g1Entre as plantas medicinais, flores, grãos e outros, podemos encontrar várias utilidades para o nosso dia a dia, como chá, cataplasma, compressas, banhos, uma alimentação mais saudável. E entre tantas plantas resolvi escrever sobre o GERVÃO.

 

Dizem que as fadas comem essas florzinhas usando palitinhos!
GERVÃO (nome cientifico: Stachytarpheta cayennensi) conhecido por gervão-azul, gervão-roxo, gervão-do-campo, rincão, rinchão, gervão-legítimo, falsa-verbena, erva-gervão, aguarapondá, mocotó, verbena-falsa, chá-do-brasil, ervão, orgibão, uregão, urgevão e verbena.
g3Indicações: Analgésica, antibacteriana, antidiarreica, antiespasmódica, anti-hemorroidária, antiartrítica, anticatarral, anti-inflamatória, antirreumática, antiasmática, antidisentérica, anti-hipertensiva, anti-hepatotóxica, antioxidante, cicatrizante, diurética, estimulante das funções gastrointestinais, febrífuga, hepática, inibidora da secreção gástrica, indutora da motilidade intestinal, laxante, sudorífica, sedante, vermífuga, vulnerária.
Amebíase, bronquite, cefaleia, contusão, debilidade orgânica, distúrbio nervoso, eczema, erisipela, ferida, fígado, furúnculo, hepatite, inchaço do baço, inseticida, machucadura, prisão-de-ventre, rouquidão, resfriado, úlceras, tumores, vitiligo.

 

g5Características da Planta :Árvore de caule é ramos tortuosos, casca rugosa e folhas compostas. É um subarbusto perene, ereto e muito ramificado, que atinge de 40 a 70cm de altura. É nativo do Brasil e de toda região Amazônica, onde cresce na beirada das matas. Prefere solos ricos, arenosos e bem drenado, não tendo muita preferência quanto ao clima. Propaga-se por sementes.

Os frutos são em forma de vagem e as sementes, em formato de feijão.
As flores são o charme dessa planta. Elas nascem diariamente ao longo das inflorêscências em forma de espigas terminais, finas e densas, de 30 a 40cm de comprimento e são de coloração azul arroxeadas. Muito lindinhas e delicadas e aparecem principalmente durante a primavera e o verão.

Suas folhas são secas e levemente endurecidas como a textura do couro, não possuem pelos, e são um pouco enrugadas pelo sulcamento das nervuras na face superior e são serradas nas margens.

 

ge4Como Usar: O Gervão é muito utilizado na medicina tradicional brasileira na forma de chás quentes de suas folhas e de toda parte aérea da planta como tônico estomacal e estimulante das funções gastrointestinais.
Há anos é usado contra vermes e parasitas intestinais no Caribe e Jamaica.
Na Índia, o chá quente das suas folhas é usado para tratar disenteria, febres, inflamações reumáticas e externamente, na forma de banhos para tratar úlceras purulentas.
Para tratar prisão do ventre e como estimulante digestivo (estomacal, intestinal e biliar), seu chá costuma ser indicado. Recomenda-se colocar água fervente em 1 xícara de chá contendo 1 colher de sobremesa de folhas fatiadas e tomar 2 vezes ao dia antes das refeições.
g2Em forma de cataplasma, colabora no combate a úlcera e feridas da pele, contusões, e todas afecções de pele como eczemas e erisipela.
 Como xarope usar o chá com açúcar, para tratar febres, resfriados, gripes e bronquite catarral. Diminui o ronco, limpa as mucosas.
Curiosidades: É usado pela população indígena e na medicina popular de todas essas regiões há centenas de anos, sendo documentado desde 1898.
Dizem que as fadas comem essas florzinhas usando palitinhos! Está lenda era contada pela Herborista Maly Caran.
Na Mata Atlântica, beirando as estradas, nasce o Gervão, suas florzinhas roxas florescem e caem todos os dias.

 

g3A saudosa Maly Caran, dizia: – Será que realmente caem? Ou são as fadas que protege as matas, que come elas com seus Palitinhos!

E essa florzinha que é comestível, tem um sabor delicado e saboroso, quem contar isso é a Herborista Sabrina Jeha.

https://youtu.be/RbIvbdWrNSY 

Outra curiosidade é que os moradores da Mata Atlântica, usam o Gervão para os problemas pulmonares. Ou melhor dizendo, utilizam ela como uma espécie de pronto-socorro natural. Isso porque seu chá serve para de tudo um pouco. É usado para acalmar febres, tosses ,problemas gastrointestinais, retenção de líquidos e até com o vermífugo. O segredo está na quantidade de folhas e raízes a ser administrado. Afora os usos medicinais, o Gervão também serve como planta ornamental, já que possui uma flor visualmente interessante.

view-verbenatek04Na magia brasileira, ensina usar o Gervão, Arruda e Guiné secos no defumador de dentro para a porta da casa, pedindo que se abram todos os caminhos, trancados e enrolados.
Explicação: “O Gervão, não abre a respiração?, Então também abre caminhos fechados, da um ar para vida!”
Na Medicina Chinesa o Gervão pertence ao movimento metal, então justifica o uso em chá para gripe e para “abrir caminhos”.

 

Pesquisas e texto: Sonia Merino

Agradecimentos: Nô Figueiredo (https://youtu.be/RbIvbdWrNSY)

Sabrina Jeha (http://www.sabordefazenda.com.br/)

filipeta

imagicklan final popPara maiores informações sobre o

Imagicklan – A Irmandade das Estrelas

Cklicke aqui