Light_and_shadow_by_mjagielliczSempre vejo as pessoas dizendo: “eu sou luz”, ou “que somente a luz se aproxime”. É comum, diante de um desafio ou medo, vir à mente a invocação: “que a luz me proteja” e é luz isso, luz aquilo…

Mas outro dia, tomando banho em uma de nossas cachoeiras, tive a impressão que um portal branco dourado se abriu à minha esquerda. Porém, ao mesmo tempo, percebi que um portal negro escuro se abriu à minha direita. Quando voltava com os olhos para frente não conseguia perceber nada, mas quando olhava para frente e me concentrava em ver com o canto de meus olhos lá estavam eles, os dois abertos, bem próximos.

Fiquei um tanto apreensiva. Quem estaria do lado de lá? Na hora pensei em me conectar apenas com o portal dourado tentando não por atenção no portal negro. Porém, na mesma medida que eu sentia a presença da luz eu sentia a presença das trevas. Naquele momento eu sabia que se um se aproximasse o outro, por sua vez, também faria o mesmo e aí eu compreendi: Um não vive com o outro um não vive sem o outro.

Senti na minha pele isto: quando a luz se aproxima as trevas também chegavam na mesma proporção, pois o vácuo que atrai um, atrai o outro. Estamos no meio, entre pólos e quem diz que devemos escolher um lado, está nos cegando, porque escolhendo um lado ficaríamos incompletos, sem a visão do todo.
Imagine-se andando em cima de uma corda, o que você faz para se equilibrar?

Você a-bre os dois braços, certo? Se erguer um braço só penderá mais para um lado e cairá, porém se mantiver alinhada no centro, com os dois braços bem abertos, um fazendo contra peso ao outro, atravessará com sucesso toda a extensão da corda.

Compreendendo que sem luz não há sombra e sem sombra não há luz, seria tudo um grande vazio, um nada…

Pense numa sala vazia, com apenas um pequeno spot de luz embutido no teto. Nesta sala não há sombra, pois não há nada que possa criá-la, está vazia. Mas no momento que você entrar ou colocar qualquer objeto nela a sombra será criada.

Vejo a luz como a falta de movimento e a sombra como o movimento da luz. Uma é o reflexo da outra – sem uma a outra perde a consistência e se extermina.

A luz é o receptáculo da sombra e a sombra é o receptáculo da luz, uma trás a outra dentro de si e assim serão eternamente, prontas para comungar com quem esta verdade aceitar.

filipeta