Cantinho Natural do Saber – Camomila

cha-camomila-1Entre as plantas medicinais, flores, grãos e outros, podemos encontrar várias utilidades para o nosso dia a dia, como chá, cataplasma, compressas, banhos, uma alimentação mais saudável. E entre tantas plantas resolvi escrever sobre a CAMOMILA.

Uma planta muito utilizada dentro de rituais místicos.
 
camomila_CAMOMILA (nome científico: Chamomilla recutita L. ou Matricaria recutita L.): Tratar-se de uma herbácea anual que atinge até 60 cm de altura. Planta de clima temperado, vai bem em locais onde faça pouco de frio, e sol pleno. Suas flores lembram pequenas margaridas brancas, florescem na primavera e verão. Amiga das couves, mentas e repolho. É uma das plantas com valor medicinal mais famosas e difundidas em todo o mundo. 

Indicações: Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, diarréias, gastrites, náuseas, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. Ativa a menstruação e alivia as cólicas.
Externamente, é usada em compressas sobre ferimentos. 

17388762_1323977244346187_8618002756696505923_oUtilidades: O conhecido “chazinho de camomila ” é muito usado nos cuidados com o bebê, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as crostinhas da cabeça. 
As pequenas e delicadas flores da Camomila concentram potentes óleos voláteis, responsáveis pelos efeitos antiflamatórios, anti-séptico, sedativos e antiespasmódico. Esses óleos, atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.
O tradicional chá de Camomila é reconhecido como relaxante e tranquilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.

Na flor-de-camomilaCosmética: Usado há mais de 4000 anos. Um condicionador de Camomila conserva o louro da juventude e mantém a beleza dos cabelos, com belos reflexos dourados.
Bom para compressas em olhos inchados. Indicada para peles secas e irritadiças. O chá é excelente para lavar o rosto e retirar maquiagem; purifica e revitaliza a cútis. 

Como Usar:
Contra a Insônia: use as flores secas de Camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade. 
Compressas: para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de Camomila. 
Banho Calmante e Relaxante: Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranquilo. 
Suavizante da Pele: O óleo de Camomila é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele. 
Óleo para Aliviar Queimadura cha-camomilaSolar: Deixe cozinhar por 10 minutos, 1/4 de xícara de azeite de oliva, com 30g de Camomila. Desligue o fogo, deixe esfriar. Filtre em gaze, esprema e aplique no local.
Para Aliviar Dores: Faça o mesmo preparo do óleo para aliviar queimaduras, no final, acrescente uma pedra de cânfora. Aplique na região dolorida, cubra com gaze.

Para Aliviar Dores: Faça o mesmo preparo do óleo para aliviar queimaduras, no final, acrescente uma pedra de cânfora. Aplique na região dolorida, cubra com gaze ou uma fralda de pano limpa.
Angústia: Ansiedade ou aflição intensa; ânsia, agonia. Fazer um chá com 30g de flores de Camomila, 100g de folhas de Melissa e 20g de folhas de hortelã em meio litro de água durante 10 minutos. Tomar uma xícara de chá, 4 vezes ao dia, permanecendo em repouso por 15 minutos após cada dose.

Camomila-1Curiosidades: Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de Camomila usado como digestivo.
Na medicina veterinária é usada no combate ao escorbuto nos porcos.
Na era pré-romana, começaram a usá-la como ingrediente fundamental na fabricação de cerveja e adicionar esse característico sabor amargo (mais tarde foi substituída por lúpulo).

Camomila-Elimina-problemas-de-sonoPodemos diferenciar a Camomila Romana e a Alemã, elas possuem as mesmas propriedades, embora tenham diferenças botânicas.
Na aromaterapia a Camomila Alemã, ajuda a se livrar de velhos hábitos, ideias e crenças que não são mais úteis em nossas vidas. Podemos andar com elas, para deixar as coisas que nos unem e superar as limitações auto-impostas.
Ao saborear as flores da Camomila, ou o cheiro do difusor do seu óleo essencial ou tomar um chá frio ou quente desta flor, você pode perceber onde suas ligações internas e externas residem. Você pode respirar profundamente e decidir liberá-los.

camomila-elementalRituais Místicos
A Camomila é uma planta muito ligada à celebração de LITHA ou do Solstício de Verão, pois representa o SOL. É uma planta fundamental quando se trata de realizar qualquer tipo de ritual nesse dia.
Dentro do mundo mágico a Camomila sempre foi usada antes de qualquer tipo de ritual mágico, ela ajuda a preparar o corpo e a mente corretamente, fazendo uma limpeza energética, em todos os sentidos. Suas propriedades mágica, protege, limpa e purifica, os ambientes de energias nocivas, quando se limpa as portas e as janelas, com seu chá.
Também é um ótimo imã para a prosperidade e a fortuna material, seja carregando flores na bolsa ou bolso ou lavando as mãos com seu chá, ou utilizá-la em rituais para esses fins.
camomila_4SReceita Mágica para uma Limpeza
Camomila – Sálvia – Arruda – Limão – Vinagre – Sal grosso
Preparar um chá com todas as plantas, deixe descansar uns 10 minutos, adicione o limão, o vinagre e a sal grosso, coloque um pulverizador e espalhe pelo ambiente.