ppurungasExistem analogias entre o homem e a árvore que é interessante aprofundar.

Comecemos pelas raízes: elas são representadas no homem pelo estômago, pelo ventre e pelo sexo. Com efeito, o homem enraíza-se na terra pelo estômago e pelos intestinos para se alimentar, e pelo sexo para se reproduzir.

O tronco da árvore é representado pelos pulmões e pelo coração, que comandam os sistemas respiratório e circulatório. Na árvore, ao longo de todo o tronco, a corrente ascendente transporta a seiva bruta até às folhas onde ela se transforma, ao passo que a corrente descendente transporta a seiva elaborada que alimenta a árvore. No homem, o sistema venoso transporta até aos pulmões o sangue viciado para ele se purificar e o sistema arterial transporta o sangue purificado por todo o organismo para ele manter o seu vigor.

Finalmente, as folhas, as flores e os frutos da árvore correspondem, no homem, à cabeça que recebe as energias mais sutis, as do sol espiritual: o espírito. Quem desperta o espírito em si próprio capta as energias divinas e torna-se capaz de dar os melhores frutos.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

filipeta

.

sacerimag