tumblr_lpwul7DChr1qbn5m1o1_500No dia 15 de agosto de 1977, o astrônomo Jerry Ehman trabalhando no projeto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre), em Ohio, detectada pela primeira e última vez (pelo menos oficialmente ) um sinal de 72 segundo vinda do espaço sideral. Esse foi um momento monumental na história do evento e chamou a atenção de todos.

SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) foi criada pelo final de 1970 no Centro de Pesquisa Ames da NASA e Jet Propulsion Laboratory da NASA , na Califórnia. O objetivo era examinar estrelas tentando detectar sinais inteligentes do espaço. No entanto, duas décadas depois a NASA parou de se envolver no projeto.

No entanto, em 15 de agosto 1977, o momento mágico aconteceu. O “Big Ear” radiotelescópio do Observatório Radio Universidade Estadual de Ohio avistou um sinal inteligente vindo da direção da constelação de Sagitário e sua duração foi 72 segundo na frequência de 1420.4056 MHz . O sinal foi nomeado o “Wow! Sinal” por causa da nota que Jerry Ehman tomou quando notou os números que identificam o sinal na impressão computador.

wow-signal-alienO sinal apareceu em uma faixa muito estreita de frequências (menos de 10 kHz) e a análise realizada sobre o sinal provou que se originou fora do nosso sistema solar. O sinal no seu ponto mais forte foi de 30 vezes mais forte do que o ruído de fundo . A intensidade de sinal permaneceu constante dentro de uma janela de observação de 10 segundos. Infelizmente, o sinal foi observada apenas uma vez e nunca desde então , mesmo que , mais tarde, o foco da SETI por muitos meses foi a constelação de Sagitário.

O que é interessante é que a frequência de 1420.4056 MHz, é a frequência da linha do hidrogênio neutro e como Ehman sugeriu, faria sentido uma civilização alienígena tentar se comunicar naquela frequência, uma vez que o hidrogênio é abundante no universo.

seti-alien-radio-wow-telescope-signals-binary-code-crop-circles-data-decipher-project-the-idea-girl-says-youtube-channel-writingPoderiam todos esses eventos serem aleatório  ou apenas  o homem fez suposições de objetos no espaço como alguns céticos sugeriram? A resposta é “não” com uma probabilidade de 99%. Infelizmente, devido à falta de um novo sinal, desde então, não é possível identificar a finalidade do sinal ou a localização exata do mesmo. Se, de repente, algo como isso acontecer hoje teríamos muito mais informações e muito mais dados para identificar não só a origem, mas possivelmente até mesmo uma mensagem escondida no sinal.

 

filipeta

 

imageGLB