casanova2Giovanni Giacomo Girolamo Casanova de Seingalt
(Veneza, 2 de abril de 1725 – Castelo de Dux, Boêmia, 4 de junho de 1798)

Aventureiro, ocultista e histórico sedutor.

Abandonou os estudos teológicos por conduta imoral. 

De inteligência privilegiada,  foi homem de grandes conhecimentos,  bom poeta, matemático e crítico, 
constituindo sua vida uma sucessão de aventuras.

Depois de visitar Roma, Nápoles, Corfu e Constantinopla  foi, por curtos períodos, jornalista, pregador,  clérigo e diplomata.

Aprisionado em Veneza como espião (1755), fugiu para Paris (1756) onde conseguiu o cargo de diretor das loterias do Estado e alcançou uma sólida posição econômica e social.

Em 1757 era um nome conhecido e apreciado entre a aristocracia francesa. Onde quer que fosse, Casanova confiava no seu charme e encanto pessoal para ganhar a influência, amizades e seduzir mulheres. Nas festas e nos bares sua bebida preferida era o café. Fugiu de seus credores, em Paris, após mudar seu nome para Jean-Jacques, Chevalier de Seingalt (que reteve para o resto de sua vida), viajou para a Alemanha, Suíça (onde se encontrou com Voltaire), para o sul da França e depois para Florença (de onde foi expulso), e finalmente para Roma, após passar uma temporada em Londres.

casa 6Em 1759 reiniciou suas viagens, percorrendo toda Europa e ligando se a vultos como os de Voltaire, Cagliostro e Frederico, o Grande.

Em Berlim, no ano de 1764, Frederick II ofereceu-lhe abrigo. Casanova também viveu curtas temporadas em Riga, St. Petesburgo e Varsóvia. Sempre seduzindo as mulheres dos outros que ficavam embriagados de vinho nas festas enquanto ele bebia café. Porém foi desafiado por um marido ciumento para um duelo, coisa que forçou-o a fugir novamente, indo desta vez para a Espanha.

A partir de 1774 foi espião policial a serviço de um inquisidor veneziano. Sua missão era seduzir as mulheres dos inimigos do estado e obter informações comprometedoras para prendê-los. Entretanto, terminou exilado em 1785 acabando seus dias como bibliotecário do duque de Waldstein, na Boêmia.

Casanova praticou a magia e a feitiçaria e possuiu uma biblioteca bem interessante sobre esses temas. Manteve um diário onde anotava suas magias e invocações, suas experiências com poções sedutoras e pós encantados. Um criado salvou o manuscrito da das mãos da inquisição escondendo-o no forro de um casaco velho. Dois séculos depois este diário chegou às mãos de um iniciado que o divulgou no seio de algumas sociedades ocultistas da época.

Inventou criptogramas que utilizava na adivinhação, tendo participado da buscai de tesouros ocultos.

Em 1758 recebeu em Lyon o grau maçom de aprendiz e posteriormente, em Paris, o de mestre.

É hoje conhecido principalmente como o príncipe dos aventureiros e grande sedutor, o que faz de Casanova o símbolo da libertinagem. Sua autobiografia contém suas aventuras, certamente exageradas, pois todo homem gosta de se afirmar como um grande conquistador. Mas sua obra é uma descrição esplêndida da sociedade do século XVIII nas capitais de Europa.

292f5027-d590-43c9-8386-979dc4ddbab8Obras:

Tão versátil em sua escrita como em sua carreira, Casanova escreveu um verso ocasional – O Crítico, uma tradução do Ilíada (1775) e um panfleto satírico de Veneza, especialmente sobre a poderosa família dos Grimani.

Seu trabalho mais importante, entretanto, é sua autobiografia, publicada primeiramente após sua morte: Memoires (12 vols., Leipzig, 1826-38; outra edição em 8 vols., Paris, 1885) (trad. espanhola, Memorias, Ed. Schapire, Buenos Airés, 1959, 4 vols.), um interessante relato da moral e costumes da época.

Em 1930 descobriram se no Castelo de Dux mais duas obras de Casanova.

Bib.: Ottman, Jacob Casanova (Stuttgart, 1900); E. Maynial, Casanova and his Time; P. B. Barry, Sinner Down lhe Centuries; S. G. Endore, Casanova; W. Bolitho, Twelve Against lhe Gods; S. Zweig, Attempts ai SeIf Portraiture.

 

casa2h

Mapa Astral de Giovanni Giacomo Girolamo Casanova de Seingalt

Apr,2, 1725, 8:00 PM LMT
Venice, Italy, 12E21 45N27

Sun in Aries 12:58′
Moon in Sagittarius 9:24′
Mercury in Pisces 28:41′
Venus in Pisces 22:50′
Mars in Pisces 14:12′
Jupiter in Pisces 6:05′
Saturn in Capricorn 21:27′
Uranus in Scorpio 7:33’R
Neptune in Taurus 29:43′
Pluto in Virgo 28:57’R
Eris in Scorpio 14:32′
Ascendant in Scorpio 0:55′
MidHeaven in Leo 8:37′

filipeta

Imag dour