capela 12Joaquim José da Natividade, nasceu em São João del-Rei, apesar de não haver registro de nascimento, segundo o Almanaque Sul Mineiro para 1884, de Bernardo Saturnino da Veiga: “tem a igreja, (de São Tomé das Letras – MG) interessantes pinturas em seu teto e paredes, devidas ao pincel do habilíssimo artista Joaquim José da Natividade, natural de São João del-Rei.”

Não é possível saber a da exata do seu nascimento pois desapareceram dos arquivos locais os registros e os livros paroquiais anteriores ao ano de 1883. Segundo o restaurador Carlos magno de Araújo, nasceu provavelmente na segunda metade do século XVIII.

Natividade foi um pintor mulato responsável pela ornamentação pictórica em várias igrejas de Minas Gerais entre 1785 e 1824.

Seu estilo é comparável ao pintor ilusionista sacro Manuel da Costa Ataíde.

É atribuída sua autoria à pintura dos forros da Igreja de São Miguel do Cajuru, além do forro da nave da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Cassiterita (atual Conceição da Barra de Minas) e do forro da nave e capela-mor da Matriz de São Tomé das Letras.

 

Autor: Ricardo Kayapo – A memória viva de São Thomé das Letras

dioc

filipeta

thoger

go65fh4