Hypatia

Hypatia de Alexandria
(370 a. C., Alexandria – 479 a. C., Alexandria)

imageJEVO ultimo cientista a trabalhar na Biblioteca de Alexandria foi uma astrônoma, matemática, física e líder da escola neo-platônica de filosofia 

Uma gama extraordinária de instrução para um indivíduo em qualquer idade.

Seu nome era Hypátia  ou Hipácia,  como também é hoje conhecida

Considerada um gênio universal.

imageR8SNasceu em Alexandria em 370. Em uma época em que as mulheres possuíam poucas opções e eram tratadas como propriedade, Hypatia movia-se livre e desinteressadamente pelos domínios masculinos tradicionais e segundo a opinião corrente, ela era muito bela.  

Ela teve vários pretendentes, mas rejeitou as ofertas de casamento. 

Seu pai, Teón, também era matemático e astrônomo, trabalhava na biblioteca e  cuidou muito de perto da educação de sua filha.

imageCFNPor esse tempo, Alexandria estava sob o domínio romano e vivia sob grande tensão. Roma tentava manter o poder de seu império. A Igreja Católica, em expansão, consolidava seu poder e tentava erradicar a influência e a cultura pagã. Hypatia permaneceu no epicentro destas poderosas forças sociais.

No ano de 412, Cirilo, um cristão fanático, foi nomeado patriarca de Alexandria. Sua rivalidade com Orestes, então governador romano do Egito, logo terminou numa hostilidade declarada. Orestes havia sido aluno e era amigo pessoal de Hypatia e de sua família. 

ciriloLogo que assumiu seu posto Cirilo começou a perseguir a judeus e pagãos apesar da forte oposição do governador.

O ódio de Cirilo, por Hypatia nasceu pela sua amizade íntima com o governador romano e cresceu pelo fato dela ser um símbolo do saber e da ciência, que eram identificados, no início da Igreja, como atos próprios do paganismo. 

imageISGCom grande perigo pessoal, ela continuou a ensinar e a publicar suas pesquisas, até que no ano de 415 foi atacada por uma turba fanática de paroquianos de Cirilo.   

Tiraram-na de sua charrete, rasgaram suas roupas e, armados com conchas, esfolaram-na até os ossos.

Seus pertences foram queimados, seus trabalhos obliterados, seu nome  esquecido pelos seus contemporâneos. Entretanto, Cirilo foi canonizado!!!…

image6RI

filipeta
.
imageJM1

 

 

Comentários desativados em Hypatia

Tags: