Wolfgang Amadeus Mozart
(Salzburgo – Austria, 27/01/1756 – Viena – Austria, 05/12/1791)

imageL79Nasceu em Salzburgo, atualmente pertencente à Áustria.

Foi uma criança prodígio de uma família musical burguesa, começando a compor minuetos para cravo com a idade de cinco anos. 

O seu pai foi Leopold Mozart, também compositor. 

Algumas das primeiras obras que Mozart escreveu enquanto criança foram duetos e pequenas composições 
para dois pianos, destinadas a serem interpretadas conjuntamente com sua irmã.

Mozart foi um ser maravilhoso que conseguiu saltar o abismo que existe entre a preciosidade e a genialidade.

Em 1763 seu pai o levou, junto com a sua irmã Nannerl, então com 12 anos, por uma turné pela Inglaterra. Em Londres, Mozart conheceu Johann C.Bach, último filho de Johann Sebastian Bach, que exerceria grande influência em suas primeiras obras. 

Leopold Mozart

Logo cedo passou a prestar serviços à corte, como o fazia toda a sua família. Porém, seu gênio sentiu-se amordaçado e tantos foram os choques  com seus superiores e tal era a sua insatisfação que, quando em 1781, o Conde Colloredo, arcebispo de Salzburgo, ordena a Mozart que se junte a ele e a sua comitiva em Viena ele, indignado por ser colocado entre os criados, pede demissão.

A partir daí passa a viver da renda de concertos, da publicação de suas obras e de aulas particulares. Inicialmente tem sucesso, e o período entre 1781 e 1786 é um dos mais prolíficos de sua carreira.

A partir de 1786 sua popularidade começou a diminuir junto ao público vienense e logo os problemas financeiros começaram a aparecer.
 
Foi  contra a vontade do pai, que casou-se com Constanze Weber, em 1782. 

Constanze Weber

Para agravar ainda mais os problemas financeiros, a sua saúde e a de sua esposa foram ficando cada vez mais precárias. Foi assim que, em 1791, compõe suas duas últimas óperas e morre em 5 de dezembro, deixando a sua obra inacabada (há uma lenda que diz que o réquiem que estava compondo era para ser tocado em sua própria missa de sétimo dia). Depois de um funeral cheio de mistérios, foi enterrado numa vala comum de Viena.

 Nos 35 anos de sua curta existência escreveu quase 900 obras que abarcam todos os gêneros musicais existentes na época: ópera, música de câmara, gênero sinfônico, música sacra…

Jovem Mozart

filipeta

desenvlAnimation20