Nikolai Konstantinovich Roerich

São Petersburgo, Leningrado, Rússia, 9 de Outubro de 1874 – Kulu, 13 de Dezembro de 1947

roeric1Nicholas nasceu  na Rússia, em San Petersburgo,  no dia 9 de outubro de 1874.

Durante sua longa vida ele foi pintor, escritor e arqueólogo, tendo o valor da sua obra sido reconhecida internacionalmente. 

Nicholas K. Roerich criou um Tratado Internacional de Paz que incluía a Bandeira da Paz.

  Ele propunha que a bandeira por ele criada flamejasse em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e científicas para indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra e de paz. Reconhece que os tesouros culturais são de valor duradouro para todas as pessoas como patrimônio comum da humanidade.

   O pacto foi inicialmente apresentado por Roerich em Nova York.
   Mais tarde, em 1929, por este trabalho, ele foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.
 

  Coroando sua obra, em 15 de abril de 1935, Franklin D. Roosevelt presidiu uma cerimônia máxima , na Casa Branca, em Washington,  na qual o Brasil, os Estados Unidos da América, juntamente com mais vinte países latino-americanos firmaram definitivimante o seu Tratado Intercional de Paz.

   Nicholas dizia: “Criatividade Positiva é a qualidade fundamental do espírito humano. Devemos dar acolhida a todos aqueles que superam dificuldades pessoais… devemos impulsionar seus  espíritos para a tarefa da construção da Paz e desta maneira assegurarmos um futuro radiante de paz e crescimento.”

    Nicholas Roerich morreu em Kullu, no dia 13 de dezembro de 1947. Seu corpo foi incinerado e suas cinzas enterradas numa encosta, bem diante das montanhas que ele tanto amou e retratou em muitas das suas quase sete mil obras.
 

   Onde quer que a Bandeira da Paz seja hasteada, ali se reconhece a importância da memória da humanidade para o desenvolvimento das gerações futuras. Ela, também, deve estimular cada pessoa a tomar para si a responsabilidade pela evolução do Planeta.

  Neste momento de tanta violência, a obra de Roerieh serve como uma reafirmação inspiradora das mais nobres qualidades humanas: a Sabedoria, a Beleza e a Paz.

“Onde há Paz, há Cultura; onde há cultura, há paz.”

roer sign_of_peace

filipeta

 

Uma mostra da obra de Roerich

roerich_nicholas3

a_708

Roerich2

a_708

eee

a_708

the-rite-of-spring-1945-1

a_708

eeee

a_708

eeeeee

a_708

coatzacoalcos_18

a_708

roerich4

filipeta

 

gaya 10

Receba graciosamente o áudio explicativo e os primeiros exercícios

Solicite pelo e-mail: imagick@imagick.org.br

e clicke na imagem para maiores informações