l1Yin – Yang são utilizados na Medicina Tradicional Chinesa para descrever o estado dinâmico de equilíbrio dentro e fora do corpo.

Para haver saúde, é necessária uma alternância harmoniosa entre o Yin e o Yang.

No ocidente não é tão simples entender o conceito de Yin e Yang e de forma incompleta, nos limitamos a entender que são apenas dois aspectos opostos e que um está contido no outro.

No conceito oriental representam qualidades opostas, interligadas, complementares e refletem todas as formas e características que existem no universo.

É uma conceitualização filosófica das leis do Céu e da Terra, a estrutura básica de tudo.

l2O Yin contém a semente do Yang, de maneira que ele pode se transformar em Yang e vice-versa.

O conceito é simples, ainda que profundo. 

A referência mais antiga em que encontramos sobre o tema está no I Ching (O livro das Mutações), datado por volta de 700 a.C, é uma das mais importantes obras da literatura mundial.

No livro, o Yin e Yang são representados por linhas, uma linha cortada representa o Yin e uma linha contínua representa o Yang.

As combinações variadas dessas linhas formam 8 Trigramas e finalmente, as várias combinações dos Trigramas dão origem a 64 hexagramas (todos os fenômenos possíveis do universo). E como o próprio nome do livro diz mutações, ele consiste nas tendências opostas e complementares em que sempre oscila a mutação.

l4A origem deste conceito deve ter sido devido a observação dos camponeses sobre a alternância cíclica entre dia e noite. Yang corresponde ao dia, a atividade, a luminosidade do sol e o Yin por sua vez, a noite, a escuridão, a lua e o repouso.

l5Enquanto o céu é Yang, a Terra é Yin e todos os fenômenos que ocorrem no universo é o resultado da interação de dois estágios opostos. O dia pertence ao Yang, mas após alcançar o seu pico ao meio dia, o Yin dentro dele começa gradualmente a se manifestar, aumentado até atingir novamente seu pico a meia noite e assim, um novo ciclo irá iniciar. Da mesma forma ocorre o ciclo anual, a primavera como “o amanhecer”, o verão “seria o meio dia”, o outono “o entardecer” e o inverno “a meio noite”.

A teoria do Yin e Yang relata que tudo na natureza tem dois aspectos opostos, nada no mundo natural escapa a essa oposição.

l3Entretanto, nada é  totalmente Yang ou totalmente Yin, tudo está frequentemente oscilando entre Yin e Yang.  As coisas não são, elas estão!

São interdependentes, um não pode existir sem o outro. Tudo contém as forças opostas e que ao mesmo tempo, dependem uma da outra.

Se consomem mutuamente, estão sempre em um estado de consumo e suporte mútuos. Eles afetam-se mutuamente e modificam sua proporção, num estado constante de equilíbrio dinâmico.

l7O Yin e Yang não são estáticos, se inter transformam um no outro. Isso ocorre em determinados estágios de desenvolvimento, da mesma forma que a vida  se transforma em morte e vice-versa. Há duas condições para a transformação, a princípio, as coisas só podem se modificar em decorrência de causas internas e, posteriormente, em razão de causas externas.

A segunda condição é o fator tempo.

l8“O dia se alimenta da noite, a noite se alimenta do dia. Um não existe sem o outro, um não existe com o outro. Esta é a chave”. (autor desconhecido)

l9O símbolo do TAO, representa as duas forças opostas que, como polaridades básicas do universo, o positivo e o negativo estão contidas na forma circular do princípio primordial e cada parte contendo a semente do outro.

Patricia Martins Leite

Enfermeira Acupunturista

08/08/2018

Referências:

I Ching – O livro das Mutações – Richard Wilhelm

Os Fundamentos da Medicina Chinesa – Giovanni Maciocia