Captura de Tela 2017-09-01 às 15.58.26Cantinho Natural do Saber

Entre as plantas medicinais, flores, grãos e outros, podemos encontrar várias utilidades para o nosso dia a dia, como chá, cataplasma, compressas, banhos, uma alimentação mais saudável. E entre tantas plantas resolvi escrever sobre o HIBISCO

HIBISCO (nome cientifico: Hibiscus Sabdariffa), planta arbustiva que pode ser perene ou bianual, dependendo da região originária. É conhecido aqui no Brasil como vinagreira, caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia.  É cultivada no Brasil na região da Amazônia, e, em muitas regiões da África, Ásia (Índia, Indonésia e Filipinas) e no México e no Havaí, onde é considerada a flor nacional.

Indicações: Está flor é perfeita, tem diversos benefícios para a saúde, tais como: controlar os níveis de colesterol, regular a pressão arterial, facilitar a digestão, impedindo que parte do carboidrato e da gordura dos alimentos seja absorvidos, e anular a ação do hormônio antidiurético presente nos rins.Captura de Tela 2017-09-01 às 15.58.12

Emagrecedor, pois acelera o metabolismo, estimula a queima de gordura corporal e previne a retenção de líquidos; contra as doenças do fígado, devido à quantidade de antioxidantes; anti-inflamatório e antibacteriano, por ser rico em ácido ascórbico (vitamina C); previne gripes e resfriados; contra os sintomas menstruais e de TPM; reduz os sintomas de depressão e ansiedade, ajudando a relaxar a mente e o corpo; contra caibras; hidratante da pele, graças ao seu teor de mucilagem.

Utilidades: O Hibisco é uma planta bactericida, mais eficientes que temos conhecimento, pois consegue eliminar até 90% de todas as bactérias de frutas e verduras, por lavagem simples, enquanto o cloro só consegue um percentual de 50%.

Está eficácia transforma o seu chá, em um ótimo ajudante na cozinha, onde são mergulhadas as frutas e verduras que vai consumir.

A parte da planta que é usada é a flor, seca e misturada com água quente, o que dá origem a uma água de cura usada há séculos. É uma bebida que pode ser consumida por crianças, não tendo efeitos colaterais e seus efeitos não são nocivos para o corpo. Pode ser tomado diariamente sem risco.

Com o chá concentrado ou em pó, podemos fazer: refrigerantes, xaropes, quentão; e sobremesas diversas como: sorvetes, doces, geléias, gelatinas, caldas, etc.

Captura de Tela 2017-09-01 às 15.57.58Outros Usos: A máscara de Hibisco é muito útil em caso de pele com acne pelos seus poderes purificantes, calmantes e suas propriedades curativas.

Se aplicado ao cabelo, o Hibisco em pó traz benefícios notáveis: Estimula o crescimento,

Impede a perda de cabelo, adjuvante no tratamento da calvície, dá volume, brilho, amacia, fortalece os fios e é anticaspa.

Também pode ser usado como tonalizante, deixando tons que vão do vermelho ao ameixa, dependendo da nossa coloração natural.

Curiosidades: Dentro da tradição da feitiçaria, o Hibisco é uma flor feminina, ligada ao Planeta Vênus, e seu elemento a Água.Durante muito tempo, as Bruxas Mediúnicas foram proibidas de beber este chá antes de realizar qualquer ritual profético, pois ele ativava o desejo sexual.O chá das flores de Hibisco está associado ao amor, e ao amor sexual. Suas flores secas podem ser usadas como incenso queimando-as, e em patuás de amor devido as propriedades afrodisíacas de amor e sexo, para induzir ou melhorar um relacionamento.Em países tropicais, especialmente no Pacífico, existe a tradição de usarem coroas de flores de Hibisco em diferentes ritos de passagem, principalmente no Ritual de Beltame que é um momento de apresentação dos recém-nascidos ao Deus e a Deusa, como também; a celebração de rituais de bastimo ou de união matrimordial.Os feiticeiros de Dobu, a oeste do Pacífico, praticam adivinhação usando tigelas de madeira com água, e dentro são lançadas algumas flores de Hibiscus.

Pesquisa e texto: Sonia Merino