honestoSer honesto é ser verdadeiro e autêntico em palavras e atos; é não ser, portanto, dúbio, enganador ou falso. A honestidade reflete sinceridade e integridade.

Ser honesto é ser puro, genuíno e digno de confiança.

A abertura potencializa a honestidade. Ser aberto é não ter guardas, é ser vulnerável, acessível a novas idéias e, portanto, é não ser omisso, bloqueado ou fechado.

Ser aberto é ser imparcial, receptivo, transparente.

Muitos de nós preferimos pensar que somos honestos e abertos. No entanto, frequentemente, deixamos de revelar toda a verdade, contando “pequenas mentiras brancas”, ou deliberadamente generalizando, sendo indiretos ou vagos.

Outras vezes podemos praticar uma honestidade “relativa”, isto é, uma honestidade que varia dependendo da pessoa, situação, do momento, do lugar, do assunto.

Ser honesto e aberto é ser congruente, apresentando-se exteriormente de maneira consistente com o que você é interiormente, assim vivendo sua vida como um livro aberto.

Na verdade, todos somos livros abertos, não importando o quanto de nós mesmos queremos esconder. Somos transparentes como vidro.

Honestidade e abertura, portanto, não é você se revelar aos outros mas, sim, você confirmar para os outros o que eles já estão vendo, sentindo, sabendo.

Em vez de serem instrumentos de estratégia e defesa, honestidade e abertura são uma maneira natural de ser que deixa a vida mais simples, relaxada e gratificante.

E. Caddy & D.E. Platts, Ph.D.
O amor como escolha

filipeta

.

Intuititivo1