Fatores psicológicos são responsáveis por quase todos os stress.

imageRTI         O cérebro funciona como uma máquina, aonde a Consciência como sede da inteligência conduz os enfoques. Se alguém simplesmente imagina e, o tipo de imaginação é acompanhado de emoção, o Sistema Nervoso produz as descargas hormonais da mesma forma como se a fantasia fosse um fato atual. Assim sendo, alem do stress por esforço físico como esporte, trabalho, ou estudo excessivo, há o stress por lesões, traumas, estados pós-operatórios, pós-parto, irritações nervosas e a motivação psicológica de uma realidade concreta ou ainda fantasiosa.

         Os fatores psicológicos, devidos à imaginação descontrolada causada pelo medo, raiva e inveja, são responsáveis por quase todos os stress. A tensão emocional excessiva tem sido responsável pela reto colite ulcerativa, moléstia tipicamente psicossomática que se caracteriza por inflamações e ulcerações nos intestinos, com diarreias frequentes e sangramentos. Afora isto, há para considerar as crises nervosas, a pressão alta, ataques cardíacos, dores na coluna como consequência de desequilíbrio psíquico e somatização. Apesar de se saber que tem fundo psicológico, se desconhece a causa psíquica em cada pessoa, a qual deve ser investigada pela análise com cada paciente.

         A possibilidade de cura decorre do fato de que a causa de cada doença está no interior de cada pessoa, no conteúdo do que deveria ser o “reino dos céus” e onde se estabeleceu em algum canto um inferninho partícula durante um período da vida. É pior quando é consciente e há um esforço para mascarar a situação. Reconhecer e enfrentar a realidade através da racionalização é caminhar para o equilíbrio. 

A inveja é uma das fontes de tensão psíquica

         A reação de adaptação de qualquer pessoa em relação à vida, pode se dar de modo normal quando predomina o amor e a conformação com o irreparável. Essa síndrome de adaptação geral (SAG), também pode se dar em intensidade maior ou menor do que o normal, dependendo se predomina a raiva ou o medo diante da percepção da verdade daquele momento. Os maiores fatores de stress psicológico são os complexos de culpa, instalados no momento em que haja ofensas, injurias e prejuízos causados a terceiros.

          É assim que o indivíduo conhecendo os Evangelhos e as Ideias transmitidas por Nosso Senhor Jesus o Cristo, pensa e age de conformidade com a Lei Áurea (Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo), as demais coisas lhe são acrescentadas.  Os acréscimos para começar são paz de espírito, sono tranquilo e boa digestão. Estes são uns bons indícios de equilíbrio e de boa saúde. Quem tem saúde física e mental pode trabalhar com eficiência.

         A não conformação diante de uma realidade (verdade) oferece duas saídas alternativas: 1- a fuga, levando à frustração e ao ódio (alienação e omissão), ou, a luta com enfrentamento, raiva e agressividade, tentando modificar a realidade do momento, muitas vezes negando ou deturpando os fatos da realidade exterior e objetiva.

         Como a sanidade é uma questão relativa, o indivíduo menos insano tenta se adaptar harmonizando-se com a situação real do momento, esperando a hora e a oportunidade para reverter o processo se for o caso. 

Sanidade é uma questão relativa

         O menos insano tem mecanismos psíquicos de defesa mais eficazes contra a agressividade, principalmente se faz uma introspecção através do mecanismo da prece, o qual pelo automatismo das funções cerebrais proporciona paz e tranquilidade interiores. Essa é a condição para que a imaginação controlada encontre soluções a curto, médio e longo prazo. Entenda-se como insanidade o resultado da luta prolongada contra a própria consciência.

         Inversamente o mais insano, o doente, mesmo que a doença de fundo psíquico ainda não seja aparente, é mais sujeito à má intenção de terceiros, bem como cria uma série de situações que colaboram para a sua própria autodestruição.

