stl2Sobre a pedra o homem

Localizada no alto de uma montanha de pedra, a mais de 1440 metros de altitude, na região sul de Minas Gerais, São Thomé das Letras é considerada uma das cidades mais místicas do Brasil.

A cidade também desfruta de um grande potencial ecológico, sendo agraciada com diversas cachoeiras, grutas e uma rica fauna e flora.

A cidade de São Thomé das Letras foi reconhecida oficialmente pela Embratur e pelo Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo como município de alto potencial turístico do Estado de Minas Gerais. Ainda faz parte da Estrada Real, antiga rota do ouro.

saothomeO que há para se conhecer

Igreja Matriz – A Igreja Matriz de São Thomé das Letras foi construída por volta de 1785, no mesmo local onde havia sido construída uaa pequena capela na ocasião do episódio que deu origem ao nome da cidade. Ao redor de sua praça existem diversas lojas de artesanato.

Gruta São Thomé – Foi nessa gruta que se deu o episódio que originou o nome da cidade. Ela está localizada ao lado da igreja Matriz. Na entrada da gruta, na sua parte superior, pode-se observar as pinturas semelhantes a “letras”.  

Passos e Casarões – Antigamente eram 12 passos, que simbolizavam os Passos da Paixão, na Via Sacra de Jesus Cristo. Esse passos eram utilizados nos dias de procissão. Hoje existem apenas quatro em aceitável estado de conservação. Provavelmente estes passos, foram construídos no século XVIII, na mesma época que foi iniciada a construção da igreja Nossa Senhora do Rosário. Alguns casarões encontram-se espalhados pelo centro da cidade, também foram construídos durante o século XVIII.  

Pirâmide – É uma construção em forma piramidal. Vem atraindo um grande número de pessoas com objetivos diversos, entre os quais a observação de discos voadores.  

Pedra da Bruxa – Localizada bem próximo à Pirâmide. É uma formação rochosa que, vista de perfil à noite, lembra a silhueta da face de uma bruxa. É também conhecida como a Pedra do Picú. Do alto se tem uma visão de praticamente 360′ sobre as montanhas.  

Toca do Leão – Fica próximo ao campo de futebol, no lado oposto da estrada, no local hoje conhecido como Sítio do Leão. Lá se encontra uma pintura rupestre que dá nome à toca. O visitante vai encontrar a figura de um animal sem a cabeça.  

Igreja Nossa Senhora do Rosário – Também conhecida como Igreja de Pedra. Não possui muitos dados históricos. Iniciada no século XVIII, permaneceu por um longo período inacabada, essa era a igreja dos escravos.  

Cachoeiras:  
Eubiose, Cantagallo, Flávio, Véu de Noiva, Paraíso, Vale das Borboletas, Ricarda, Lua, Bruxa, Sobradinho, Chuva, Shangri-lá, Poço das Esmeraldas, Antares….  

Grutas:  
Gruta do Carimbado, Sobradinho, Leão, Feijão, Chico Taquara, Labirinto, Índio…

Informações úteis

– Sempre é conveniente lembrar aos visitantes levar: protetor solar, boné, óculos de sol, protetor labial, kit de primeiros socorros, mochila com água e alimento para as caminhadas, máquina fotográfica e/ou filmadora, sacola para recolher o lixo, etc.

– Leve tênis e roupas leves e confortáveis. Durante o dia costuma fazer calor, porém a noite pode esfriar muito, não esqueça de levar agasalho.

– A cidade possui os seguintes sistemas de telefonia: Telemar, Telemig Celular, TIM.

– As tomadas são em sua maioria 110 w.

– Serviço médico/hospitalar: Rede de Saúde — Unidade Mista de Saúde Dr. César de Oliveira Rua Plínio Pedro Martins, 210 Tel. 3237-1580/3237-1009 – Posto de Saúde e Pré-atendimento de urgências e emergências em finais de semana e feriados prolongados. Hospital de referência : São Sebastião, em Três Corações.

– Funcionam na Cidade: Bancos : Itaú – (35) 3237-1276 – Al. Virgílio Andrade Martins, 47

– Atenção: o caixa eletrônico do Banco Itaú funciona somente dentro do Banco, no horário de atendimento, das 10 às 14 horas, 2 a . a 6 a . feira ; e também Banco Postal Bradesco – (35) 3237-1249 – R. Marcionilio Ribeiro Costa, 150-A;
Posto da Caixa Econômica Federal, na Casa lotérica Miragem da Sorte – R. José Cristiano Alves, 21-B (35) 3237-1583;
Banco do Povo, na Loja Senhor dos Anéis – Praça Barão de Alfenas, 35 loja 1 (35) 3237-1397.
Agencia Postal : CORREIOS – (35) 3237-1249 – R. Marcionilio Ribeiro Costa, 150-A.

Fotos da Cidade

filipetacidade das estrelasacomodaçõesestruturalazer e atendimentosatendimentosfotos e videoscomo chegarpolítica e funcionamentosão thomé das letrasprogramação