Captura de Tela 2017-09-28 às 12.55.40Glândula Timo, seu nome em grego, thymos, significa energia vital, a alma ativa, a alma perecível. Essa alma ativa seria equivalente à razão, à consciência e estaria associada à respiração (sopro, alma, palavra), ao coração (desejos e intenções) e ao fígado (emoções).

O Timo, é um órgão linfático que se localiza, no meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz Eu, fica uma pequena glândula chamada Timo. Precisa dizer mais? Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando nos estressamos e mais ainda se adoecemos. Está característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só o conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho. Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardearam Timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios-X, achando que seu tamanho anormal poderia causar problemas. Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo: é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem.

Como uma central telefônica por onde passa todas as ligações, faz conexão para fora e para dentro. Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora.

EXERCÍCIO PARA ATIVAÇÃO DA GLÂNDULA TIMOMas também é muito sensível a imagens, cores, luz, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos. Amor e ódio o afetam profundamente.

Quando somos crianças esta glândula é grande, e cresce quando estamos contentes, encolhe se nos estressamos e fica minúscula quando adoecemos. Sim, ela reage a como nos sentimos e devemos aprender a cuidar dela, pela nossa saúde.

Antes o Timo era considerada completamente sem utilidade, até se achava daninho quando esta glândula estava grande, o que acontece nas pessoas felizes e saudáveis, mas, atualmente, a ciência já conseguiu entender, e demonstrar, que a timo é “um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligada aos sentidos, à consciência e à linguagem”.

Ideias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias: já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade como herpes, por exemplo.

Em compensação, ideias positivas conseguem dele uma ativação geral de todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.

untitledO detalhe curioso é que o Timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito.

“Fiquei de coração apertadinho”, por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração.

O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem muito mais a ver com o timo do que com o coração, e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.

O Timo já está presente no nascimento, desempenhando um papel fundamental do fim da gestação à infância. Na adolescência, ele começa a regredir, de forma que no indivíduo idoso sobra apenas um pequeno resto atrofiado.

No entanto, seu declínio na vida adulta não acarreta nenhum problema para o organismo, uma vez que o produto do Timo, os linfócitos-T, já foi exportado e distribuído por todo o corpo, onde poderá exercer sua importante função durante toda a vida do indivíduo.

De forma metafórica, podemos dizer que, na vida adulta, o timo está distribuído por todo o organismo. A capacidade dos linfócitos e de outras células do sistema imune de atuar frente aos agentes infecciosos, deriva da existência, em sua membrana celular, de receptores que reconhecem (enxergam) as estruturas (moléculas) dos diferentes micro-organismos. Esses receptores se encaixam perfeitamente nas moléculas dos agentes infecciosos (causador ou micro-organismo específico que provoca doenças), como se tratasse de uma chave e uma fechadura.

EXERCÍCIO PARA ATIVAÇÃO DA GLÂNDULA TIMOAlgumas situações que podem levar ao estresse fazem o Timo diminuir: Desprezo amoroso; dor e mágoa; luz forte; níveis fortes de som; doenças crônicas; morte; divórcios; separações; nascimentos; desemprego; dívidas; responsabilidades; falta de recursos materiais; conflito; decepção; relacionamento pessoal infeliz; estilo de vida (álcool, fumo, alimentação errada, falta de sono, cansaço); situações limites (catástrofes, guerras, abusos sexuais).

Um teste pode demonstrar essa conexão. Feche os dedos polegar e indicador na posição OK, aperte com força e peça para alguém tentar abri-los enquanto você pensa “estou feliz”. Depois repita pensando “estou infeliz”. A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a ideia feliz e enfraquece quando se pensa infeliz.

Se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem-estar e felicidade.

Como, pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir.

Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés dever ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.

O primeiro exercício, básico e fundamental, é massagear a glândula timo. Você consegue fazer essa massagem ao dar batidinhas leves, com as pontas dos dedos, sobre o esterno, no meio do peito; marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas. Continue por três a cinco minutos, respirando calmamente enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica.

O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço.

Faça este exercício todas as manhãs, e à noite, respirando suavemente, em situação de relaxamento.

Você também se ajudará se, ao fazer o exercício, mentalizar uma imagem luminosa agradável, em rosa e verde, que são as cores de alimentação do chacra cardíaco.

 

5a488eebe0fea738058181ed7bcc679e_A-GLANDULA-TIMO-863-430-cO CORAÇÃO QUE RESPIRAO Papel da Glândula do Timo e da “Respiração através do Coração”.

A melhor maneira de trabalhar para tranquilizar e equilibrar o corpo é fazê-lo com a respiração e com a energia da glândula do Timo ou do “coração superior”.

O Timo é o portal energético do Chacra do Coração, no qual a luz ou emissões energéticas são experimentadas essencialmente na forma de Amor Incondicional.

O Chacra do Coração também é o chacra mestre dos pulmões, e o ato da respiração física ativa o Timo e o Chacra do Coração.

O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o Timo do que com o coração e, é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.

Podemos notar como quando estamos ansiosos, respiramos de uma maneira muito superficial, até mesmo retendo nossa respiração. Isso impede que o Chacra do Coração se abra, impedindo o equilíbrio a este nível.

Quando estamos profundamente relaxados, como em meditação, respiramos profundamente e permitimos que a energia do Coração flua com suavidade, produzindo esta sensação de relaxamento e de profunda tranquilidade que caracteriza a meditação.

Portanto, a maneira de acalmar o sistema bioenergético e de reequilibrar o corpo é a técnica chamada “Respirar através do Coração”.

pineal-estar-em-siQuando respiramos profundamente e nos concentramos no Chacra do Coração, melhoramos a circulação no sistema, graças à energia de luz do Amor Incondicional. Isto por sua vez contrabalança o excesso de estimulação elétrica sobre a Pineal, proporcionando uma sensação de calma e de paz.

Quanto mais aprendemos a respirar profundamente, tornando-nos um “respirador consciente”, mais ativaremos a função do Timo, que não só potencializa os sentimentos de Amor Incondicional, mas também representam um papel fundamental na saúde do corpo ao ajudar o sistema imunológico físico.

Um corpo forte sustenta um forte sistema endócrino espiritual. Provavelmente a melhor maneira de ajudar as mudanças no nosso corpo é o exercício físico regular e uma boa dieta integral-vegetariana. Assim, um corpo forte e saudável é um veículo muito melhor para as poderosas energias dos chacras do que um fraco e cansado.

Muitos sintomas que possuímos no dia a dia podem estar relacionados ao funcionamento do sistema imunológico, consequentemente, ao Timo. Por isso são denominadas doenças oportunistas.

Podemos ajudar na manutenção da glândula timo, principalmente na função imune, a vitamina C é, sem dúvida uma das mais importantes (cítricos, abacaxi, acerola, pimentão e melão).

Pesquisas também descobriram que a suplementação de Zinco (ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, sementes de abóbora, girassol e linhaça, cereais, legumes e tubérculos), melhora o funcionamento imune e a saúde de benefícios em geral, especialmente em idosos.

Captura de Tela 2017-09-28 às 12.54.41E ainda, o Gengibre, por seus teores de magnésio e zinco, que fortalece as defesas do organismo; e o Alecrim, que com seu chá alegra a alma e cura o corpo.

“Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você…! O mundo exterior reflete o universo interior”.

Mahatma Gandhi

 

Pesquisa e fontes: Sonia Merino, Sonia Hirsch