image81VHá pouco tempo li uma  frase que me chamou a atenção:
“ Qualquer tecnologia suficientemente avançada
é indistinguível da mágica”.

    Em tempos antigos, muitos foram queimados por terem um conhecimento superior ao da média das pessoas da época.  Imagine o que seria tentar explicar a Internet para pessoas do século XV!

    Há 4 mil anos atrás foi escrita pelo patriarca Abraão a 1ª obra sobre Cabala –  o Livro da Formação .

    Poucos foram capazes de penetrar nos segredos contidos neste livro sagrado.

    Há 2 mil anos, foi escrito o Zohar – Livro do Esplendor – explicando os segredos do Livro da Formação e expondo conceitos muito à frente de seu tempo. O Zohar é o principal corpo teórico da Cabala.

    Nestes mesmos tempos, a palavra Cabala metia medo em quase todas as pessoas. E o estudo da Cabala ficou completamente fechado e restrito por vários séculos.

    Em 1922, foi criado o Centro de Estudos da Cabala, em Jerusalém, e em 1969 o Rabino Berg tornou-se diretor do Centro com a intenção de abrir as portas da Cabala para toda e qualquer pessoa que quisesse estudá-la.

    Em 1969 outros acontecimentos importantes marcaram nosso planeta para sempre:

(1) A chegada do homem à Lua;
(2) O Mega-evento “Woodstock”, onde estiveram presentes ao ar livre 600 mil pessoas (coincidentemente o mesmo nº de pessoas que a Bíblia descreve terem estado no Monte Sinai no momento que Moisés revelou as Tábuas da Lei)

    A Cabala é a mais antiga sabedoria espiritual cuja meta é a transmissão desta sabedoria e das ferramentas necessárias para iluminar corações e mentes, visando o crescimento espiritual de toda humanidade.

    Assim como leis da física como gravidade e magnetismo existem independentemente de nosso desejo e conhecimento, as leis espirituais do universo também influenciam nossas vidas todos os dias, todos os momentos.

    A Cabala  nos  ajuda  a  entender  e conviver com estas leis para nosso benefício e consequentemente, o benefício de todo o Cosmos.

    De acordo com a Cabala, o desejo é a principal essência dos seres humanos, é a matéria-prima de que somos feitos. Desejo é o que motiva toda a expressão humana: artes, literatura, música, ciência.

    Um dos mais importantes conceitos cabalistas é a Lei das 3 Colunas, a explicação para as polaridades de energia.
    A Coluna Direita é a energia de compartilhar do Criador.
    A Coluna Esquerda é a energia de Receber do Receptor
    e a Coluna Central é a Força da Restrição, como o  filamento em uma lâmpada, que cria o fluxo entre as 2 polaridades.
 

No mundo sub-atômico:
Coluna Direita = próton
Coluna Esquerda = elétron
Coluna Central = nêutronNo bulbo de uma lâmpada:
Coluna Direita = pólo positivo
Coluna Esquerda = pólo negativo
Coluna Central = filamento

Em termos humanos:
Coluna Direita = nosso Desejo de Compartilhar
Coluna Esquerda = nosso Desejo de Receber para Si Mesmo
Coluna Central = nosso livre arbítrio, resistindo ao desejo egoísta e transformando-o em Desejo de Receber para Compartilhar.

    A Coluna Central ocorre através da transformação do Desejo de Receber para Si Mesmo em Desejo de Receber para Compartilhar.
    Esta é uma transformação pró-ativa, o equilíbrio das 3 energias, apresentando o desafio de agir como a Luz e como Receptor ao mesmo tempo.
    Luz é a metáfora cabalista para Deus, o Criador e Receptor, para nos identificar.
    De acordo com a Cabala, antes do Big Bang físico, ocorreu um big bang espiritual.
    Antes do início dos tempos, havia uma força infinita de Energia, a Luz . Para completar sua energia de dar, a força de Energia Infinita, a Luz,  criou um Receptor, não era um entidade física e sim uma força, uma essência inteligente. Causa e Efeito. Dar e receber.
    Porém surgiu neste Receptor o desejo de merecer e ser a causa de sua própria satisfação, e não mais somente receber da Luz. A isto os cabalistas dão o nome de pão da vergonha.
    Para eliminar o pão da vergonha o receptor parou de receber a Luz e resistiu.
    Neste momento a Luz se retirou e criou um espaço vazio e criando um ponto único de escuridão dentro do Mundo Infinito. O infinito tinha dado vida ao finito. A Luz deu ao Receptor o tempo e o espaço que é o nosso universo físico.

    Voltando a explicação do número 3, um de seus aspectos mais significativos é que ele nos conecta diretamente aos 72 Nomes Sagrados de Deus, 72 sequências de 3 letras que Moisés usou como instrumentos metafísicos para dividir o Mar Vermelho.
    Os 72 Nomes Sagrados são , na realidade, mais atributos de Deus do que propriamente nomes. E 72, de acordo com os cabalistas, é a completa manifestação da vida.
    A sequência que engloba os 72 Nomes Sagrados de Deus é derivada de 3 versos no livro de  Êxodo que descreve a abertura do Mar Vermelho (capítulo 14, versos 19, 20 e 21). Cada um destes 3 versos contém 72 letras.
    Mais uma vez o aspecto do número 3, demonstrando o sistema de 3 colunas. O 3 denota o potencial de transformação e unificação das 2 polaridades onde o espiritual governa o físico e a mente governa a matéria.
    Nosso caminho é salpicado de testes e tribulações. Esses desafios surgem para nos acordar, mostrar nossas fragilidades e nos habilitar para receber toda a Luz do Criador.

Texto extraído de apostilas e cursos do
Centro de Estudos da Cabala,
sob a direção do Rabino Berg.

Especialmente selecionado para você
pelos amigos cabalistas: Sandra e Ernesto