7gConvide para sua casa os deuses da felicidade do Japão.
Junto com eles, chegam boas vibrações.

Shichifukujin é o nome, em japonês, deste seleto e eclético grupo. Acredita-se que sua origem esteja no xintoísmo, a mais antiga religião japonesa, mas eles incorporam características de divindades budistas da China e da Índia. “Estes deuses sintetizam os desejos fundamentais do ser humano: ser feliz e ter fortuna e vida longa”, diz Akiko Kurihara, coordenadora pedagógica da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Por seus atributos, como fartura, sabedoria e longevidade, no Oriente é bastante corriqueiro manter as imagens em casa para atrair tais benesses. “Na véspera do ano-novo, os japoneses dormem com uma gravura do shichifukujin embaixo do travesseiro”, conta Akiko. No Brasil, eles podem ser encontrados nas lojas de artigos orientais, vendidos juntos ou separadamente. Em casa, pode-se criar um altar exclusivo para eles ou acomodá-los em um aparador, por exemplo. E não é obrigatório mantê-los unidos. Mas, convenhamos, invocar a felicidade sete vezes nunca é demais…

 

JUROJIN:

jurojim

JUROJIN é o deus da longevidade, é um ancião de barbas longas que segura um cajado, um rolo de pergaminho e, às vezes, um leque. Sua figura se confunde com Fukurokuju, que, como ele, é originário da China. Em algumas imagens, usa um chapéu.

 

EBISU:

ebisu

EBISU é o deus dos pescadores, da fortuna e da prosperidade, geralmente é representado com um pargo-vermelho – esta cor da felicidade na cultura japonesa. Nas diferentes imagens, pode segurar uma rede ou vara de pesca, simbolizando a fartura.

 

DAIKOKUTEN:

daiku

DAIKOKUTEN é o deus da colheita, originário da Índia, protege os alimentos – por isso, dá para colocar sua imagem na cozinha. Nas representações, segura um saco e, às vezes, o martelo da sorte (uchide-no-kozuchi), que tem o poder de concretizar desejos.

 

BISHAMON, OU BISHAMONTEN:

bish

BISHAMON é o deus dos guerreiros e da coragem, é uma divindade hindu incorporada pelo budismo. Na imagem, leva nas mãos a espada e um pagode (templo chinês), que, de acordo com a tradição, guarda um tesouro.

 

FUKUROKUJU:

fokuro

FUKUROKUJU é o deus chinês da boa sorte, da fortuna e da longevidade. Compartilha semelhanças com Jirojin, também ligado à sabedoria, com quem às vezes se confunde. Tem barba longa, a cabeça alongada e carrega um cajado.

 

HOTEI:

hotei

HOTEI e´o deus barrigudo deus da saúde e da satisfação, de origem chinesa, às vezes carrega um saco, que nunca se esvazia. Entre as divindades, é a única de origem humana. Acredita-se que tenha sido um bonzo (sacerdote budista) do século 10.

 

BENTEN, OU BENZAITEN:

benk

BENTEN é a deusa da sabedoria, guardiã da literatura, da música e das artes, é a única divindade feminina do grupo.Tem correspondência com a indiana Sarasvati. Geralmente é representada tocando o biwa (um bandolim típico japonês).

 

SETE: Um número mágico

7mmm

Os japoneses consideram o 7 um algarismo repleto de mistérios, da mesma forma que no Ocidente, onde temos os sete pecados capitais e as sete maravilhas do mundo. No budismo japonês, há a crença de que a alma precisa reencarnar sete vezes até alcançar a iluminação, e que sete semanas de lamentação devem ser seguidas depois de um falecimento. Há também o costume de comer no dia 7 de janeiro o mingau de arroz temperado com nanakusa, as sete ervas da primavera. Arranjos com as sete flores do outono homenageiam a entrada dessa estação. Mais: “No idioma japonês arcaico, o ideograma que representava a felicidade era formado por três números 7”, conta a professora Akiko Kurihara.

TEXTO: WILSON F. D. WEIGL

filipeta

desenvl

Clicke na imagem e nos conheça.

86491887_74827276_db33bf9bb03022508f821754dea5862d