Esse fato que parecia coisa séria acabou virando “causo”!!!

10600639_737988072932124_6570061700413539784_nFoi no dia 15 de março de 1996, quando foram encontrados por Guilherme Noronha, um dos filhos do pesquisador e ufólogo Oriental Luiz Noronha, o “Tatá”, num descampado do atual Parque Municipal Antônio Rosa vários ossos de grande porte, muitos fragmentados, pertencentes a um animal de grandes proporções. O osso que mais chamou a atenção foi uma enorme vértebra espinhal. Conforme o pesquisador, empolgado com o achado, esses ossos teriam sido de um animal que teria habitado nossa região durante o período jurássico. Porém o que talvez não tenha passado pela cabeça do Sr. Oriental é porquê ninguém teria visto esses restos mortais antes, já que no local existia um campinho de futebol e os ossos estavam parcialmente descobertos.

Na ocasião foi o comentário geral na cidade, foi dada a notícia em emissoras de rádio da região no jornal local e chamada a TV regional filiada à Rede Globo.

Mas os 15 minutos de fama duraram pouco após o proprietário de uma pousada próxima ao local onde foram encontrados os ossos ficar sabendo sobre o fato, ocasião em que o mistério..

Tratava-se de parte da ossada de uma baleia, a qual havia sido ganha de um pescador de Trancoso, sul da Bahia, os quais faziam parte da decoração.

Até uma espécie de funeral em respeito ao animal havia sido realizado após o possuidor dos ossos decidir que não queria mais aquilo no estabelecimento.

Daí em diante, os ossos que foram expostos orgulhosamente em frente à pousada do Sr. Tatá deixaram de ser “relíquias” para virarem um “trambolho” a mais que permaneceu ainda muito tempo escondidos na garagem que ficava nos fundos. Ninguém sabe o que foram feitos dos ossos “jurássicos”…

Extraído do Livro Ilustrado: “Causos” & “Acausos” de São Tomé das Letras Ricardo Kayapó

filipeta

thoger

a_708