Dorothea Lynde Dix

Harvard_Daguerreotypes_-_bMS_Am_1838_(994.2)_-_Dorothea_Dix4 de abril de 1802, no Mine – 17 de julho de 1887, em Massachusetts

Dorothea Dix teve uma infância difícil, que foi prejudicada pelo alcoolismo e doença mental de seus pais. Como a mais velha de três filhos, desde cedo Dorothea cuidava da casa.

Em 1814, mudou-se para Boston para ficar com sua rica avó. Como uma jovem educada, ela finalmente abriu uma série de escolas e escreveu livros educativos e devocionais muito populares.imagesddss

Em 1836, após um colapso de saúde (um dos muitos em sua vida) forçou-a a fechar sua última escola, então, por seu estado de, saúde viajou para a Inglaterra e de lá retornou com ideias reformistas sobre o cuidado e tratamento dos insanos. Na época, os problemas mentais eram considerados intratáveis e os afetados eram frequentemente encarcerados em prisões, juntamente com criminosos violentos, expostos a tratamentos desumanos: privados de higiene e roupas adequadas, acorrentados em jaulas e células não aquecidas, açoitados e abusados sexualmente.

Em 1840-41, Dix visitou todas as instalações públicas e privadas que ela podia acessar em Massachusetts, escrevendo relatórios inflexíveis sobre as condições horríveis e pedindo mais supervisão estatal das instalações privadas. Seu lobby resultou na expansão do hospital psiquiátrico do estado e ela passou a realizar investigações semelhantes em outros estados e até mesmo na Europa.

DorotheaDixEm abril de 1861, com a União se mobilizando para a Guerra Civil, ela viajou imediatamente para Washington, pegando o último trem por Baltimore antes de as pontes próximas serem incendiadas. Sua fama como reformadora hospitalar rendeu-lhe após uma breve reunião com o Presidente Lincoln, uma autorização para nomear enfermeiras e equipar hospitais, e uma nomeação de Superintendente de Enfermeiros do Exército em junho do mesmo ano.

Enfermagem era profissão de homens na época, muitas vezes realizada por soldados em recuperação, e Dix se jogou no mundo destes homens. Ela alugou uma casa em Washington, DC com seu próprio dinheiro, administrando o recrutamento de enfermeiras e a coleção de suprimentos médicos doados deste local.

a9d982a3-9c17-48d1-8b47-6d9c50d585fdEla usou sua autoridade para converter propriedades em Washington em hospitais. Quando o Exército da União não dispunha de ambulâncias suficientes após a Batalha de Bull Run, ela comprou uma com seu próprio dinheiro e a colocou em serviço. Ela também organizou depósitos de suprimentos e hospitais em St. Louis e Yorktown enquanto a guerra avançava.

Não tinha um único dia de folga durante a guerra. A fim de “proteger” seus enfermeiros das abordagens indesejáveis de médicos e soldados feridos, ela só aceitou mulheres de aparência simples com pelo menos 30 anos de idade no início e as vestiu com roupas escuras sem adornos.

2-dorothea-l-dix-1802-1887-grangerDevido às suas regras rígidas e ao seu anticatolicismo, que a levou a rejeitar as freiras voluntárias, muitas mulheres acabaram evitando-a e encontrando emprego em hospitais por outros meios.

Devido à sua natureza exigente e intransigente, ela ganhou apelidos como “General Dix” e “Dragon Dix”. A novelista e poeta Louisa May Alcott, mais conhecida por Little Women , serviu como enfermeira sob Dix e escreveu “ninguém gosta dela e eu não me pergunto porque”.

imagedesSua natureza cruzada trouxe Dix em constante conflito não apenas com suas enfermeiras, mas também com médicos que frequentemente se ressentiam de sua “intromissão” e seu hábito de ignorar as ordens de oficiais militares e a intrusão de mulheres naquilo que consideravam ser seu próprio reino.

Sua rivalidade constante acabou provocando sua queda. Em 1863, uma nova ordem forçou-a a compartilhar sua autoridade sobre a nomeação de enfermeiras com o Cirurgião Geral e permitir que os médicos designassem voluntários e funcionários diretamente para hospitais, privando efetivamente Dix de sua autoridade prática.

013ad6ae-bcbb-4b9a-af2e-b770ea80fad1No final da guerra, ela renunciou formalmente e seu posto foi abolido, mas ela continuou ajudando os soldados e suas famílias a lidar com as dificuldades de recuperação por mais 18 meses.

Com o tempo, a fama de Dorothea Dix foi eclipsada por alguns de seus contemporâneos na profissão médica, como Clara Barton, fundadora da Cruz Vermelha Americana, e a cirurgiã Mary Edwards Walker, a única mulher a receber a Medalha de Honra.

photomania-2c50b7ca10ce9a390c1f138719474f69No entanto, os esforços inflexíveis de Dix foram cruciais não apenas para a reforma do tratamento dos doentes mentais, mas também para permitir que as mulheres ingressassem na profissão de enfermagem.

1200px-Elizabeth_Meriwether_Gilmer_cropped

.

filipeta

imagicklan

Clicke aqui para saber como alterar para muito melhor a sua vida

Cursos à distância em áudio e vídeo para facilitar os seus estudos