Faça uso desta técnica que é repleta de poder, e funciona efetivamente.

Faça Uso Deste Princípio
.
lookgraphic1Há alguns anos o notável psicólogo, William James, anunciou seu famoso principio do “como se”. Disse: “Se deseja uma qualidade, aja como se realmente já a tivesse. Tente a técnica do “como se”. Ela está repleta de poder, e funciona.”

Por exemplo, suponhamos que você seja tímido, desconfiado, com um miserável complexo de inferioridade. O procedimento para modificar esse estado de coisas, passando para uma extroversão normal é tentar visualizar se, não como pensa que é, mas como gostaria de ser, uma pessoa confiante e segura, apta a conhecer pessoas e resolver situações. Desde que o pensamento ou imagem do que você deseja ser está profundamente impresso em sua consciência, comece, deliberadamente, a agir de maneira confiante, como se fosse capaz de manejar situações e encontros pessoais. É lei provada da natureza humana que, conforme nos imaginamos ser, e conforme agimos na suposição de que somos o que nos vemos sendo, iremos, com o tempo, tendendo fortemente a nos tornarmos assim, contanto que perseveremos no processo.

Essa lei de mudança pessoal auto assumida, tem sido demonstrada por muitas e diversas pessoas. Por exemplo, o famoso líder religioso John Wesley ficou apavorado durante um violento temporal no Atlântico, quando ele viajava para a América, no século XVII. Mas havia pessoas a bordo do navio, que jogavam desvairadamente, mostrando-se calmas e confiantes durante o temporal. Wesley ficou tão impressionado pela imperturbabilidade daquelas pessoas, que lhes perguntou o segredo, e este era uma serena fé na providencial proteção de Deus. Quando Wesley confessou, tristemente. que não tinha uma fé assim, um deles disse:
  “O segredo é simples. Aja como se tivesse essa fé, e com o tempo, a fé, com essa característica, tomará conta de sua pessoa”.

Wesley seguiu o conselho e chegou a desenvolver tão poderosa fé, que lhe permitiu dominar as situações mais difíceis. Portanto, se você tem medo, discipline-se para agir como se tivesse coragem. Se é tenso, aja deliberadamente como se fosse calmo e seguro de si. Shakespeare, cuja intuição quanto à natureza humana mal foi igualada, confirma esse método: “Assuma uma virtude, se não a tem” diz-nos ele, no terceiro ato do Hamlet.

Também, você, pode ativar-se para o entusiasmo pelo uso do princípio “como se.” O que você é vem a seu encontro. Esse notável princípio é assim descrito por Emerson: “Um homem é um método, um arranjo progressivo, um princípio seletivo reunindo a ele os que se lhe parecem, onde quer que vá.” Assim, aja como quer ser e será como agir.
  

Norman Vincent Peale,
O Poder do Entusiasmo,
Cultrix, 1995
filipeta
reprog