um ritual pagão celebrado logo após as colheitas, em agradecimento a Ceres e a Baco.

Bartholomeus_Spranger_(atrib.)_-_Baco_e_Ceres

As palavras de agradecimento eram mais os menos as seguintes: Esta é a carne da deusa e este é o sangue de nosso deus. Em tempos mais remotos, usava-se sacrificar um animal, pois acreditava-se que o sofrimento da vítima redimia os homens.

Imagick

Muitas virgens mães de deuses eram conhecidas como Maria, Miriam, Mariana, Mara, Maia.

isis-horus-to-mary-jesus

O poeta romano Ovídio (43 aC.  18 dC) cita outro deus salvador: Esculápio, que também nasceu de uma virgem e cuja vida é semelhante à de Jesus Cristo.

Imagick

 

Bel

7a3bed6cd64b553079df147345c547f5

Também a vida do deus Bel, dos babilônios, em muito se assemelha, Bel é aprisionado, julgado e chicoteado e levado ao monte com dois criminosos, um dos quais é perdoado e solto. Após chegar ao monte, Bel desaparece e a cidade sofre um tumulto. As vestes de Bel são levadas embora e uma mulher, em prantos procura-o na entrada do lugar onde ele fora sepultado. Bel, por fim ressuscita.

Imagick

Diversas divindades dos tempos antigos que tinham um deus como pai e uma virgem como mãe tiveram sua vinda anunciada astrologicamente, isto é, segundo a posição dos astros no céu.

nascimento Shidartha

Quando eles nasciam, ouvia-se uma música celestial e um coro de vozes angelicais avisando que a bênção recairia sobre a Terra. Na ocasião do nascimento de Buda, o coro celestial declarou que ele viera para o benefício dos homens.

Por outro lado, em diversos casos os tiranos que governaram os países quando do nascimento dos pequenos deuses tentaram mata-los, obrigando os pais a fugir para outros lugares a fim de salvar-lhes a vida.

primogenito

A história de *Krishna* tem 346 incidentes semelhantes aos encontrados nos Evangelhos. Algumas imagens mostram um homem crucificado com uma tira ao redor da cabeça, que poderia representar uma coroa de espinhos. O mesmo ocorre em Mitra, o deus persa nascido 400 anos antes de Cristo; Osíris, o deus dos egípcios, e as lendas envolvendo Pitágoras, Prometeu, Apolônio e outros iluminados.

Imagick

As igrejas católicas e a de outras seitas cristãs ainda hoje tem suas fachadas voltadas para o Oriente, onde nasce o Sol.

w640

Imagick

0estrela