einsteinvsquFísica é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos, tudo que está a nossa volta e em nós mesmos, usando para isso modelos matemáticos (as temidas fórmulas matemáticas) para provar comportamentos e explicar a relação entre os mesmos fatos ocorridos ao nosso redor. É uma ciência de observação e exige que tenhamos a mente abstrata.

Até meados dos anos 1900, existia apenas o que chamamos de física clássica, aquela que estuda os movimentos, exemplo, a famosa queda da maçã, ou movimento de pendulo de relógio. Em resumo, estudava o ambiente macro, tudo aquilo que é visível e de uma forma ou outra, de fácil observação.Quantum_Physicsdreamstime_xxl_60222747

Surge então a ideia de átomo. Somos um aglomerado de

átomos, todos os objetos são conjuntos de átomos. Estariam os átomos sujeitos, as mesmas leis de força, gravidade, inércia? Esse estudo do mundo micro, do tamanho de um átomo e menor que ele, passa a se chamar física quântica ou mecânica quântica.

No ano de 1900, Max Planck, traz a ideia de que a energia era enviada por pacotes (algo semelhante com dados de internet).

1905 Albert Einstein, explicou o efeito fotoelétrico, ou seja, toda radiação eletromagnética pode ser dividida em um número finito de “quanta de energia”, isso mais tarde, em 1926 fica conhecido como fótons.

O termo “ física quântica” foi utilizado pela primeira vez, por Max Planck, em 1931. Essa é uma ciência dita não intuitiva, e por esse termo, muitos diziam ser uma “falsa teoria”. Einstein, levantou dúvidas a respeito, mas com o passar do tempo, notou-se que explicava muito bem os fenômenos no mundo micro.

Solvay_conference_1927Somos átomos, tudo ao nosso redor são átomos. Os átomos têm estruturas menores, quarks e elétrons, e não sabemos se quarks vem de formação de coisas menores ainda, e também os fótons, que até hoje pouco se sabe a respeito, tem comportamentos estranhos, principalmente, porque não dá para se dizer precisamente aonde estão, diante disso criou-se uma lei da física, chamada de Princípio da Incerteza de Heisenberg, que basicamente diz, que não sabemos a exata posição das coisas. Existem elétrons que somem de uma posição e aparecem em outra, quase como magia, ou teletransporte.

Spiral time and quantum particles in space
Spiral time and quantum particles in space

Fica um fato, embora a física quântica pareça estranha, indo contra o que temos por certo, e muitas pessoas acham que seja apenas uma teoria, sem ela, estaríamos estagnados em muitas tecnologias, em várias áreas do cotidiano, como na medicina, ou mesmo na área de comunicações, o desenvolvimento de celulares (smartphones), computadores e o conhecimento e desbravamento de um mundo exterior. Além de ter revolucionado as ciências ditas exatas, também trouxe mudanças nas áreas filosóficas e espirituais, aqui usando o princípio da incerteza, que diz ser possível a existência de duas situações diferentes, e continuas para uma partícula, surge a “teoria de vários mundos” (diferentes realidades e alternativas) para cada ser (individuo)

 

Helani V F Richter

(30/08/17)