Henrich Arnold Krumm-Heller
((Pontoise, 1330 ou 1340 — Paris, 22 de março de 1418)
.
image8IBNicolas Flamel foi um alquimista francês que viveu no século XV em Paris.  
Foi um escrivão, copista e vendedor de sucesso francês e ganhou fama de alquimistas 
após seus trabalhos de criação da pedra filosofal.
Sua vida não é um mito, uma fábula curiosa. 

A sua casa, por exemplo, que foi construída em 1407, continua de pé lá na Rue de Montmorency, 51 (hoje transformada num café). 

Porém seus atos são realmente lendários.

Flamel é o mais conseguido dos alquimistas europeus.

Em seus escritos afirma que conseguiu as duas metas mágicas de alquimia, ele criou a Pedra Filosofal e o Elixir Vermelho – Contam que ele e a sua esposa Perenelle alcançaram a imortalidade!
 

 

Como um vendedor de livros e copista (que faz cópias de um livro) Flamel teve acesso a muitos textos muçulmanos e muitos livros antigos. Ele era um leitor experiente, especialista em reconhecer a autenticidade do que lia e aprender o que podia de cada trabalho consultado. 

Um dia ele recebeu um livro muito misterioso de um amigo íntimo, escrito por uma pessoa antiga conhecida como “Abraham, O Judeu”. O livro estava cheio de palavras cabalísticas escritas em grego e hebraico. Flamel deixou sua vida profissional para dedicar-se no entendimento do texto. 
 

 

Rue de Montmorency, 51

Ele viajou para várias universidades: Andaluzia, Córdoba (conquistada pelos cristãos em 1236) e para o santuário de Santiago de Compostela, com o objetivo de consultar autoridades judaicas e muçulmanas. 

Na Espanha, ele encontrou um misterioso professor, Mestre Canches, que o ajudou a entender os símbolos que Flamel encontrara no obscuro manuscrito. Existem rumores que o tal “mestre” era um homem adepto, ou um sábio, que estudou os mesmos ensinamentos que receberam os  Reis Magos citados na Bíblia. A partir desta fonte de conhecimento antigo, Flamel foi capaz de descobrir chave para decifrar o texto codificado que guardava os segredos de como criar a Opus Magnum. 
 

 

Uma coisa é certa, após o seu regresso da Espanha, Flamel, de fato tornou-se um homem fabulosamente rico. Ele comprou uma grande propriedade  construindo nela hospitais e igrejas apenas com os rendimentos de seu trabalho alquímico. 

Ele deixou sinais do arcano alquímico escritos em sua lápide, que está preservada no Museu de Cluny, em Paris. Seu túmulo está vazio – alguns dizem que foi roubado por saqueadores em busca de seus segredos alquímicos. Mas, se ele alcançou mesmo a imortalidade, o seu túmulo pode estar vazio por outro motivo.

image86G

filipeta

Oração de Nicolas Flamel

nicolas flamelAo que parece este texto era como uma oração para conseguir desvendar os segredos da alquimia e realizar todas as suas grandiosas obras com sucesso.

Ela ainda pode ser usada com muito proveito por aqueles que desejam enveredar pelo caminho da alquimia. Ela deve ser memorizada e repetida mentalmente todas as noites até adormecer e também em qualquer momento de ócio mental, durante a ginástica, no banho, cozinhando etc. Isto irá fazer com que você tente atingir os objetivos alquímicos involuntariamente, lendo e se dedicando mais as práticas alquímicas.


Deus todo-poderoso, eterno, pai da luz, de quem provém todos os bens e todos os bens perfeitos, imploro vossa misericórdia infinita; deixai-me conhecer vossa sabedoria eterna; aquela que circunda vosso trono, que criou e fez, que conduz e conserva tudo.

Dignai-vos enviá-la do céu a mim, de vosso santuário, e do trono de vossa glória, a fim de que ela esteja em mim e opere em mim; é ela que é a senhora de todas as artes celestes e ocultas, que possui a ciência e a inteligência de todas as coisas.

Faz com que ela me acompanhe em todas as minhas obras que, por seu espírito, eu tenha a verdadeira inteligência, que eu proceda infalivelmente na nobre arte à qual estou consagrado, na busca de miraculosa pedra dos sábios que ocultastes ao mundo, mas que tendes o hábito de descobrir ao menos a vossos eleitos.

Que essa grande obra que tenho a fazer cá embaixo seja começada, continuada e concluída ditosamente por mim; que, contente, goze-a para sempre. Imploro-vos, por Jesus Cristo, a pedra celeste, angular, miraculosa e estabelecida por toda eternidade, que comanda e reina convosco.

Paz e Luz em seu caminho

 filipeta

 

imageA3O