A cura pelo coração.

amor[1]Desde tempos imemoriais o coração tem sido associado à vida afetiva e àquilo que não podemos controlar conscientemente, nem pelo intelecto e nem pela vontade, pois todas as vezes que somos dominados por emoções fortes, as batidas de nosso coração se aceleram. 

A capacidade humana do sentir é tão importante quanto o ar que respiramos, e nesse sentido, os batimentos cardíacos se mostram como um sinal inequívoco de nossas capacidades emocional e afetiva. 

Nas mais diversas culturas e ao longo de diferentes momentos históricos, o coração tem sido tratado como um símbolo bastante importante para o Homem. 

No Egito Antigo ele era considerado o órgão da consciência, indicando através de seu ‘peso na balança’, se o indivíduo havia praticado um maior número de ações boas ou más. 

Anu[1]Segundo as crenças religiosas daquele tempo, se o falecido fosse um homem de bem, o coração estaria leve e ele seria levado para o mundo dos deuses, caso contrário, ele iria para o mundo das trevas, conforme descrito no ‘Livro dos Mortos’, onde se encontra provavelmente, a primeira representação gráfica do coração. 

Para a cultura indiana, o coração é a sede do absoluto, enquanto que no Alcorão, o Livro Sagrado Islâmico, a combinação do amor e da inteligência dá origem à “inteligência do coração”. 

No Livro Sagrado Judaico, a Torá, a palavra coração aparece 190 vezes, e para os cristãos, o coração enquanto símbolo ganha novas dimensões através do culto do Sagrado Coração de Jesus e Maria. 

image8O2É a partir da Idade Média que o coração começa a ser associado aos sentimentos de amor entre homem e mulher, o que perdura até os dias de hoje, através das mais variadas expressões artísticas. 

É através de um ‘Coração Aberto’ que podemos vivenciar experiências intensas, profundas, e que trazem um colorido todo especial ao nosso viver. 

No entanto, embora os indivíduos anseiem intensamente pela experiência do amor, o processo de ‘Abertura do Coração’ nem sempre acontece de forma fácil, e é exatamente aí que começam muitos dos problemas e dificuldades de nossa jornada humana.

Dr Rudiger Dahlke em seu livro “Heart-Aches, Heart Disease and the Psychology of the Broken Heart” (As Doenças Cardíacas e a Psicologia do ‘Coração Partido’), descreve o significado simbólico e espiritual subjacente a uma série de diferentes condições cardíacas. 
 

dahlke[1]Rudiger Dahlke

Dahlke observa que um ‘Coração Partido’ está, em geral, por detrás da gênese de muitos dos diversos problemas físicos do coração que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. 

Por incrível que possa parecer, a experiência de ‘amar e ser amado’ é muitas vezes assustadora para alguns indivíduos, e essa dificuldade em lidar com os ‘Afetos do Coração’ pode afetar, em maior ou menor grau, o funcionamento saudável do coração físico, pois um Coração que tenha sofrido mágoas e dores emocionais suficientemente fortes, poderá adoecer fisicamente. 

A relação entre os sentimentos, o funcionamento físico do coração, e a existência de determinadas sintomatologias, passa pelo funcionamento energético dos indivíduos.  

image1AAAs Tradições Esotéricas falam da existência de sete centros energéticos principais ou Chakras. Esses centros captam a energia sutil universal que existe à nossa volta, transferindo-a para os órgãos e glândulas a eles associados. 

O Chakra Cardíaco se localiza no peito próximo ao coração, sendo o centro energético responsável pelo fornecimento de energia sutil para o coração físico. 

É particularmente durante os festejos natalinos que a simbologia do Coração e sua relação com o Amor, se torna mais evidente no mundo cristão.  

Para a comunidade cristã, o Coração é o símbolo da bondade e da caridade, sendo mencionado nos textos bíblicos centenas de vezes, sempre no sentido de demonstrar o mais importante, o mais íntimo e o verdadeiramente essencial para o Homem na sua relação com Deus. 

imageLSSDentre os avatares ou Mestres da Iluminação que passaram pela Terra, Jesus é percebido no mundo ocidental como o representante maior de entrega e sacrifício, cumprindo sua Missão de Amor Sacrificial Incondicional por todos os indivíduos. 

O Amor Máximo Ofertado é expresso de muitas formas, entre elas através do Sagrado Coração de Jesus, símbolo do Amor Incondicional e da Paixão Crísticos; e da visão enternecedora e comovente do Menino Jesus durante os festejos natalinos. 

Podemos sentir claramente que tanto o Cristo-Rei quanto o Menino Crístico, nos apontam para uma promessa de renovação e ‘Cura Interior’, através do Amor Divino que se derrama sobre cada indivíduo, e que, ao mesmo tempo, já existe dentro de cada um de nós.  

image776A mensagem crística de Amor do Menino Jesus que nasce na Terra, para que possamos ‘Salvar Nossos Corações’, e do Amor do Cristo-Rei adulto, que nos fala da ‘Dádiva do Amor Incondicional’, nos faz pensar, com toda a certeza, na impressionante intensidade e beleza dos mistérios do Amor Sagrado, essa Centelha Divina que habita a Alma de cada um. 

O Amor Divino nos re-lembra que nunca é tarde para que possamos ‘Curar Um Coração Ferido’ e que, principalmente, nunca é tarde para que possamos seguir os ‘Caminhos do Coração’.

 

Monica Raza 
Terapeuta Holística 
mcrstar@hotmail.com