6105356477_50d44e1fea_oVocê se dedica a um caminho espiritual? A se desenvolver como ser humano autoconsciente?
Sim? Que ótimo!

E já parou para analisar os resultados que obteve no seu caminho? Em que na sua vida se transformou? Em que você se tornou? Se hoje se conhece melhor do que ontem?

Pense nisto. Você se transformou ou apenas mudou?

Há uma diferença aí. Uma diferença importante. Mudar é natural. Todos mudam. O tempo inteiro. Incessantemente. É o princípio da impermanência. Mudar é uma ação inconsciente e mecânica. Não exige esforço pessoal, nem conhecimento de si mesmo.

Transformação, não. Aí tudo muda de figura. Transformação é um ato de vontade. Exige consciência, esforço, conhecimento. Poucos se transformam neste mundo. O ser humano em seu estado comum não pode se transformar, é capaz apenas de mudar. Ele não se desenvolve, apenas mudam as suas aparências. Para ter a chance de se transformar, de se desenvolver, precisa antes trabalhar sobre si mesmo, estudar-se.

67path_of_enlightenmentPara se estudar, trabalhar sobre si mesmo, a fim de ter a chance de se transformar, precisa adotar um referencial diferente daquele que somos ensinados a adotar na nossa cultura. Um referencial interno, em oposição do externo.

Aonde está você no seu caminho espiritual? No seu centro ou na sua periferia? Autoconhecimento para você é apenas mais uma palavra bonita, ao lado de outras como “karma”, “evolução” e “eu superior”? Ou é uma ação constante de introspecção e estudo de si mesmo?

O que ocupa mais o seu tempo nos seus estudos e práticas?

Decorar o significado de termos exóticos em sânscrito e gaélico? Os nomes dos mestres ascensionados e os sete raios? Saber tudo sobre antropogênese e cosmogênese? Saber comparar e relacionar anjos, santos e deuses dos mais diversos panteões? Ler todos os livros daquele mestre que você gosta?

spiritual beingOu é a resolução da sua personalidade? Trabalhar o seu lugar no mundo? Curar as suas mágoas, seus traumas, seus complexos? Assumir a responsabilidade da sua vida nas suas mãos, deixar de projetar nos outros os seus defeitos e sombras?

Já parou para pensar se todos os seus estudos e práticas são
realmente úteis para o seu desenvolvimento espiritual? Sua tradição espiritual… ela está a seu serviço ou você está a serviço dela? Você é seu servo ou senhor? Ela é sua prisão ou libertação?

Tradições espirituais tornam-se prisões tão eficientes quanto a cultura materialista na qual estamos inseridos, se nosso referencial for externo. Se estivermos na sua periferia. Se estivermos a serviço de nossos estudos e não o contrário.

Referencial interno. Disso depende nossa transformação. Estar no centro de nossa tradição espiritual. Disso depende o desenvolvimento da nossa consciência. E da nossa consciência depende nossa evolução.

Pense nisso. Trabalhe sobre si mesmo. E transforme-se!

Gabriel Mallet Meissner

spiritual path

filipeta

 

 

3musickas