aboboraIngredientes: 3 xícaras de chá de abóbora; 1 litro de caldo de legumes; 2 colheres de sopa de azeite; 1 cebola picada; 1 dente de alho picado; Um pouquinho de sal e pimenta-do-reino; 150g de couve-manteiga em tiras.

Refogue todos os legumes na margarina light, em fogo médio, até ficarem dourados. Adicione o caldo de legumes, o leite e o sal.

Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos, ou até que os ingredientes estejam macios, mexendo algumas vezes. Retire do fogo, espere ficar morno e bata no liquidificador até formar um purê. Volte o creme para a panela, acrescente metade das ervas e deixe ferver por mais 3 ou 4 minutos. Polvilhe as ervas aromáticas restante e sirva quente.

A abóbora é rica em vitamina A, importante para o bom funcionamento do organismo, e contém o licopeno, um elemento essencial para a visão. A hortaliça também possui vitaminas do complexo B; sais minerais, como o cálcio e o fósforo; além de ser provida de propriedades laxativas e diuréticas.

Esse vegetal também é rico em zinco ,ele atua em manter as células nervosas vivas e afasta a tristeza,ele e necessário para converter o tripofano (triptofano: é um aminoácido e carboidrato que favorece a síntese de serotonina – neurotransmissor que exerce efeitos sobre o sistema nervoso – fazendo com que melhore o humor do indivíduo) e também encontrado no chocolate. A serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade.

filipeta