Nicola Tesla
(1856, Ioguslávia – 1943, Nova York)

nico1Nikola Tesla talvez tenha sido o pesquisador que mais controvérsias provocou em todos os tempos. 

   Ao lado de Aleister Crowley, no ocultismo, foi ao mesmo tempo amado e odiado, cultuado e desprezado. Todos os pensadores ortodoxos, aqueles presos ao velho pensamento, limitados e limitadores, execraram as suas idéias “aquarianas” (avançadas no tempo).

De sua mente privilegiada partiu uma longa série de inventos, que vão desde pequeninas máquinas elétricas, até gigantescas torres destinadas a captarem a energia cósmica, para serem distribuídas pelo planeta na forma de energia elétrica (projeto boicotado e sabotado pelos interesses ameaçados).

     Nasceu em 1856, em Smiljan, uma província austro-húngara, que pertence hoje a Ioguslávia. Seu pai era o pároco da aldeia e contam os biógrafos que era um homem rápido a ofender-se e lento a perdoar. Sua mãe, apesar de analfabeta possuía uma inteligência incomum, inventou inúmeros aparelhos domésticos (incluindo um moderno modelo de tear), sabia de cor livros inteiros da Bíblia e recitava milhares de versos das sagas poéticas nacionais. Possivelmente, ele  herdou da mãe sua genialidade.

    nikola_teslaDesde cedo revelou suas extraordinárias qualidades de observador do universo e inventor. Ainda rapaz, já tinha construído uma turbina, uma bomba de vácuo e uma máquina movida por insetos.

     Sua capacidade de visualização era perfeita. Ele era tão rápido e preciso ao dar as respostas de questões matemáticas que lhe eram apresentadas que os professores começaram a desconfiar que ele havia descoberto um novo método de os burlar. As respostas eram sempre corretas e quase instantâneas, por mais complexas que fossem as perguntas.

nico2Anos depois ele disse que os cálculo apareciam tão nitidamente diante dele e o desenvolvimento da solução em fases sucessivas, como se escrevesse num quadro, só que numa velocidade absolutamente fantástica.

     Ele usava o mesmo processo de visualização para desenvolver suas invenções. Quando imaginava uma máquina ela lhe aparecia literalmente e ele podia observar toda a estrutura; podia ver e recordar todos os movimentos; podia medir as dimensões e testar as reações. Ele não costumava fazer desenhos ou anotações de seus projetos, pois todas as formas e dados estavam registrados fotograficamente em sua cabeça. Segundo fontes da época ele era capaz de fazer medições mentais da ordem de dez milésimos de polegada !!!… Ele possuía o que é hoje chamado de memória eidética.

      nikolaaaDentro dele, um mundo de idéias fervilhava constantemente. Desde cedo compreendeu a carência de energia no planeta, percebeu que o homem utilizava as reservas energéticas sem se preocupar que elas eram limitadas e esgotáveis. Hoje para nós isto é óbvio, mas  para a época, era uma consideração totalmente desprezível.

     Com 29 anos chegou aos Estados Unidos, sem dinheiro e sem bens pessoais (perdera a mala na viagem). Logo foi trabalhar com Edison, que o colocou em trabalhos rotineiros.

nico3Porém, Tesla apresentou uma enorme quantidade de projetos para novas máquinas, o patrão inventor, descrente, prometeu-lhe 50.000 dólares para uma delas e, quando ele a criou, Edison, deu uma risada e disse que havia sido brincadeira. Tesla demitiu-se no mesmo instante.

     Ficou a deriva na vida e foi trabalhar inclusive, como abridor de valas até que arrumou um emprego na Western Union, onde pode voltar aos laboratórios de pesquisas. Nesta ocasião encontrou a solução para a criação do motor de corrente alternada.

     Em uma conferência impressionou George Westinghouse, que lhe ofereceu um emprego e propôs comprar as suas patentes por uma cifra espantosa para a época. Entretanto, pouco tempo depois, Westinghouse sofreu um abalo financeiro. Tesla, prontamente, rasgou os contratos dizendo que seu real interesse era colocar suas teorias a serviço da humanidade.

     Tesla era um homem fora do seu tempo, sua mente privilegiada via além do véu obscuro do óbvio. Suas descobertas no campo magnético rotativo, permitiu a utilização da corrente alternada.

teslaConstruiu a chamada Bobina de Tesla, hoje usada nos aparelhos de rádio e televisão. Também foi o criador do primeiro barco teleguiado.

     Terminou sua vida pesquisando uma nova modalidade de energia, a energia escalar. Ela foge de todos os padrões e conceitos estabelecidos pela ciência ortodoxa. Como tudo que foge aos padrões conhecidos e estabelecidos, esta nova forma de energia  foi desprezada, julgada sem direito a defesa e negada sem clemência pelos cientistas que se dizem buscadores da verdade.

filipeta

 

nikola-tesla-matthew-ridgway

filipeta

 

genios1-teslaDizem que a genialidade costuma morar muito perto da loucura. Não há evidência conclusiva, mas o preceito certamente se aplicava a Nikola Tesla.

Seu feito mais concreto, entre tantos, foi ter desbancado o sistema de corrente direta (DC) de distribuição de eletricidade advogado por Thomas Edison com a corrente alternada (AC), que sairia vencedora na disputa de padrão, viabilizando o fornecimento de energia proveniente de fontes remotas – seria extremamente complicado, por exemplo, levar energia de Itaipu para a costa brasileira se não fosse a corrente alternada.
“Seu nome se tornou sinônimo de magia nos mundos intelectual, científico, social e de engenharia, e ele foi reconhecido como um inventor e descobridor de grandeza sem paralelo”, disse James J. O’Neill, amigo e biógrafo de Tesla.

Sérvio de nascimento, foi nos Estados Unidos que ele desenvolveu suas ideias mais fabulosas. Seu primeiro emprego no país foi justamente sob o comando de Edison. E foi lá que nasceram os desentendimentos entre ambos que levaram à “guerra das correntes”.

Em 1885, Tesla disse a Edison que podia redesenhar seus motores e geradores ineficientes, melhorando o desempenho. O patrão teria respondido: “Há 50 mil dólares nisso para você – se conseguir”. A empresa nem tinha um montante desses (equivalente a US$ 1,2 milhão de hoje), mas Tesla levou a sério. Quando concluiu o trabalho e foi cobrar, o chefe disse que estava brincando. “Tesla, você não entende nosso humor americano.” Deu um aumento a ele e tocou a vida. O sérvio ficou fulo e pediu demissão.

filipeta

.

sacerimag

divider-06