As sedutoras sereias da mitologia grega

Como os heróis resistiram à tentação de sua canção arrebatadora?

photomania-5b61bd4bfab8092e2a98dc53f6355608As sereias são um tipo de criatura que encontramos na mitologia grega antiga.

Elas são geralmente descritas como criaturas bonitas, mas perigosas. Na mitologia grega, as sereias eram conhecidas por seduzir marinheiros com suas vozes doces, e ao fazê-lo, arrastava-os para a morte.

As sereias foram mencionadas por numerosos autores da Grécia antiga. Provavelmente uma das referências mais famosas relacionadas às sereias é aquela que vem da odisseia de Homero, na qual o herói Odysseus ou Ulysses tem um encontro com essas criaturas em sua viagem de volta a casa de Troia.  

titulo Ok

As sereias da literatura antiga 

photomania-91914a2aeb00af2b0d4df712e50938acO número de sereias varia dependendo do autor da antiguidade que nos fala sobre eles. Homer, por exemplo, não menciona o número ou o nome das sereias com as quais Odysseus e seus companheiros se encontraram.

Outros autores, no entanto, são mais descritivos. Por exemplo, um deles sustenta que havia duas sereias (Aglaofema e Telxiepia), enquanto outras afirmam que eram três (Pisínoe, Agláope e Telxiepia, ou Parténope, Ligia e Leucosia).

Os autores da antiguidade também não parecem concordar com a afiliação das sereias. Um deles, por exemplo, afirma que as sereias eram filhas de Forcis (um deus do mar primordial), enquanto outras afirmam que eram filhas de Terpsicore (uma das nove musas).

photomania-420554aace15da5d71853febe538c685De acordo com uma das tradições, as sereias eram companheiras ou servas de Perséfone, filha de Zeus e Demeter. Depois de ser abduzida Perséfone por Hades, as sereias receberam asas. De acordo com alguns autores, isso foi feito a pedido das próprias sereias, para que pudessem procurar sua esposa Persephone de forma mais eficaz. Outros atribuem esse presente a uma punição de Demeter, uma vez que as sereias falharam na tentativa de impedir o sequestro de Perséfone.

De qualquer forma, essa associação com o mito do sequestro de Perséfone contribuiu para a imagem das sereias criadas pelos antigos gregos. Em geral, essas criaturas eram representadas como pássaros com a cabeça de uma mulher.

Em alguns casos, as sereias também têm armas. De acordo com alguns pesquisadores, as sereias (ou pelo menos a forma que adotam) são de origem oriental (a Ba do antigo Egito, por exemplo, é muitas vezes retratada como um pássaro com cabeça humana) e teria chegado na Grécia durante o período de Orientação de Arte grega.

titulo Ok

Resistindo à canção sedutora das sereias

photomania-6d292e657bcfe9d823dfea149eefd4b5As sereias aparecem em numerosos mitos da Grécia antiga. Uma das histórias mais famosas sobre sereias é encontrada na Odisseia. Neste trabalho da literatura antiga, podemos ler que as sereias vivem em uma ilha perto de Scylla e Caridbis, e de fato Circe já havia avisado o herói Odysseus sobre elas.

Como o herói desejava ouvir a música das sereias, ele ordenou que seus homens o amarrassem o mastro de seu barco.

Ao navegar o navio de Odysseus e seus homens ao lado da ilha habitada pelas sirenes, a equipe não foi afetada por seu canto porque não podia ouvi-lo  pois tinha os ouvidos cobertos de cera. Quanto a Odysseus, ele ouviu as sereias cantando, mas ele poderia viver para contar a história pois estava amarrado ao mastro.sirens 1

titulo Ok

filipeta

Gostou do que leu? Então temos muito em comum…

imagickl-1024x510

Para maiores informações sobre o

Imagicklan – A Irmandade das Estrelas

Cklicke aqui

titulo Ok