imageS6M Nosso mundo está ficando muito barulhento. E, com isso, nossos pensamentos também ficam “barulhentos”. Precisamos, com urgência, recuperar o silêncio dentro e fora de nós.

Para isso, temos que aprender a ouvir o silêncio. Mas, para aprender a ouvir o silêncio, primeiro temos que, simplesmente, aprender a ouvir.

Com esse objetivo, hoje veremos duas práticas cotidianas muito interessantes. Ambas têm o objetivo de recuperar nossa capacidade de ouvir.

A primeira é destinada a recuperar nossa capacidade de ouvir o que nos dizem as outras pessoas. Ao exercê-la, estaremos também contribuindo para melhorar nossos relacionamentos.

A segunda tem a finalidade de nos habilitar a ouvir os sons de nosso ambiente e, aos poucos, de ouvir o próprio silêncio. Ela irá contribuir para que possamos ouvir o Espírito, a nossa alma, a nossa voz interior.
 

Prática 1 – Apenas ouça

Geralmente, quando conversamos com alguém, não estamos realmente ouvindo.

Estamos pensando em como vamos responder, estamos avaliando as reações e gestos da pessoa ao que dizemos, estamos pensando em outros assuntos.

Raramente estamos totalmente presentes, apenas ouvindo o que a pessoa tem a dizer.

Essa prática se constitui em simplesmente ouvir. Não pense no que vai dizer.

Ouça. Preste atenção não nos gestos, não na reação às suas palavras. Mas no conteúdo do que está sendo dito.

Você irá se surpreender com os resultados. Verá que escutamos, na maior parte da vezes, não o que está sendo dito, mas o nosso próprio diálogo interior ou os nossos preconceitos  e pré-conceitos sobre aquela pessoa ou situação.

Quando você apenas ouve, presta uma homenagem a si mesmo e a quem fala.

Demonstra respeito pelo ato de conversar. E, ainda, aprende muito mais sobre você e sobre quem está falando.

Lembre-se, durante o dia, de apenas ouvir. E todas as vezes que perceber que caiu no velho hábito de deixar seu diálogo interior interferir, redirecione sua atenção para a escuta.

Prática 2 – Os sons do nosso mundo.

Essa é uma prática que considero particularmente agradável e proveitosa. E é, também, extremamente simples.

Procure, ao longo do dia, prestar atenção nos sons do seu cotidiano.  “Escute” o barulho da escova de dentes enquanto escova os dentes. Ouça com atenção o ruído da escova em seus cabelos. Escute o barulho da água.

Ouça seus passos, o ruído do fogão elétrico sendo ligado, o som do fósforo riscado, o chiado da água quente. Ouça. Perceba.

Aos poucos, você vai perceber que sua vida é uma sinfonia de pequenos sons.

E aprenderá a baixar a intensidade desses sons. A andar de forma mais suave, manipular os objetos de forma mais suave. Tornará essa música de fundo de sua vida mais agradável.

E, também devagar, aprenderá a identificar o silêncio que existe no intervalo entre esses sons. Um silêncio que é só seu. Um silêncio que vai penetrando no seu cotidiano. Nesse silêncio, você vai aprendendo a viver em paz. É muito bom.

filipeta