palmMuitas pessoas dizem que sentem dificuldades em meditar.

Porquê? Porque ainda não compreenderam bem que cada momento da existência não existe isoladamente, está ligado a todos os que o precederam; por isso, devem estar atentos e preparar as condições para poderem fazer, quando chegar o momento, um verdadeiro trabalho pelo pensamento.

Admitamos que uma pessoa discutiu com alguém: no dia seguinte, quando quiser meditar, não parará de ruminar as suas razões de queixa e de pensar em ajustar contas com esse alguém.

Em vez de sentirem-se libertos e conseguirem se elevar até às regiões da alma e do espírito, ficarão fixos no chão, ocupados unicamente em continuar as suas discussões da véspera.

Uma vez por uma razão, outra vez por outra, a mesma história repetir-se-á interminavelmente e assim nunca saberão meditar.

Portanto, que isto fique claro: pode-se realizar muitas coisas pelo pensamento, mas só com a consciência de que, como cada momento da vida está ligado àqueles que o precederam, o trabalho do pensamento, como todos os outros, tem de ser preparado.

Omraam Mikhaël Aïvanhov

filipeta

imageA3O