O que é Deus?

sunUm homem virou-se para um monge e perguntou:

– Venerável, o senhor passou boa parte de sua vida meditando para encontrar Deus. Tendo em vista que Deus ainda é incompreensível para a maioria das pessoas, qual a imagem mais próxima de nós, seres humanos, a qual pode representar Deus?

O monge respondeu:

– Observe o sol. – disse o monge – Deus é muito parecido com ele.

– Como assim senhor? perguntou o homem.

– O sol brilha e irradia luz a tudo que está a sua volta. Ele não depende da luz de ninguém, mas gera sua própria luz, seu calor e sua energia.

Ele tudo dá e nada recebe. Sua luz não descansa, não se esgota, é uma fonte infinita e eterna, e está permanentemente vibrando. Não se pode dar qualquer coisa a Ele, pois Ele é quem tudo dá e não pede coisa alguma em troca, pois para Ele é algo absolutamente natural emanar sua luz.

Todas as coisas que estejam sob seu raio de influência se clarificam. O que antes estava oculto sob a escuridão, se revela. Quando há penumbra, mesmo que seja a mais densa e profunda obscuridade, ele não faz coisa alguma, mas apenas lança sua luz, mesmo que apenas um pequeno raio, e todas as trevas se dissipam imediatamente.

Ele é esférico, ou seja, brilha em todas as direções, e não faz distinção entre um lado ou outro lado, entre o norte e o sul, o leste ou o oeste, mas expande sua luminosidade em todos os sentidos. Traduzindo em nível humano, ele brilha sob todas as ideologias, todos os segmentos, todos os países, todas as formas de fé, enfim, não importa a orientação do seu pensamento, sua classe social, sua religião, seu partido político, sua orientação sexual, etc, ele brilhará do mesmo jeito.

O sol dá a vida, e sem ele, a vida na Terra não existiria. Assim é Deus, dá vida a tudo, e sem Ele, nenhuma vida sobreviveria e sequer seria formada.

Aqueles que estão distantes dele, só o veem como uma estrela bem longínqua, e ficam na escuridão. Aqueles que estão mais próximos a Ele, o veem como o sol, e são iluminados e conseguem enxergar tudo a sua volta.

Mesmo que vastas e escuras nuvens estejam bloqueando sua luz, Ele jamais deixa de brilhar.

Por mais longa e sofrida que seja a madrugada de nossas lágrimas, sofrimentos e derrotas, nunca deixa de amanhecer no dia seguinte, e sempre o sol aparece dissipando toda a escuridão.

Da mesma forma que ninguém se preocupa se o sol vai nascer todos os dias, por que haveria alguém se preocupar se Deus vai, um dia, iluminar a nossa vida?

filipeta

imageKEU