gatoqwDe repente você dá de cara com um gato preto…. 

Acha que muitas desgraças aportarão na sua vida? Ou será que está pensando que terá muita sorte?

Associar o mal com os gatos pretos é uma injustiça que se comete com estes felinos. Na verdade, sempre foi assim, considerando a sua presença na história da humanidade, esta é uma crença relativamente recente.

Aos gatos foi atribuído um caráter divino, a partir duma lenda, na qual, Deus enviou a Noé um casal de gatos, para acabar com os ratos da sua Arca.

No Japão eles guardavam os manuscritos sagrados, enquanto na Índia e na China, cumpriam importantes missões. No passado se um gato negro atravessasse o caminho de alguém, isto era considerado um sinal de boa sorte.

gatoviskOs egípcios veneravam aos gatos, independentemente da sua cor. Consideravam a estes felinos, animais sagrados e acreditavam que eram uma reencarnação dos deuses. A tal ponto que, quando morriam rapavam as sobrancelhas em sinal de luto e a pena por matar um era a morte. Os gauleses, também castigavam o fato de matar um gato, embora eram menos rígidos que os egípcios e a multa era uma ovelha e o seu cordeiro, ou certa quantidade de trigo. Já os celtas acreditavam que os olhos dos gatos eram portas ao reino das fadas.

Foi durante a Idade Média, na Europa, que começaram a atribuir um caráter maléfico aos gatos, especialmente aos pretos, ao ser associados às bruxas e considerar que cumpriam alguma função nos rituais de magia negra. Foi assim como paralelamente à caça de bruxas, os gatos eram levados à fogueira, junto com elas.