wheelPara dançar com a Roda, é preciso aprender os passos da dança. Como a maior parte das cerimônias são baseadas na Terra, a Roda Medicinal, apresenta-se bem simples.

Trata-se de uma estrutura de 36 pedras. Ainda existem inéditos níveis de significados para este simples círculo e as linhas internas do círculo.

Para entender a dança de uma roda Medicinal, você deve primeiro saber que a Roda medicinal é uma visão similar de 20.000 Rodas Medicinais. Essas Rodas Medicinais serviam para muitos propósitos, para os povos nativos das Américas.

Elas eram o cerimonial central da cultura, laboratórios astronômicos, e lugares que as pessoas poderiam chegar para marcar o tempo e mudar as suas próprias vidas assim como a vida da Terra. Elas eram lugares para rezar, meditar contemplar o grau de entendimento de nós próprios e nosso relacionamento com toda a Criação. Rodas Medicinais eram usualmente colocadas em áreas onde a energia da Terra poderia ser fortemente sentida e seu uso na cerimônia faz esta energia ficar ainda mais forte. Consequentemente, areas da Roda Medicinal fazem que o corpo chame novos vórtices : lugares de intensas energias da Terra e de cura. As novas areas onde tem Rodas Medicinais tem sido construídas e servem para a mesma função.

Formas de Roda Medicinal existem por todo o Globo desde o Grande Círculo de Pedras da Europa até as Mandalas na Índia. Todas elas são remanescentes passado quando o mundo era guiado pela lei de relacionamentos corretos, respeito humano a todos os seres a Todas As Nossas Relações – minerais, plantas, animais, espíritos em cima da Mãe Terra. Estudar a Roda Medicinal ajuda você a lembrar sua conexão com todos os aspectos do Universo. Cada pedra na Roda Medicinal é uma ferramenta para ajudar a você a entender traços de seu passado que molda o presente e o futuro planetário. Cada posição na Roda Medicinal afetará diretamente a você e algum ponto de sua vida.

A Pedra Criador, ou símbolo, é o centro da roda Medicinal, assim como o Criador é o centro de toda vida, sempre criando começando, encerrando, sempre movendo, sempre continuando. Deste centro irradia a energia que cria todo o resto da Roda. As sete pedras que circundam o criador formam o Centro do Círculo da Roda e representa a Fundação de toda a vida. Ligeiramente para o Suleste está a pedra que representa a Mãe Terra, a entidade que nos dá o nosso lar e as nossa vidas. Continuando no sentido do Sol ( sentido horário) como sempre fazemos quando usamos a Roda Medicinal é a pedra do Pai Sol que esquenta e nutre a vida.. A Próxima é a Pedra Vovó Lua, que guia nossos sonhos e visões, acompanhada pela pedra do Clã da Tartaruga, representando o elemento Terra; o clã do Sapo, representando o elemento Água; o Pássaro Trovão, representando o elemento Fogo, e a Borboleta representando o elemento Ar. Estas sete pedras ensinam sobre a construção básica dos blocos de vida.

img

 

As pedras ancoradas para o outro círculo da Roda Medicinal estão nas quatro pedras honrando os espíritos Guardiões : Waboose no Norte; Wabun no Leste; Shawnodese no Sul; Mudjekeewis no Oeste. Essas pedras Espíritos Guardiões, dividem o círculo em quadrantes que servem de fronteiras para as 12 pedras das Luas do outro círculo. Essas pedras representam as luas que dividem o ano. Delas, aprendemos mais sobre cada estação; cada hora do dia e hora da vida; e a cada minerl, planta animal, clã elemental, Espíritos Guardiões em direção ao Centro do Círculo. Eles representam qualidades que alcançamos no Espaço Sagrado do Criador.

Essa simples descrição física da roda Medicinal proporciona a você o primeiro degrau para dançar com a Roda . Mas, para realmente entender a Roda, sua compreensão tem que superar o físico e o intelectual. Você nunca poderá dançar bem se você estiver sempre pensando sobre onde colocar os seus pés. Para dançar você precisa ouvir a música e permitir que a música seja parte de seu corpo e ser. Isso leva tempo e prática. Quando você está pronto para começar, siga técnica simples, a primeira de muitas que ajudarão a dançar na Roda.

Essas técnicas são chamadas visualizações. Elas proporcionam caminhos para ver mentalmente, sentir e imaginar a sí próprio e sua vida como algo diferente do agora. Todas visualizações, se tratadas com respeito, podem através das cerimônias, dar um modo para conectar nossa energia com a energia do Universo e para agradecer o Universo, e todas suas partes, pelo presente da vida.

Sun Bear

filipeta

 

juan 1edkoko03