pelo Dr. Ademir Carvalho Leite

.
image426       A vilã batata, condenada por anos, não é tão má assim. Vejamos, é possível comer um prato de sobremesa de batatas fritas, em vez de duas ou três colheres de sopa de arroz cozido, ou feijão, ou milho, ou trigo? Claro que sim!

           Façamos uma experiência: plantemos um grão de feijão, um grão de milho, um grão de trigo, um grão de arroz e uma batata. Todos formarão uma planta. Isto é, todos têm em si, armazenada, energia, que podemos chamá-la “X”, em quantidades iguais para germinar uma planta. Um grão de milho formará uma planta alta, um grão de feijão uma rama rasteira, assim como uma batata formará uma rama rasteira etc. 

          Quando você come um prato de sobremesa de batatas, come em média de três a quatro batatas, isto é, três a quatro “X” de energia, que facilmente conseguirá ser metabolizada. Por outro lado, quando você come uma colher de arroz, ela contém em média 300 a 500 grãos de arroz. Mas você não come só uma colher de arroz, comerá duas ou três colheres, então por volta de 1.000 grãos de arroz, isto é, 1.000 “X” de energia. Isto, com certeza, se você não for um trabalhador braçal, que usa a enxada em vez da caneta, fará você armazenar esta energia sob a forma de gordurinhas. Ainda dentro desta teoria, vamos pensar: e a bolacha de água e sal dos regimes, quantos grãos de trigo tem? Ou se faz uma bolacha apenas de água e sal? Calculemos que isso deve variar em torno de mil grãos de trigo para cada bolacha. Você só come uma ou meio pacote?

         Às vezes come um pacote de bolachas frente a TV e isto equivale a 40 bolachas que poderá ser igual a 40 mil grãos de trigo, que se equiparam a 40 mil batatas e que provavelmente encheria um caminhão. Então um pacote de bolachas ingerido, seria o mesmo que comer um caminhão de batatas !

imageMA5        Você sabe o que se usa em uma fazenda ou em uma granja para engordar boi, cavalo, porco, frango e os demais animais?  Com certeza absoluta, são os grãos de milho, soja, farelo de trigo, cevada, aveia e associações. Aqueles mesmos cereais utilizados em refeições matinais que você come com leite, frutas e iogurte no café da manhã. Ou mesmo naquelas barrinhas de cereais nutritivas que você come enquanto malha nas academias para emagrecer; quando não, come no lanche porque está de regime. Então, você dirá: mas uma batata é grande e um grão de milho é pequeno!

         Então, vamos trabalhar com o pensamento. Peguemos uma batata média e retiremos toda a água que ela armazena, isto é, vamos desidratá-la. Ela certamente ficará do tamanho de uma azeitona. Agora retiremos a celulose que armazenava a água e que nosso organismo não absorve, e então teremos a batata do tamanho do grão de milho. Agora imaginemos um prato de sobremesa com quatro batatas desidratadas e sem celulose, e veremos um prato com quatro grãos, o que não é muita coisa.  Comer quatro grãos de feijão é diferente de comer quatro batatas? Claro que não. Eu prefiro as quatro batatas…

filipeta

 

pm23