sementeO que é uma semente? Um ser vivo que faz apelo incessantemente às forças e aos materiais do cosmos para se desenvolver e cumprir a sua tarefa. E a sua tarefa é assemelhar-se ao seu pai, a árvore que a produziu.

Por isso, quando é posta na terra, a semente trabalha no sentido de realizar esta vocação: entre os elementos que a rodeiam, ela escolherá aqueles de que necessita e deixará de lado os outros.

Deste modo, conseguirá exprimir todas as características, todas as propriedades indicadas no esquema que traz nela. Acontece o mesmo com o ser humano. Se Deus o criou à sua imagem, é porque ele está predestinado a desenvolver-se até se tornar como Ele.

Jesus dizia: «Sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito.» Como teria sido possível ele pronunciar estas palavras incríveis se não soubesse que, tal como uma semente, o ser humano traz nele a imagem da perfeição do seu Pai Celeste?

Alimentando esta semente, regando-a, vivificando-a, nós aproximamo-nos da perfeição. Quando conseguiremos realizá-la?… Talvez nunca, e talvez nunca ninguém a tenha realizado – a perfeição divina é mesmo algo impensável.

Mas há que desejá-la, pois esta aspiração desperta as qualidades e as virtudes que existem em potência em cada um de nós.

Omraam Mikhaël Aïvanhov