         Analisando-se uma população de um determinado meio ambiente, onde a prática de encontros periódicos favoreça a observação, é possível constatar como as doenças degenerativas consideradas “da 3ª idade” atacam os pacientes de stress, sendo mais raros os casos de real perigo ou emergência entre os mais humildes em espírito e mais conformados. 

         Seguramente, desde que o Homem deixou o Paraíso do Éden, isto é, desde que o Homem deixou de ser “barro” através do “sopro divino”, evoluiu para uma condição de animal pensante. Principiou a raciocinar por conta própria, pois comeu o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, quando foi agraciado com uma forma de consciência. Esta consciência da realidade externa e objetiva podia ser comparada com a sua realidade interna, subjetiva, ou seja, com sua imaginação e sua fantasia. O desenvolvimento do Bom Senso que faz viver em espírito santo, livre de stress, garante a saúde do ex-animal. 

O homem sentiu-se nu 
quando comeu da árvore do conhecimento

        O Homem passou a ter consciência dos próprios erros ao criar desarmonias com as realidades e “sentiu-se nu” em suas avaliações subjetivas, devidas ao desenvolvimento de raciocínio dedutivo e indutivo.

        Para algumas pessoas a maior luta durante a vida é tomar consciência dos próprios erros e desistir da posição de pequenos deuses “infalíveis” que ditam normas e princípios, às vezes dogmas e ou rituais para os demais.  Sentir-se nu diante da própria consciência e não querer abdicar de sua própria autoridade é algo extremamente estressante, a não ser para os que são psicologicamente primários e ativos, ainda em processo de evolução psíquica. 

       É fácil observar as consequências das atitudes dos que atingiram posição de destaque social, seja econômico, financeiro, ou religioso, e que passam a adotar um comportamento artificial, criando a sua própria mascara de ferro, lutando contra a vida, contra o afeto e contra a realidade; muitas vezes buscam viver solitários ou em comunidades restritas onde se sintam menos inseguros. Não há um inconsciente patológico, mas uma atitude de negar a consciência da própria realidade, e fantasiando uma realidade interior, que é projetada e sugerida como “imagem” ao exterior, e que o coloque a salvo diante de si e dos demais.

        Se quando o indivíduo, pela profissão ou pela posição social que ocupa, faz uma fantasia de perfeição de si mesmo e, a quer manter a todo custo, reagindo a qualquer vislumbre de conscientização que possa contrariar essa fantasia, gera-se a doença pela tensão na Consciência. Assim é a imagem do “Homem Político” quando se acha “honrado” e os fatos mais do que evidentes o contradigam. A tensão na consciência pode somatizar na área da emoção (coração) ou na área do intelecto (cérebro), sendo o mais comum a vaso constrição (isquemia) e a esclerose dos vasos nos casos de uma tensão mais prolongada. São comuns os derrames cerebrais (AVC) e os infartos do miocárdio. Tensões na disputa do poder e nos medos relativos a consciência pesada, somatizam na área do estômago, com as gastrites, vômitos, má digestão e úlceras gástricas de fundo nervoso. Basta que se deixe essa postura, para que os sintomas atenuem.

         Quando o indivíduo aceita os avisos da consciência, não reagindo contra, nem se alienando, mas aceitando o alerta proveniente do seu lado divino e espiritual, restabelece-se o equilíbrio interno, harmoniza-se o psiquismo e mantém-se a saúde física e mental com menos dificuldade. 

A atitude positiva é o melhor comportamento

         Os exercícios de introspecção profunda, que permitem que a mente faça enfoques internos no banco de memória, no subconsciente, e trabalhe esses enfoques com conotação de idéias dentro da realidade, com plena percepção da verdade, facilitam uma tomada de posição com mudança de atitudes, sem ofensas, sem injúrias e sem prejuízos causados a terceiros. 

         Paz de Espírito, Paz profunda, Sono Tranquilo e Reparador são as melhores dádivas Divinas. 

Escrito por Prof. Alberto Dias

filipeta

 

imageQPS