sexta 13 fer

valhallaTudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla – a morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar.

A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.
Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade.

ceiaDa Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo – que aconteceu numa sexta-feira.

No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.

0240opsNosso amigo, Alex Fialho, complementou:  Eu acho que tem a ver com mecânica. Como assim? Pois bem, quem entende de geometria sagrada e astrologia sabe que a presença do 13º signo (Ophiuchu)s no zodíaco quebra tudo que o pessoal sabia de correlações astronômicas. Não só no NOSSO zodíaco, mas em várias esferas de nosso conhecimento aparece sempre um “13º” elemento por assim dizer. Falando por meio de alegorias, creio que sempre que o homem acha ter descoberto todos os mistérios da mecânica universal vem o tal 13º elemento acabando com a geometria, dai deve ter vindo o mito. Agora porque sexta feira? Acredito que também tem muitos dedos astrológicos nisso…

ExecutionofJaquesDemolayPrint1Ao que, Osmar Roberto Teixeira, correspondente do acrescentou: Sexta-Feira 13, para mim, lembra Filipe IV, o Belo, Rei da França que teve toda sua geração (13 gerações amaldiçoadas na França), a do Papa Clemente, e Cavaleiro Guilherme de Nogaret por conta das ordens de Filipe IV em perseguir os nobres Cavaleiros Templários, ordem estas de arrasto, prisão e torturas cumpridas numa sexta feira 13. Foi assim, no dia 14 de setembro de 1307, o rei enviou a seus oficiais ordens que só deveriam ser abertas dali a um mês. Reveladas as mensagens, numa sexta-feira, 13 de outubro, os templários que viviam na França começaram a ser presos, torturados, excomungados e queimados na fogueira. Ao Nobre Cavaleiro e Grão Mestre dos Cavaleiros Templários Jacques de Molay, você vive na lembrança dos justos e sua lembrança será viva enquanto existir o Sol…

Palavras de Jacques de Molay
“Vergonha! Vergonha! Vós estais vendo morrer inocentes!”


Já envolto pelas chamas, o Grão-Mestre sentenciou sua maldição:
“Papa Clemente… Cavaleiro Guilherme de Nogaret… Rei Filipe: antes de um ano eu vos intimo a comparecer diante do tribunal de Deus, para ali receberdes o justo castigo. Malditos! Malditos! Todos malditos até a décima terceira geração de vossas raças!”.


Um fato impressionante foi que todas as maldições de DeMolay se cumpriram. Todos morreram em menos de um ano. Primeiro o Papa Clemente, depois Filipe, o Belo, e finalmente Nogaret. A dinastia de Filipe, o Belo, que há quase 3 séculos dirigia a França, perdeu o prestígio. Os sucessores do rei foram todos fracos, conduziram a França na guerra com a Inglaterra que durou cem anos, e finalmente extinguiram a dinastia dos Capetos, passando o poder à dinastia dos Valois.

sexta 13 mfilipeta

banimento3Clicke na imagem para saber mais e para pedir o seu.

2944701119_1_11