Elina Antunes
(Santa Vitória do Palmar, RS, 19/09/1942 –  Três Corações, MG, 31/03/2004)
.
ny1A Ny, como ela gostava de ser chamada, nasceu em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul,em 19 de Setembro de 1942.
.
Como uma verdadeira virginiana, gostava de ter e colocar as coisas sempre no lugar certo, sem se importar, nem um pouco, com o que pensariam de sua atitude.
.
Em sua vida, cheia de aventuras, quebrou tabus, ultrapassou limites, lutou por ideais, venceu seus medos,pesquisou o oculto, plantou florestas,criou sonhos considerados impossíveis…
Uma verdadeira aventureira. Viveu em Serra Pelada como garimpeira e comerciante; morou um ano e meio às margens do Rio da Morte, a quarenta quilômetros do mais próximo ser humano “civilizado”. Pelas cidades grandes por onde passou foi babá, enfermeira, dama de companhia, pintora de paredes, atendente, fabricante de velas…            Em 1987 mudou-se para São Thomé das Letras, no sul de Minas Gerais. Aí morou quase dois anos numa caverna situada no morro do Cantagalo, a 10 quilômetros do centro da cidade. Recebeu então o apelido de “Lady Toca”. Lá, com sua gata Dê, recebia os amigos, fazia suas meditações, comungava com a natureza – sua melhor amiga…            Voltou para a cidade onde desempenhou as mais diversas funções: pintora de paredes, decoradora, mestre de obras, gerente de pousada, corretora de imóveis.

            Em 1996, intermediou a compra da Cidade das Estrelas para o Imagick. Local onde morou, foi administradora e Diretora de Campo até 1998. Foi ela que, em condições altamente adversas (não havia luz elétrica, a sede estava em condições mais para lá de precárias – chegou a dormir num jipe, as estradas eram péssimas, não existia nenhuma condução até a cidade – salvo eventuais e raras caronas – 10 km.), ajudou a implantar as bases do que hoje é o complexo Cidade das Estrelas.

            Em fins de 1998 mudou-se da Cidade das Estrelas, mas nunca se afastou dela. Continuou trabalhando pela expansão de seus limites, orientando seus administradores, cuidando dos interesses do Imagick junto a comunidade, funcionando como um anjo da guarda, dando retaguarda para que nós pudéssemos desenvolver nosso trabalho com mais tranquilidade.

            Em 1999 assumiu o compromisso de reflorestar o Morro do Cantagalo, produzindo, desde então, mais de 7.000 mudas de árvores nativas que hoje estão plantadas no espaço compreendido pela Cidade das estrelas e o Bosque dos Beija Flores comandado pelo nosso querido irmão, Cavaleiro Defensor da Cidade das Estrelas e Magister Templis da Irmandade das Estrelas, Lauro Escobosa Vallejo.

            Sua passagem por nossas vidas foi um exemplo de desapego, humanitarismo, amor ao próximo e à Natureza, além de suas palavras sempre amigas, conciliadoras e confortantes.  O seu temperamento irreverente, a sua determinação em avançar nos projetos sociais (meio-ambiente, crianças) e a sua não vinculação a nenhum partido ou crença, deixam em todos nós a admiração por um ser humano que cumpriu sobremaneira a sua missão no Planeta Terra.

            ny3bA Ny fez sua transição no dia 31de Março de 2004, por volta das 9:30 horas da manhã, por parada cardíaca durante o sono, após ter sido medicada e estando no Hospital São Sebastião, em Três Corações, nas Minas Gerais.  Seu corpo foi sepultado no singelo cemitério de Sobradinho, Comarca de São Thomé das Letras, como foi de seu desejo.
 
            Em homenagem ao que ela fez por todos nós, ao exemplo de vida que deixou, ao jeito especial de amar os inúmeros amigos que possuía, ao carinho que sempre nos dedicou, a partir de sua partida, o Templo de Cura da Cidade das Estrelas passa a chama-se: Templo de Cura Ny Antunes.

 

filipeta

martok

1086854ew4he9nxi6