moloque 2Vem de Moloch ou Moloque que, na tradição bíblica, é o nome dado ao deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), sacrificavam seus recém-nascidos, jogando-os em uma fogueira. Também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística.

Segundo as escrituras os povos amorreus por volta de 1900 a.C. adoravam a Moloque.

Há quem diga que nos rituais de adoração havia atos sexuais e sacrifícios de crianças.

Estas eram jogadas em uma cavidade da estátua de Moloque, onde havia fogo, consumindo assim a criança viva.

Moloque 3Era, ao mesmo tempo, um fogo purificador, destruidor e consumidor.

A aparência de Moloque era de um ser com o corpo humano e com a cabeça de boi ou de leão e no seu ventre havia uma cavidade em que o fogo era aceso para consumir os sacrifícios.

Muitos povos adoravam a Moloque porém com o fortalecimento do povo Hebreu e de outros reinos, estes povos foram desaparecendo, deixando o costume de adoração a Moloque.

Pelas ordens de Deus dadas ao povo hebreu através de Moisés ficou expressamente proibido a adoração a Moloque, bem como também o sacrifício de crianças a ele, sendo este ato severamente punido (Lv 20,2-5).
moloque 1Moloque era conhecido também com Malcã.

Os gregos antigos identificaram este deus cananeu, adorado pelos cartagineses com sacrifícios de bebês, com Cronos.

.
Já a palavra “Moleque” é de origem africana, proveniente do noroeste da Angola, onde tribos que adoravam Moloque, colocavam o nome de moleque ou moleka em crianças que estavam destinadas ao demônio Moloque.