11160176-four-seasons-spring-summer-autumn-winterAs Danças Circulares Sagradas sempre estiveram presentes na história da humanidade – nascimento, casamento, plantio, colheita, primavera, morte – e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas.

*A dança* representa a mais natural e sincera expressão de nós mesmos, seja para acalmar nossos sentimentos ou para celebrar nossas alegrias.

*O círculo*, assim como o ponto ao qual é associado, é considerado símbolo da perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo, do infinito e do absoluto em seu eterno movimento.

*Sagrado* porque através delas percebemos algo maior, entramos em contato com nossa essência, com o outro e com o círculo, e assim, com a perfeita unidade.

Aquietamos a mente em uma meditação ativa, permitindo que a alegria brote naturalmente, integrando o físico, o mental e o emocional, em igualdade e respeito mútuo.

danças_circulares_3Na roda todos são convidados a experimentarem seus próprios passos, a perceberem sua individualidade dentro do todo, assim como se sentirem parte integrante e importante deste todo, que caminha junto e de mãos dadas.

Também chamadas de Danças dos Povos, elas nos permitem vivenciar e respeitar a beleza da diversidade cultural, muitas delas representando a repetição de movimentos realizados ao longo dos séculos por inúmeras gerações.

bernhard200109032013132136Foi Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor, que nas décadas de 50/60 percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos.

Em 1976 visitou a Comunidade de Findhorn na Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um de seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletânea de danças folclóricas para os residentes de Findhorn.

Circle_dance_by_perodogFelizmente, esse foi um passo seguido de muitos outros e que fizeram com que hoje a Dança Circular seja um movimento crescente, vivenciado em diversos espaços, seja na área da educação, da saúde, do autoconhecimento, da meditação ativa e onde mais puder levar suas possibilidades.

Entre vc também em uma roda e juntos celebraremos a vida!danças_circulares_1