danca-do-ventre-curitiba-biofitnessO que é ? Como surgiu ? Onde, quando ? Não vou falar sobre isso… em dois minutos no Google você encontra tantas informações sobre o assunto, que esse texto seria desnecessário… Ok, um breve resumo: Racks el Sharq, nome original da dança em árabe, significa, em uma tradução literal, Dança do Leste, ou Dança do Oriente. Do francês,  “danse du ventre”, foi que se “abrasileirou” o nome: Dança do Ventre.

Conta-se… que a dança originalmente era uma dança sagrada, que as mulheres dançavam para a Deusa, buscando dessa forma obter fertilidade, pois seus sinuosos movimentos do ventre ajudariam a fortalecer e preparar a mulher para a gestação.

10438942_776317485754890_8350346810300436943_nMas independente de onde, como e quando surgiu, o que eu quero mesmo é falar da Dança, e não somente sobre a Dança. Porque dança do Ventre é  sentimento, é paixão, e não somente uma aula de estória.

            Dança do Ventre é mágica !

            De verdade. Cura. Cura a alma.

São tantos os benefícios que essa forma de arte proporciona, que mesmo falando resumidamente o texto ficaria enorme! Então vamos ao principal: Felicidade.

pose-dança-do-ventreAs verdadeiras bailarinas de dança do ventre são mulheres empoderadas, independente do biótipo e idade. Esse estilo de arte não tem limite de idade: já vi lindas e fofas bailarinas de 4 anos de idade a lindas e fortes mulheres de quase 80 anos de idade dançando, e a cada movimento delas  uma demonstração de beleza, graciosidade e felicidade.

Em dez anos como bailarina e três como professora, já  conheci mulheres que começaram a dançar como terapia, por indicação médica, para curar a depressão. Mulheres em tratamento de câncer, mulheres vítimas de bullying, violência. Mulheres movidas apenas pelo modismo de uma época, ou que queriam seduzir seus parceiros… Ou apenas tímidas, buscando ainda sua própria identidade como pessoa, como mulher.

65036_446959268690715_1221902851_nUma dica é encontrar um boa professora. Às vezes acontece de uma bailarina dançar lindamente, mas não tem didática para ensinar, e uma bailarina que não tem a mesma performance em uma apresentação, ensina maravilhosamente bem as técnicas da dança.

Mas o fato é que a Dança do Ventre proporciona um bem estar tão grande, que é impossível não de apaixonar por essa arte ! Quando eu comecei, tímida, toda desengonçada, nunca me imaginaria um dia dando aula pra uma sala repleta de mulheres ! Mas essa foi uma das magias que a danca-do-ventredança me trouxe: auto-estima, segurança, e acima de tudo, felicidade. Quando estou dançando, me sinto feliz, poderosa, esqueço todos os problemas que tenho que enfrentar no dia a dia. E fiz essa enquete com minhas alunas: por que você começou a dançar ? A Dança do Ventre te ajudou de alguma forma em sua vida ? O que mudou pra você depois de ser uma bailarina ?

terapeutica2As respostas só não foram mais surpreendentes para mim, porque a maioria delas eu mesma já tinha vivido. Mas a resposta que estava presente em quase cem por cento da enquete: Hoje Sou Mais Feliz !

E muitas mulheres também estranharam o fato de serem chamadas de bailarinas, elas apenas achavam que dançavam… Não ! Cada dançarina é uma bailarina ! Não importa se é uma bailarina consagrada, conhecida internacionalmente, ou se fez sua primeira aula e seu primeiro shimmie.

281761_446959988690643_277666554_nEssas mesmas mulheres que chegaram sem um propósito na vida, devastadas por causa de determinadas situações que viveram em suas vidas, se tornaram fortes, empoderadas e FELIZES !  Superaram seus medos, curaram suas feridas, e hoje chegam sorridentes e ávidas para aprender a próxima música que vão dançar, o próximo passo que vão aprender a dar… na dança e na vida.

12369111_1177290082332645_3549746589022578237_n