imageS1ENão é novidade relacionar a bruxaria com a cozinha.

A Márcia Frazão fez isso com maestria em seus trabalhos.
Quero  neste artigo falar um pouco sobre o Caldeirão.
A bruxaria tem várias vertentes, creio que seria bom começar definindo bruxaria.

Bruxaria é uma forma de se relacionar com  o mundo, uma forma de estar no mundo que não foi deturpada pela civilização imperialista e mercantilista que se desenvolveu dominando e destruindo progressivamente os povos naturais e suas culturas.

Na bruxaria estamos em harmonia com a vida, com a Terra enquanto ser vivo e temos aguda noção das energias que nos circundam.

Consciência ecológica, feminismo, abordagem holística da realidade podem parecer termos novos para algumas pessoas , mas são posturas mais que naturais para quem trilha os caminhos da Bruxaria.

Algumas pessoas se ressentem do termo “bruxo(a)” mas eu aprecio usá-lo em honra daquelas mulheres e homens que morreram sob tortura e na fogueira , vítimas dos grupos que desejavam manter o mundo na ignorância, que desejavam destruir os elos com o passado real da humanidade para impor essa falsa história que hoje estudamos, baseada em guerras e na vida de pessoas que fingem inventar o que já existia.

Na Bruxaria aprendemos a lidar com as energias que nos circundam e aprendemos a agir ativamente em relação a vida.

Podemos dizer que todo ser humano tem duas opções frente a realidade : Viver a história ou sofrer a história.

Nós , da bruxaria, vivemos ativamente a história.
REconhecemos nosso papel frente a realidade e nos relacionamos com o mundo  de forma harmônica e dinâmica.

Lidamos com a realidade em sua essência  energética.

Estas energias são duas principais categorias.
Temos as energias telúricas, isto é, as energias geradas pela Terra, as energias da Natureza e temos as energias que nos chegam do cosmos, como as energias planetárias, hoje estudadas pela astrologia.

O grande segredo da Bruxaria consiste em saber como sentir e lidar com estas energias, usando-as para atingir nossos objetivos.

A cozinha é essecialmente um lugar mágico.
Certa vez, conversando com uma das pessoas que estudei neste campo mágico , ela me fez uma colocação muito real.
Disse que nos dias de hoje, a vontade humana estava estropiada.
O ser humano perdeu o poder da palavra e da vontade e vivia dizendo coisas que nunca realizava e a maior parte das coisas que uma pessoa se propõe de manhã já esqueceu a tarde.
Mas a cozinha, continuava sendo um dos poucos lugares, em que uma pessoa entra se propondo a realizar alguma coisa e realmente realiza.

Na cozinha temos um verdadeiro laboratório de alquímia.
Durante o preparo de uma refeição temos uma verdadeira operação mágica ocorrendo e não é a toa que os instrumentos “bruxescos” que sobreviveram a perseguição sistematizada que os cultos pagãos sofreram estão o caldeirão, a colher de pau e o pilão.

Na cozinha temos o fogo e o fogo é um elemento mágico dos mais fortes.
O fogo tem importância tremenda para nós, podemos nos esquecer disso, como vivemos numa civilização superficial que no auge do consumismo deixa de dar o real valor para certos elementos fundamentais.

Morei em várias fases da minha vida e aprendizado em lugares onde o fogo não era tão fácil, tanto em tribos indígenas como na roça.

Aí, o rito de acordar cedo e acender o fogão de lenha ganha outro sentido, inclusive no inverno, onde a água quente da casa depende da serpentina que passa pelo fogão de lenha e o próprio calor vem dali.
 

O Caldeirão é um dos símbolos mais fortes da Bruxaria.
O útero da Mãe, da Deusa. Nele é gerado o alimento, nele preparamos nossas poções e encantamentos.

O caldeirão é o lugar onde podemos juntar os ingredientes e então transmutá-los em algo diferente, no resultado que almejamos.

Toda pessoa que se dedica de fato a bruxaria precisa ter um caldeirão, não importa o tamanho, mas quando usamos instrumentais para manipular as energias que vamos usar em nossos feitiços o caldeirão surge como elemento dos mais importantes.

O caldeirão é o útero da Deusa, o elemento feminino em nosso altar, da mesma forma que a colher de pau é o falo do Deus, o elemento masculino em nosso altar.

Aqui notamos a realidade complementar da Bruxaria e a importância dos dois elementos, feminino e masculino, pois como diz uma bruxa que admiro:  “não se mexe um caldeirão com outro caldeirão, mas sim com a colher de pau” .

image9RDNo ramo de bruxaria que trabalho nós ligamos o poder feminino a TErra e o poder Masculino ao Sol, embora ( como o TAoismo demonstra)  na Terra temos também o poder masculino e no Sol temos também o poder feminino.

Assim , o Caldeirão é a própria força da Terra e a colher de Pau é similar em poder a chamada “varinha mágica” de certas tradições, é o veículo ativo do poder solar que se une ao poder telúrico para gerar a vida.

Deixar uma vela acesa dentro do caldeirão é acionar o poder da Deusa Dragão, a que traz em seu útero o fogo da Vida, a chama da existência.

O caldeirão deve ser consagrado a Deusa e a colher de pau ao Chifrudo.

Quando trabalhamos mágicamente com o Caldeirão e a colher de pau estamos nos unindo energeticamente a gerações incontáveis de bruxas no nosso passado que discretamente realizavam suas magias sem despertar muita atenção, pois suas vidas dependiam disso.

Assim, o caldeirão tem importância fundamental para quem lida com a bruxaria, como instrumento de trabalho com as energias que manipulamos.

filipeta
.
magtribaledkoko03