falkRabbi Dr Hayyim Samuel Jacob Falk

(Furth, Alemanha, 1708 – London, 17 de Abril de 1782)

Foi um mago, rabino , cabalista prático e alquimista.

Samuel Jacob Falk  foi um “manipulador das maravilha”, também conhecido como “O Baal Shem de Londres.”

 Falk foi um estudante “prático” de Kabbalah de quem diziam poder realizar milagres. Ele deu muitas demonstrações diante de notáveis cristãos na Alemanha e em outros lugares. Como resultado destas proezas ele foi preso pelas autoridades em Westphailia e condenado a ser queimado como feiticeiro, porém conseguiu escapar e em 1742 foi para a Inglaterra, onde passou o resto de sua vida com algumas viagens ocasionais a Paris.

1269616932469Existem muitas lendas sobre os poderes miraculosos de Falk. Sabe-se que  ele acumulou uma grande fortuna como resultado das “maravilhas” executou.   No entanto, ele foi veementemente atacado pelos rabinos ortodoxos de seu tempo, particularmente o eminente R. Jacob Emden que o acusou de ser um seguidor de Sabbatai Zevi (fundador da seita judaica dos sabatianos. Da sua conversão forçada ao Islão em 1666 originou o aparecimento dos dönme, um grupo de criptojudeus da Turquia, cujos membros são publicamente muçulmanos mas que praticam secretamente os ritos judaicos sabatianos).

No entanto, ele também teve a  amizade de muitos judeus notáveis em Londres, incluindo o rabino-chefe Tebele Schiff. 

gerNo que diz respeito Falk, sobre sua suposta Sabbatianism, Gershom Scholem escreveu: “No século 18, Samuel Jacob Hayyim Falk, o “shem ba’al de Londres”, alcançou notoriedade considerável. Ele foi chamado de “Doctor Falk” por cristãos. 

Assim, parece que Falk foi, sem dúvida, uma força proeminente da Cabala no século 18 , e pode até ter sido responsável por espalhar doutrinas Sabbatian às escolas ocultas de não-judeus, como Yeats e seu grupo. Se assim for, esta é mais uma  evidência para a grande influência (mas pouco conhecida) que Sabbatianism teve na cultura ocidental e – não só entre os judeus, mas os gentios também.

Ele teria introduzido a Cabala para figuras importantes do ocultismo, como  Conde Cagliostro e Emanuel Swedenborg. 

theoContos de atividades mágicas de Falk chamou a atenção de aristocratas decadentes e aventureiros estranageiros. Ele estava particularmente perto de Theodor von Neuhoff , que havia usurpado o trono de Genoa, na Córsega, e estabeleceu-se como rei, convidando os judeus a se estabelecerem lá.

Conta-se que ele fez um talismã cabalista, na forma de um anel, para o Duque de Orléans, com a promessa de que sua linha sucessória subiria ao trono da França; este foi passado para seu filho, o primeiro monarca Orléans: Louis Philippe I.

Muitas histórias estranhas existem sobre os poderes extraordinários de Falk. De acordo com um relato, Falk fez visitas secretas para “Epping Fores”  em sua carruagem, onde ele dizia ter enterrado um tesouro. Em uma dessas ocasiões, uma roda se soltou do veículo na estrada Whitechapel, mas o carro seguiu todo o caminho para a floresta flutuando.

tumuloUma ocasião, quando Falk ficou sem carvão, conta-se que ele realizou um feito mágico: com três camisas e um chifre de carneiro encheu um quarto de carvão. Falk também foi capaz de manter velas queimando milagrosamente durante tempos extraordinários, e era capaz de fazer o transporte de objetos um lugar para outro mentalmente.

Falk manteve um diário contendo registros de sonhos e os nomes cabalísticos de anjos. Isto pode ser encontrado na biblioteca do Reino Sinagoga em Londres. Em 2002 Michal Oren publicou o diário e uma biografia de Falk. O diário é escrito em hebraico e é muito enigmático. Foi publicado juntamente com o diário do assistente de Falk, Tsvee Hirsch de Kalish.

Ele morreu em 17 de abril 1782 e foi enterrado em Alderney Road Cemetery, Mile End, Londres